Believe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes,  Filipe José Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9677
Resumo: Trabalho de projecto para obtenção do grau de mestre em Engenharia Informática e de Computadores
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network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
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spelling BelieveVideojogo móvelMobile videogameContextoContextLocalizaçãoLocationEventoEventInteligência artificialArtificial intelligenceAndroidTrabalho de projecto para obtenção do grau de mestre em Engenharia Informática e de ComputadoresOs videojogos, para além de serem uma forma de entretenimento, são também uma ferramenta de aprendizagem [36]. Apesar de toda a polémica de violência associada, quando reduzidos à sua forma mais básica, os videojogos são capazes de ensinar a explorar, a entender relações espaciais, a melhorar a precisão, etc. Com o avanço da tecnologia, novos dispositivos foram surgindo e a possibilidade de jogar em qualquer lugar tornou-se algo normal no dia-a-dia. Primeiro com as consolas portáteis e mais recentemente com os smartphones e tablets, a emergência dos videojogos móveis, permitiu a criação de novas formas jogar, como a realidade virtual e a realidade aumentada, mas poucos são os jogos que tiram partido do contexto do utilizador para determinar o decurso de um jogo. Nessa perspectiva, Believe é um videojogo móvel que tira partido de componentes contextuais do utilizador ao longo do tempo, baseado em eventos (puzzles, chamadas simuladas, pesquisa de informações, etc.) que necessitam de interacção do utilizador, desencadeados por ações tomadas por este (ou não). Os eventos são temporalmente curtos e preferencialmente lançados em situações menos oportunas, de forma a causar suspense e ansiedade no utilizador.Videogames, besides being an entertainment form, are also a learning tool [36]. Even though they are sometimes associated with violence, when reduced to their most basic form, videogames are able to teach on how to explore, on understanding spacial relations, to improve precision, etc. With the improvements in technology, new devices have appeared and the possibility to play anywhere (or any place) has become something we take for granted in our daily lives. First with portable gaming consoles and more recently with smartphones and tablets, the emergence of mobile videogames, allowed the creation of new ways to play, like virtual or augmented reality, but very few games take advantage of the user context to determine a game’s course. Believe is a mobile videogame that takes advantage of contextual information from the user throughout time, based on events (puzzles, fake calls, quizzes, etc.) that need the user interaction and triggered by actions taken by it (or not). These events will be short and preferably triggered in inopportune situations, in order to cause suspense and anxienty on the user.Instituto Superior de Engenharia de LisboaMorgado, Luís Filipe GraçaRCIPLMendes,  Filipe José Alves2019-03-07T19:27:23Z2017-12-192017-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9677TID:202186237porMENDES, Filipe José Alves - Believe. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2017. Dissertação de mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9677Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:12.339131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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