Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luís, Pedro Miguel Mano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6415
Resumo: Mestrado em Exercício e Saúde
id RCAP_b629958b995782ec45476d591bec5612
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6415
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.AntropometriaDorFutebol - atletaMaturidadePotência muscularMestrado em Exercício e SaúdeO objetivo deste estudo foi a identificação dos fatores (potência muscular, maturidade, antropometria e composição corporal) que mais se relacionam com a dor nos membros inferiores (MI) durante uma época competitiva em jovens futebolistas. A amostra compreendeu 76 atletas da Escola de Futebol Carlos Queiróz avaliados em dois momentos (novembro e maio), com uma idade média de 12,7 ± 1,7 anos e de 13,1 ± 1,7 anos, respetivamente no 1º (1M) e 2º momento de avaliação (2M). As variáveis antropométricas foram obtidas de acordo com o ISAK (Marfell-Jones et al. 2006), a composição corporal através das equações propostas por Frisancho (2008), a potência dos MI através do salto sem e com contramovimento e a maturidade através das equações de Mirwald et al. (2002). Verificámos que entre 1M e 2M a intensidade da dor aumentou significativamente (p≤0,012) na região anca-coxa (AC), e apenas não existiram diferenças significativas para as variáveis: salto sem contra movimento, IMC, alturas trocantérica e tibial lateral relativa, soma de pregas relativa e área muscular da coxa. No entanto, a maior parte das diferenças registadas resultaram da diferença de maturidade. Concluímos que 14,3% da variabilidade da dor AC no 2M foi explicada pela soma de pregas relativa e pela diferença altura tibial relativa.Vieira, Maria Filomena SoaresRepositório da Universidade de LisboaLuís, Pedro Miguel Mano2014-01-28T15:16:56Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6415porLuís, Pedro Miguel Mano (2013) - Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:16Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6415Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:48.095804Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
title Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
spellingShingle Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
Luís, Pedro Miguel Mano
Antropometria
Dor
Futebol - atleta
Maturidade
Potência muscular
title_short Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
title_full Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
title_fullStr Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
title_full_unstemmed Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
title_sort Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva.
author Luís, Pedro Miguel Mano
author_facet Luís, Pedro Miguel Mano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Filomena Soares
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Luís, Pedro Miguel Mano
dc.subject.por.fl_str_mv Antropometria
Dor
Futebol - atleta
Maturidade
Potência muscular
topic Antropometria
Dor
Futebol - atleta
Maturidade
Potência muscular
description Mestrado em Exercício e Saúde
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-28T15:16:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6415
url http://hdl.handle.net/10400.5/6415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Luís, Pedro Miguel Mano (2013) - Efeito da maturidade, antropometria, composição corporal e potência dos membros inferiores sobre a dor reportada por atletas de futebol ao longo de uma época competitiva. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Faculdade de Motricidade Humana
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014014959616