Avaliação da literacia em saúde de indivíduos com perda auditiva
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24745 |
Resumo: | A perda auditiva caracteriza-se por ser uma doença incapacitante que pode gerar importantes alterações sociais e económicas com um maior gasto e utilização dos serviços de saúde. A baixa literacia em saúde pode diminuir a qualidade dos cuidados de saúde por ser considerada uma barreira à compreensão dos diagnósticos ou dos tratamentos por parte dos utentes. A presente investigação tem como objetivo avaliar a literacia em saúde dos indivíduos com perda auditiva e relacioná-la com as variáveis sociodemográficas e clínicas. Foi obtida uma amostra de 133 indivíduos à qual se aplicou um questionário de caracterização sociodemográfica e clínica e o Health Literacy Survey em Português (HLS-EU-PT). Trata-se de um estudo quantitativo, observacional analítico e transversal. A maior parte dos participantes é do sexo feminino (54,9%), com uma média de idade de 61,1 ± 13,9 anos, 72,9% estão casados, 80,5% frequentaram o ensino básico e 62,4% não se encontram ativos profissionalmente. Na sua maioria, os indivíduos apresentam perda auditiva neurossensorial de grau moderado em que apenas 30,1% estão reabilitados auditivamente. A perda tonal média do pior ouvido foi de 55,42 ± 19,47 dB. Verificou-se que há diferenças estatisticamente significativas para afirmar que a literacia em saúde dos indivíduos com perda auditiva é menor que a média da população portuguesa em todas as dimensões (p<0,001), com 86% da amostra a apresentar literacia em saúde limitada. Verificou-se uma correlação negativa entre a nível de literacia em saúde e a idade (r=-0,319) e com o valor da perda tonal média do pior ouvido (r=-0,201; p=0,020) e uma correlação positiva com os anos de escolaridade (r=0,30, p<0,001). Os participantes ativos profissionalmente (p=0,045, d Cohen=0,338) e os que usam dispositivos para ouvir melhor (p<0,001) apresentam valores de literacia em saúde superiores. Este estudo permitiu avaliar o nível de literacia em saúde desta população, relacioná-lo com as diferentes variáveis e refletir sobre a necessidade de melhorar o acesso aos cuidados de saúde auditiva. |
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