Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Joana Isabel Branco de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4660
Resumo: A contaminação de sistemas aquáticos deve-se não só a causas naturais mas sobretudo a actividades humanas, como sejam, as descargas de efluentes domésticos ou industriais, a lixiviação e escorrência de pesticidas em terrenos agrícolas, entre outras. A avaliação dos efeitos tóxicos de diferentes agentes em populações ou comunidades de organismos vivos, que pertencem a ecossistemas aquáticos, pode ser efectuada através da realização de ensaios ecotoxicológicos. Assim, o trabalho que se apresenta foi desenvolvido em duas fases. Na primeira fase do trabalho, pretendeu-se avaliar o impacto do aumento da concentração do herbicida Paraquato® em três espécies de microalgas verdes – Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella vulgaris Beijerinck e Pandorina morum (Müller) Bory. Para isso, aplicou-se a metodologia dos testes de toxicidade, tendo-se definido previamente a gama de concentrações utilizada para cada espécie. De um modo geral, a análise estatística (ANOVA) permitiu verificar diferenças significativas com o incremento da concentração de Paraquato®. Assim, conclui-se que P. morum é a alga mais sensível e P. subcapitata a mais tolerante à presença do referido herbicida. Na segunda fase do trabalho, desenvolveu-se uma metodologia de teste de inibição de crescimento algal aplicável ao 3º ciclo do Ensino Básico, utilizando substâncias que não constituem um risco de manipulação por parte dos alunos. Para isso, adaptou-se a metodologia dos testes de toxicidade utilizando o conhecido sal de cozinha como agente tóxico a testar. Este trabalho permitiu a comparação dos seus resultados com os dos testes toxicológicos vulgarmente utilizados na investigação. Assim, desenvolveu-se uma metodologia simples e perfeitamente aplicável na realidade material e orçamental das nossas escolas pelo que, se sugere que os Professores do Ensino Básico a incluam como estratégia didáctica no ensino das Ciências Naturais.
id RCAP_b6903dc1db1b4b55ccb89f92eea7d5bc
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4660
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º cicloEnsino das ciências da terraEcotoxicologiaEducação ambientalEnsino básicoA contaminação de sistemas aquáticos deve-se não só a causas naturais mas sobretudo a actividades humanas, como sejam, as descargas de efluentes domésticos ou industriais, a lixiviação e escorrência de pesticidas em terrenos agrícolas, entre outras. A avaliação dos efeitos tóxicos de diferentes agentes em populações ou comunidades de organismos vivos, que pertencem a ecossistemas aquáticos, pode ser efectuada através da realização de ensaios ecotoxicológicos. Assim, o trabalho que se apresenta foi desenvolvido em duas fases. Na primeira fase do trabalho, pretendeu-se avaliar o impacto do aumento da concentração do herbicida Paraquato® em três espécies de microalgas verdes – Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella vulgaris Beijerinck e Pandorina morum (Müller) Bory. Para isso, aplicou-se a metodologia dos testes de toxicidade, tendo-se definido previamente a gama de concentrações utilizada para cada espécie. De um modo geral, a análise estatística (ANOVA) permitiu verificar diferenças significativas com o incremento da concentração de Paraquato®. Assim, conclui-se que P. morum é a alga mais sensível e P. subcapitata a mais tolerante à presença do referido herbicida. Na segunda fase do trabalho, desenvolveu-se uma metodologia de teste de inibição de crescimento algal aplicável ao 3º ciclo do Ensino Básico, utilizando substâncias que não constituem um risco de manipulação por parte dos alunos. Para isso, adaptou-se a metodologia dos testes de toxicidade utilizando o conhecido sal de cozinha como agente tóxico a testar. Este trabalho permitiu a comparação dos seus resultados com os dos testes toxicológicos vulgarmente utilizados na investigação. Assim, desenvolveu-se uma metodologia simples e perfeitamente aplicável na realidade material e orçamental das nossas escolas pelo que, se sugere que os Professores do Ensino Básico a incluam como estratégia didáctica no ensino das Ciências Naturais.The contamination of aquatic systems is due not only to natural causes but above all to anthropogenic activity such as discharges of domestic or industrial effluents, leaching and runoff of pesticides in agricultural lands, among others. The evaluation of the toxic effects of different agents in populations or communities of living organisms, belonging to aquatic ecosystems, can be accomplished by carrying out ecotoxicological assays. Thus, the present study was developed in two phases. In the first phase of the study, it was intended to evaluate the impact of the increase of Paraquat® concentration in three microalgae species - Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella vulgaris Beijerinck and Pandorina morum (Müller) Bory. For this, the methodology of inhibition tests was applied, after previously defining the concentration range used for each species. In general, the statistic analysis (ANOVA) allowed verifying significant differences with the increment of Paraquat® concentration. Thus, one concludes that P. morum is the most sensitive species and P. subcapitata the most tolerant. In the second phase of the study, a methodology of inhibition test appliable to the 3rd cycle of basic education was developed by using substances that do not constitute a risk of manipulation for the pupils. For this, the test methodology was adapted using the ordinary salt of kitchen as the toxic agent to test. This work allowed the comparison of its results with the ones obtained by the toxicological assays used in research. Thus, a simple and perfectly appliable methodology, in the material and budget reality of our schools, was developed. For that, it suggests that basic education teachers include it as a didactic strategy in the education of Natural Sciences.Universidade de Aveiro2011-12-20T10:08:44Z2006-01-01T00:00:00Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4660porOliveira, Joana Isabel Branco deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:34Zoai:ria.ua.pt:10773/4660Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:33.788144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
title Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
spellingShingle Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
Oliveira, Joana Isabel Branco de
Ensino das ciências da terra
Ecotoxicologia
Educação ambiental
Ensino básico
title_short Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
title_full Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
title_fullStr Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
title_full_unstemmed Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
title_sort Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
author Oliveira, Joana Isabel Branco de
author_facet Oliveira, Joana Isabel Branco de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Joana Isabel Branco de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências da terra
Ecotoxicologia
Educação ambiental
Ensino básico
topic Ensino das ciências da terra
Ecotoxicologia
Educação ambiental
Ensino básico
description A contaminação de sistemas aquáticos deve-se não só a causas naturais mas sobretudo a actividades humanas, como sejam, as descargas de efluentes domésticos ou industriais, a lixiviação e escorrência de pesticidas em terrenos agrícolas, entre outras. A avaliação dos efeitos tóxicos de diferentes agentes em populações ou comunidades de organismos vivos, que pertencem a ecossistemas aquáticos, pode ser efectuada através da realização de ensaios ecotoxicológicos. Assim, o trabalho que se apresenta foi desenvolvido em duas fases. Na primeira fase do trabalho, pretendeu-se avaliar o impacto do aumento da concentração do herbicida Paraquato® em três espécies de microalgas verdes – Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella vulgaris Beijerinck e Pandorina morum (Müller) Bory. Para isso, aplicou-se a metodologia dos testes de toxicidade, tendo-se definido previamente a gama de concentrações utilizada para cada espécie. De um modo geral, a análise estatística (ANOVA) permitiu verificar diferenças significativas com o incremento da concentração de Paraquato®. Assim, conclui-se que P. morum é a alga mais sensível e P. subcapitata a mais tolerante à presença do referido herbicida. Na segunda fase do trabalho, desenvolveu-se uma metodologia de teste de inibição de crescimento algal aplicável ao 3º ciclo do Ensino Básico, utilizando substâncias que não constituem um risco de manipulação por parte dos alunos. Para isso, adaptou-se a metodologia dos testes de toxicidade utilizando o conhecido sal de cozinha como agente tóxico a testar. Este trabalho permitiu a comparação dos seus resultados com os dos testes toxicológicos vulgarmente utilizados na investigação. Assim, desenvolveu-se uma metodologia simples e perfeitamente aplicável na realidade material e orçamental das nossas escolas pelo que, se sugere que os Professores do Ensino Básico a incluam como estratégia didáctica no ensino das Ciências Naturais.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01T00:00:00Z
2006
2011-12-20T10:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4660
url http://hdl.handle.net/10773/4660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137473904771072