Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1914
Resumo: Nos últimos anos tem-se verificado que a população reclusa tem um elevado nível de reincidência sendo importante evitar esta situação. Estudos indicam que a educação no meio prisional tem impacto na vida do sujeito no exterior, baixando o nível de reincidência. Neste sentido, importa compreender o que leva os sujeitos em situação de reclusão a frequentar o ensino neste meio, para podermos evitar uma futura reincidência. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo compreender os fatores motivacionais e os níveis de autodeterminação dos indivíduos que se encontram a estudar no estabelecimento prisional, comparativamente com os sujeitos que não estão a frequentar a escola. A amostra foi constituída por 73 reclusos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 62 anos (M= 36; DP= 10). No estudo foram aplicados um questionário sociodemográfico e motivacional, a Escala da Autodeterminação (Self-Determination Scale) e a Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar. A partir dos resultados obtidos verificou-se que as variáveis sociodemográficas não possuem nenhuma influência na participação dos reclusos na escola; não existem diferenças estatisticamente significativas dos níveis de motivação académica e de autodeterminação dos indivíduos que estão a frequentar a escola e daqueles que não se encontram a estudar no meio prisional; existe apenas uma relação entre a autoconsciência e a motivação extrínseca. Conclui-se neste estudo que a motivação académica e a autodeterminação não diferenciam os indivíduos que frequentam a escola no estabelecimento prisional.
id RCAP_b65a91612183277e5c4873b91ad28d35
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1914
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do FunchalAutodeterminaçãoMotivação académicaEducaçãoReclusãoEstabelecimento Prisional do FunchalMadeira (Portugal)Self-determinationSchool motivationEducationReclusionPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNos últimos anos tem-se verificado que a população reclusa tem um elevado nível de reincidência sendo importante evitar esta situação. Estudos indicam que a educação no meio prisional tem impacto na vida do sujeito no exterior, baixando o nível de reincidência. Neste sentido, importa compreender o que leva os sujeitos em situação de reclusão a frequentar o ensino neste meio, para podermos evitar uma futura reincidência. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo compreender os fatores motivacionais e os níveis de autodeterminação dos indivíduos que se encontram a estudar no estabelecimento prisional, comparativamente com os sujeitos que não estão a frequentar a escola. A amostra foi constituída por 73 reclusos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 62 anos (M= 36; DP= 10). No estudo foram aplicados um questionário sociodemográfico e motivacional, a Escala da Autodeterminação (Self-Determination Scale) e a Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar. A partir dos resultados obtidos verificou-se que as variáveis sociodemográficas não possuem nenhuma influência na participação dos reclusos na escola; não existem diferenças estatisticamente significativas dos níveis de motivação académica e de autodeterminação dos indivíduos que estão a frequentar a escola e daqueles que não se encontram a estudar no meio prisional; existe apenas uma relação entre a autoconsciência e a motivação extrínseca. Conclui-se neste estudo que a motivação académica e a autodeterminação não diferenciam os indivíduos que frequentam a escola no estabelecimento prisional.In the last years there has been found that the prison population has a high level of recidivism that is important to avoid. Studies indicate that education in prisons has an impact on the life of the individual abroad, reducing the level of recidivism. In this sense, it’s important to understand what takes the people in confinement to go to school in prison, so that we can avoid a future recidivism. Thus, this study aims to understand the main motivational factors and the self-determination levels of the individuals that are studying in prison school, comparatively to those who aren’t studying. The sample consisted of 73 prisoners, male, aged 19 to 62 years (M= 36; DP= 10). In the study were applied a sociodemographic and motivational questionnaire, the Self-Determination Scale and the Motivation for School Learning Scale. From the results it was found that the sociodemographic variables don’t influence the participation of the prisoners in school; there are no statistically significant differences of school motivation levels and self-determination of the prisoners that are studying and those that are not studying in prison; there’s just a relation between the self-consciousness and extrinsic motivation. The results show that prisoners see education in prison as a way of get more knowledge and it’s an important factor for their future in freedom. We conclude in this study that school motivation and self determination don’t differentiate the individuals that attend school in prison.Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça CostaDigitUMaTeixeira, Tanya Patrícia Perestrelo2018-04-30T14:34:34Z2017-04-04T00:00:00Z2017-04-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1914201870819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:39Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1914Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:40.849693Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal
title Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal
spellingShingle Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal
Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo
Autodeterminação
Motivação académica
Educação
Reclusão
Estabelecimento Prisional do Funchal
Madeira (Portugal)
Self-determination
School motivation
Education
Reclusion
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal
title_full Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal
title_fullStr Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal
title_full_unstemmed Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal
title_sort Autodeterminação e motivação académica na população reclusa: estudo comparativo no Estabelecimento Prisional do Funchal
author Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo
author_facet Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Tanya Patrícia Perestrelo
dc.subject.por.fl_str_mv Autodeterminação
Motivação académica
Educação
Reclusão
Estabelecimento Prisional do Funchal
Madeira (Portugal)
Self-determination
School motivation
Education
Reclusion
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Autodeterminação
Motivação académica
Educação
Reclusão
Estabelecimento Prisional do Funchal
Madeira (Portugal)
Self-determination
School motivation
Education
Reclusion
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Nos últimos anos tem-se verificado que a população reclusa tem um elevado nível de reincidência sendo importante evitar esta situação. Estudos indicam que a educação no meio prisional tem impacto na vida do sujeito no exterior, baixando o nível de reincidência. Neste sentido, importa compreender o que leva os sujeitos em situação de reclusão a frequentar o ensino neste meio, para podermos evitar uma futura reincidência. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo compreender os fatores motivacionais e os níveis de autodeterminação dos indivíduos que se encontram a estudar no estabelecimento prisional, comparativamente com os sujeitos que não estão a frequentar a escola. A amostra foi constituída por 73 reclusos, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 19 e os 62 anos (M= 36; DP= 10). No estudo foram aplicados um questionário sociodemográfico e motivacional, a Escala da Autodeterminação (Self-Determination Scale) e a Escala de Motivação para a Aprendizagem Escolar. A partir dos resultados obtidos verificou-se que as variáveis sociodemográficas não possuem nenhuma influência na participação dos reclusos na escola; não existem diferenças estatisticamente significativas dos níveis de motivação académica e de autodeterminação dos indivíduos que estão a frequentar a escola e daqueles que não se encontram a estudar no meio prisional; existe apenas uma relação entre a autoconsciência e a motivação extrínseca. Conclui-se neste estudo que a motivação académica e a autodeterminação não diferenciam os indivíduos que frequentam a escola no estabelecimento prisional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-04T00:00:00Z
2017-04-04T00:00:00Z
2018-04-30T14:34:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1914
201870819
url http://hdl.handle.net/10400.13/1914
identifier_str_mv 201870819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129916459974656