A física da visão no ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Paula da Conceição Maximino Caçador
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2494
Resumo: Apesar de a visão ser um processo complexo, o olho é um órgão que tem apenas como função receber a luz, por isso, se afirma que “a luz é fundamental para a visão”. Os nossos olhos estão sempre a captar imagens, que nos dão informação do mundo que nos rodeia, comportando-se como uma máquina fotográfica. A luz permite que nos vejamos uns aos outros e tudo o que nos rodeia. O olho capta a luz transmitindo a informação ao cérebro sobre o que vê, por isso, sem luz não poderíamos conhecer nada do que nos rodeia. Uma vez que, no programa do 3º Ciclo do Ensino Básico se estudam algumas propriedades e comportamentos da luz bem como as suas aplicações, este trabalho teve como objectivo, abordar de forma simples, mas rigorosa, alguns conceitos e princípios sobre a luz e a visão. Procurou-se perceber, por exemplo, qual a natureza da luz, como se propaga, qual a sua velocidade nos diferentes meios, o que lhe acontece quando atravessa um prisma, o fenómeno das cores do espectros. Por outro lado, como professora, sei que, alguns dos problemas visuais surgem em idade escolar, aquando do desenho de mapas e da identificação dos lápis de cor, procurei, por isso, dar-lhes uma importância especial, daí que, na parte final do trabalho seja apresentada uma aplicação prática, baseada em trabalhos recolhidos num universo de 30 crianças/jovens com idades compreendidas entre os três e os quinze anos, para analisar a evolução do desenho com a idade. Assim como observar-se a percepção visual da fase da criança e do adolescente e entender-se o desenvolvimento maturativo e intelectual, relacionado com o modo como o cérebro processa a imagem percepcionada do olho, através de desenhos por eles realizados (1).
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