A física da visão no ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2494 |
Resumo: | Apesar de a visão ser um processo complexo, o olho é um órgão que tem apenas como função receber a luz, por isso, se afirma que “a luz é fundamental para a visão”. Os nossos olhos estão sempre a captar imagens, que nos dão informação do mundo que nos rodeia, comportando-se como uma máquina fotográfica. A luz permite que nos vejamos uns aos outros e tudo o que nos rodeia. O olho capta a luz transmitindo a informação ao cérebro sobre o que vê, por isso, sem luz não poderíamos conhecer nada do que nos rodeia. Uma vez que, no programa do 3º Ciclo do Ensino Básico se estudam algumas propriedades e comportamentos da luz bem como as suas aplicações, este trabalho teve como objectivo, abordar de forma simples, mas rigorosa, alguns conceitos e princípios sobre a luz e a visão. Procurou-se perceber, por exemplo, qual a natureza da luz, como se propaga, qual a sua velocidade nos diferentes meios, o que lhe acontece quando atravessa um prisma, o fenómeno das cores do espectros. Por outro lado, como professora, sei que, alguns dos problemas visuais surgem em idade escolar, aquando do desenho de mapas e da identificação dos lápis de cor, procurei, por isso, dar-lhes uma importância especial, daí que, na parte final do trabalho seja apresentada uma aplicação prática, baseada em trabalhos recolhidos num universo de 30 crianças/jovens com idades compreendidas entre os três e os quinze anos, para analisar a evolução do desenho com a idade. Assim como observar-se a percepção visual da fase da criança e do adolescente e entender-se o desenvolvimento maturativo e intelectual, relacionado com o modo como o cérebro processa a imagem percepcionada do olho, através de desenhos por eles realizados (1). |
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A física da visão no ensinoPercepção visualVisão das coresApesar de a visão ser um processo complexo, o olho é um órgão que tem apenas como função receber a luz, por isso, se afirma que “a luz é fundamental para a visão”. Os nossos olhos estão sempre a captar imagens, que nos dão informação do mundo que nos rodeia, comportando-se como uma máquina fotográfica. A luz permite que nos vejamos uns aos outros e tudo o que nos rodeia. O olho capta a luz transmitindo a informação ao cérebro sobre o que vê, por isso, sem luz não poderíamos conhecer nada do que nos rodeia. Uma vez que, no programa do 3º Ciclo do Ensino Básico se estudam algumas propriedades e comportamentos da luz bem como as suas aplicações, este trabalho teve como objectivo, abordar de forma simples, mas rigorosa, alguns conceitos e princípios sobre a luz e a visão. Procurou-se perceber, por exemplo, qual a natureza da luz, como se propaga, qual a sua velocidade nos diferentes meios, o que lhe acontece quando atravessa um prisma, o fenómeno das cores do espectros. Por outro lado, como professora, sei que, alguns dos problemas visuais surgem em idade escolar, aquando do desenho de mapas e da identificação dos lápis de cor, procurei, por isso, dar-lhes uma importância especial, daí que, na parte final do trabalho seja apresentada uma aplicação prática, baseada em trabalhos recolhidos num universo de 30 crianças/jovens com idades compreendidas entre os três e os quinze anos, para analisar a evolução do desenho com a idade. Assim como observar-se a percepção visual da fase da criança e do adolescente e entender-se o desenvolvimento maturativo e intelectual, relacionado com o modo como o cérebro processa a imagem percepcionada do olho, através de desenhos por eles realizados (1).Although vision is a complex process, the eye is an organ that has as only function receiving light, and so, it is often stated that “light is fundamental towards vision”. Our eyes are always capturing images, which gives us information about the world that surrounds us, behaving like a camera. Light enables seeing each other, and everything that surrounds us. The eye captures the light, transmitting the information to the brain about it sees, and therefore, without light we couldn’t know anything that surrounds us. Since, in the 3.º Ciclo do Ensino Básico program, are studied some of the proprieties and behaviors of light, as well as its applications, this theses had as purpose, a simple, but rigorous approach to some concepts and principles about light and vision. It was tried to understand, that, for example, what is the nature of light, how it propagates, which is its velocity according to its mean, what happens when it (the light) goes through a prism, the spectrum color phenomenon. On the other side, as a Teacher, I know that some of the visual problems, occur in school age, and, in the map drawing and color pencil identification phase, I tried to gave them special importance, hence, in the final part of this theses, it is presented a practical application, based on several student works, gathered in a universe of 30 children, with ages between three and fifteen years, to analyze drawing evolution according to their age. As well as observing the visual perception of the child and teenager state, and understand the intellectual and mature development, related to the way as the brain processes the image perceived through the eye, through drawings made by them.Soares, Sandra da Costa HenriquesuBibliorumFarinha, Paula da Conceição Maximino Caçador2014-10-27T15:01:45Z201120112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2494porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:33Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2494Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:09.492056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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