Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Ana Beatriz Maurício
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25290
Resumo: Este trabalho de investigação surgiu da constatação empírica, enquanto estudante da Universidade de Aveiro, da falta de qualidade da interação/experiência proporcionada pelo Portal Académico da Universidade de Aveiro (PACO) e da vontade, consequente, de desenvolver um contributo para obviar esse problema. Assim, procedeu-se, numa primeira instância, à elaboração e realização de um inquérito junto dos alunos da Universidade de Aveiro com o intuito de confirmar a relevância do problema no seu contexto real, bem como de perceber a sua recetividade a novas soluções para a interação com esse sistema de gestão académica online. O inquérito foi complementado com testes de usabilidade recorrendo a uma amostra de futuros estudantes desta academia para identificar as dificuldades sentidas na utilização da plataforma, desde o primeiro momento em que com a mesma se contacta. Os resultados desta análise conduziram, concetualmente, a uma proposta para o redesign da interação com o PACO, mas também à sua declinação num protótipo, que foi testado por alunos e futuros alunos da Universidade de Aveiro, permitindo o seu redesenho para eliminar (ou, pelo menos, mitigar) as lacunas detetadas. A proposta apresentada neste documento não pretende constituir-se como uma solução fechada. A sua utilidade deduz-se, principalmente, do conjunto de indicações consideradas essenciais para uma efetiva qualificação da interação/experiência com o Portal Académico da Universidade de Aveiro.
id RCAP_b68f704a3a9a9d99a2bc302a56e348fd
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/25290
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)desenho webexperiência do utilizadorplataforma de gestãousabilidadeEste trabalho de investigação surgiu da constatação empírica, enquanto estudante da Universidade de Aveiro, da falta de qualidade da interação/experiência proporcionada pelo Portal Académico da Universidade de Aveiro (PACO) e da vontade, consequente, de desenvolver um contributo para obviar esse problema. Assim, procedeu-se, numa primeira instância, à elaboração e realização de um inquérito junto dos alunos da Universidade de Aveiro com o intuito de confirmar a relevância do problema no seu contexto real, bem como de perceber a sua recetividade a novas soluções para a interação com esse sistema de gestão académica online. O inquérito foi complementado com testes de usabilidade recorrendo a uma amostra de futuros estudantes desta academia para identificar as dificuldades sentidas na utilização da plataforma, desde o primeiro momento em que com a mesma se contacta. Os resultados desta análise conduziram, concetualmente, a uma proposta para o redesign da interação com o PACO, mas também à sua declinação num protótipo, que foi testado por alunos e futuros alunos da Universidade de Aveiro, permitindo o seu redesenho para eliminar (ou, pelo menos, mitigar) as lacunas detetadas. A proposta apresentada neste documento não pretende constituir-se como uma solução fechada. A sua utilidade deduz-se, principalmente, do conjunto de indicações consideradas essenciais para uma efetiva qualificação da interação/experiência com o Portal Académico da Universidade de Aveiro.The research here presented emerged from an empirical evidence, as a student of the University of Aveiro, about the poor quality in terms of interaction and experience of the Portal Académico da Universidade de Aveiro (PACO), and also from a willingness to develop a solution to that problem. In this way, at the initial stage of this research, a survey was carried out with students of University of Aveiro, in order to establish the relevance about the problem in its real context, and also to understand the students’ openness to new solutions for the interaction with this online management system. The survey was combined with usability tests with a sample of possible future students of a university, to identify the main issues using the platform since their first contact with it. The results of this analysis has led, conceptually, to a redesign proposal of PACO’s interaction model, and also to a prototype development, which was tested by current and possible future students of the University of Aveiro, allowing its redesign to eliminate (or, at least, mitigate), the identified gaps. The proposal here presented is not intended to be a final solution. Its utility can be seen mainly from the generated set of information to develop an effective solution to improve the interaction and experience of the Portal Académico da Universidade de Aveiro.2018-01-01T00:00:00Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/25290TID:202232158porPais, Ana Beatriz Maurícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:49:14Zoai:ria.ua.pt:10773/25290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:58:38.970109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)
title Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)
spellingShingle Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)
Pais, Ana Beatriz Maurício
desenho web
experiência do utilizador
plataforma de gestão
usabilidade
title_short Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)
title_full Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)
title_fullStr Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)
title_full_unstemmed Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)
title_sort Um contributo para a qualificação da experiência dos estudantes com o portal académico da Universidade de Aveiro (PACO)
author Pais, Ana Beatriz Maurício
author_facet Pais, Ana Beatriz Maurício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Ana Beatriz Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv desenho web
experiência do utilizador
plataforma de gestão
usabilidade
topic desenho web
experiência do utilizador
plataforma de gestão
usabilidade
description Este trabalho de investigação surgiu da constatação empírica, enquanto estudante da Universidade de Aveiro, da falta de qualidade da interação/experiência proporcionada pelo Portal Académico da Universidade de Aveiro (PACO) e da vontade, consequente, de desenvolver um contributo para obviar esse problema. Assim, procedeu-se, numa primeira instância, à elaboração e realização de um inquérito junto dos alunos da Universidade de Aveiro com o intuito de confirmar a relevância do problema no seu contexto real, bem como de perceber a sua recetividade a novas soluções para a interação com esse sistema de gestão académica online. O inquérito foi complementado com testes de usabilidade recorrendo a uma amostra de futuros estudantes desta academia para identificar as dificuldades sentidas na utilização da plataforma, desde o primeiro momento em que com a mesma se contacta. Os resultados desta análise conduziram, concetualmente, a uma proposta para o redesign da interação com o PACO, mas também à sua declinação num protótipo, que foi testado por alunos e futuros alunos da Universidade de Aveiro, permitindo o seu redesenho para eliminar (ou, pelo menos, mitigar) as lacunas detetadas. A proposta apresentada neste documento não pretende constituir-se como uma solução fechada. A sua utilidade deduz-se, principalmente, do conjunto de indicações consideradas essenciais para uma efetiva qualificação da interação/experiência com o Portal Académico da Universidade de Aveiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/25290
TID:202232158
url http://hdl.handle.net/10773/25290
identifier_str_mv TID:202232158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137640819195904