TMQ – Techniques, Methodologies and Quality – N.º 8

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, António Ramos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Saraiva, Margarida, Rosa, Álvaro
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26493
Resumo: A implementação de sistemas de gestão da qualidade de acordo com a norma ISO 9001 tem acontecido de forma generalizada em todo o mundo. As motivações, benefícios e dificuldades têm sido objeto de muitas investigações também em muitos países e regiões. Apesar de a maioria destas apontar para balanços positivos, também é verdade que algumas não os corroboram. Outros estudos levantam outro tipo de questões relacionadas com a forma como os sistemas são concebidos e mesmo sobre a sua bondade. O quadro descrito levanta a necessidade de mais investigação que incorpore mais variáveis explicativas dos sucessos e dos insucessos. Muitos autores mostram preocupações com a quebra de popularidade dos sistemas, certamente por razões de contexto, mas também porque os benefícios não surgem quantificados em termos dos contributos para a produtividade e a competitividade. Assim, os esforços da investigação poderiam também incidir sobre outras dimensões como as abordagens da consultoria, que parece nem sempre levam em conta que os requisitos da norma ISO 9001 são elementares, e que estes necessitam de ser integrados nas estratégias empresariais. A própria integração de sistemas deveria ser uma contribuição para a integração dos processos do negócio. A saturação dos mercados de certificação em alguns países pode ser outra dimensão de análise, tendo em conta o crescimento significativo noutros países com a China. Este número oferece importantes trabalhos relacionados com os sistemas de gestão da qualidade, na perspetiva da sua integração com sistemas de gestão ambiental. A transição dos sistemas certificados com base nas normas ISO 9001 e 14001, para a versão de 2015, tem vindo a ocorrer, estando o seu término estabelecido para setembro de 2018, o que releva a oportunidade destes artigos, onde são caracterizados desafios, barreiras e benefícios. Os custos relacionados com o ambiente em empresas com sistemas baseados na norma ISO 14001 levantam o problema-chave do seu contributo para a competitividade. Os sistemas da qualidade nas IPSS com base no referencial EQUASS constituem outra área relevante, quer pela natureza da economia social, quer pela novidade do estudo, abrindo boas perspetivas de investigação futura. Numa outra área, é proposta uma abordagem para a integração das abordagens lean com os sistemas baseados na ISO 9001, tema cada vez mais importante face à necessidade de compatibilizar resultados mais de curto prazo com outros de mais médio prazo. Os clientes internos e a sua satisfação resulta reforçada na versão 2015 da norma ISO 9001, agora de forma mais formal ao nível da identificação das necessidades e expectativas das partes interessadas e dos seus requisitos a que a organização se obriga. A gestão das expectativas dos colaboradores tem efeitos nas suas motivações e no seu comprometimento organizacional, situação estudada num outro artigo numa empresa farmacêutica.Continuamos empenhados em melhorar o site que acolhe a TMQ, nomeadamente na informação aos utilizadores, na aquisição de artigos e da revista na sua totalidade. O ano de 2018 trará novas funcionalidades. O mesmo site disponibiliza já 26 anos da Revista Qualidade, aumentando o conjunto da informação disponível, como já tínhamos anunciado. Continuamos a alojar mais Revistas e Atas de eventos científicos. Renovamos os nossos votos para que esta iniciativa editorial contribua para um maior contacto entre os investigadores e os profissionais dos espaços das línguas Portuguesa e Espanhola. Para terminar, não poderíamos deixar de agradecer a todos os autores que tornaram possível este número. E um especial agradecimento aos revisores pela sua colaboração e apoio.
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