Rebalanceamento estático do sistema de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa - Gira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/17729 |
Resumo: | Mestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e Empresarial |
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Rebalanceamento estático do sistema de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa - GiraSistema de Bicicletas PartilhadasRebalanceamentoRotasFormulação MatemáticaHeurísticaBike-sharingBike-sharing Rebalancing ProblemRoutesMathematical FormulationHeuristicMestrado em Métodos Quantitativos para a Decisão Económica e EmpresarialA EMEL é a entidade responsável pela implementação, gestão e operação do Sistema de Bicicletas Públicas Partilhadas (SBPP) de Lisboa. Os Sistemas de Bicicletas Partilhadas (SBP) oferecem um meio de transporte alternativo através da disponibilização de bicicletas distribuídas por estações que estão espalhadas pela área de ação do sistema. Este tipo de sistemas oferece uma opção de mobilidade ecológica e sustentável, contribuindo para a redução da poluição e tráfego automóvel. A assimetria nos padrões de utilização dos SBP leva por vezes o sistema a ter estações sem qualquer bicicleta e, de forma oposta, estações completamente lotadas, impedindo os utilizadores de recolher ou devolver bicicletas respetivamente. Com efeito, de forma a possibilitar o equilíbrio do sistema é necessária uma operação de rebalanceamento de bicicletas entre as estações. Neste trabalho estuda-se o problema de rebalanceamento estático para o SBP de Lisboa com o objetivo de gerar rotas para a operação de rebalanceamento, de forma a minimizar o custo total da mesma. Serão apresentados e analisados dados dos fluxos de viagens relativos a um determinado conjunto de estações do sistema. O problema é formulado numa rede composta por vértices representativos do depósito e das estações que têm uma procura associada, e arcos que representam as ligações entre os vértices com um custo associado. São expostos e testados três métodos de obtenção de soluções para o problema, uma por meio de uma formulação matemática e duas através de heurísticas. Os resultados de testes computacionais com instâncias geradas para o efeito são apresentados e comentados.EMEL is the public entity in charge of the implementation, management and operation of the Public Bike Sharing System (PBSS) in Lisbon. Bike Sharing Systems (BSS) provide an alternative mean of transportation by providing public bicycles distributed through stations that are scattered throughout the urban area of action of the system. This type of systems offers a choice of ecological and sustainable mobility, contributing to the reduction of pollution and car traffic. The asymmetry in the patterns of use of BSS on some occasions leads the system to have stations without any bicycles and, conversely, fully crowded stations, not allowing users to collect or return bicycles, respectively. To maintain the system balanced a rebalancing operation of bicycles between the stations is necessary. This work studies the static bike-sharing rebalancing problem for the Lisbon BSS, with the purpose of producing routes for the rebalancing operation to ensure the minimization of the operation?s total cost. Data of travel flows relative to a given set of stations in the system is presented and analyzed. The problem is formulated in a network composed of representative vertices of the depot and the stations that have an associated demand, and arcs representing the connections between the vertices with an associated cost. Three methods to obtain solutions to the problem are introduced and tested, one by means of a mathematical formulation and two others by means of heuristic. The results of computational experiments on generated instances are presented and discussed.Instituto Superior de Economia e GestãoPinto, Leonor SantiagoRibeiro, João de AlmeidaRepositório da Universidade de LisboaMelo, Simão Pedro Sousa2019-10-12T00:30:17Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17729porMelo, Simão Pedro Sousa (2018). "Rebalanceamento estático do sistema de bicicletas públicas partilhadas de Lisboa - Gira". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:23Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:54.713176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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