O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Derouet, Jean Louis
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1756
Resumo: O objectivo deste artigo é o de ir além da aparência de uma implementação suave do sistema LMD em França. Primeiro, o autor mostra um certo número de décalages. A universidade é enquadrada por redes que, por serem minoritárias, não deixam de ser menos importantes: as grandes écoles e o ensino superior não universitário. Esses sectores não entram no sistema 3.5.8. O essencial é, talvez, uma série de mudanças que adaptam o ensino superior ao novo espírito do capitalismo: uma organização em rede, uma filosofia social centrada sobre o projecto. Estas não estão directamente ligadas ao LMD mas apoiam-se neste novo contexto para progredir. Um cepticismo desenvolve-se sobre as vantagens do alongamento dos estudos. Uma nova concepção de justiça emerge, que advoga mais uma formação ao longo da vida. As medidas administrativas tomadas em nome do imperativo da accountability põem em execução um governo por normas de qualidade europeias. Enfim, a substituição de um quadro de referência nacional por um internacional conduz a uma mudança do modo de formação das elites. Não se trata tanto da reprodução da cultura clássica como de uma integração precoce em redes internacionais.
id RCAP_b6926865438d18bea2752d9f29b967d5
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1756
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formaçãoEDUCAÇÃOPROCESSO DE BOLONHAFRANÇAEDUCATIONBOLOGNA PROCESSFRANCEO objectivo deste artigo é o de ir além da aparência de uma implementação suave do sistema LMD em França. Primeiro, o autor mostra um certo número de décalages. A universidade é enquadrada por redes que, por serem minoritárias, não deixam de ser menos importantes: as grandes écoles e o ensino superior não universitário. Esses sectores não entram no sistema 3.5.8. O essencial é, talvez, uma série de mudanças que adaptam o ensino superior ao novo espírito do capitalismo: uma organização em rede, uma filosofia social centrada sobre o projecto. Estas não estão directamente ligadas ao LMD mas apoiam-se neste novo contexto para progredir. Um cepticismo desenvolve-se sobre as vantagens do alongamento dos estudos. Uma nova concepção de justiça emerge, que advoga mais uma formação ao longo da vida. As medidas administrativas tomadas em nome do imperativo da accountability põem em execução um governo por normas de qualidade europeias. Enfim, a substituição de um quadro de referência nacional por um internacional conduz a uma mudança do modo de formação das elites. Não se trata tanto da reprodução da cultura clássica como de uma integração precoce em redes internacionais.The purpose of this paper is to go beyond the apparently smooth implementation of the bachelor’s, master, and doctorate degree structure in France. The author suggests that universities are framed by minority yet important networks – grandes écoles and non-academic higher education. What is essential may be a series of changes that adapt higher education to the new spirit of capitalism – a networked organisation, a project-based social philosophy, etc. These transformations are not directly related to this degree structure but take root in this new context to make progress. The benefits. of the lengthening of the study period leave some skeptical. A new conception of justice encouraging lifelong training is emerging. The administrative measures taken in the name of accountability contribute to setting up a government based on European quality standards. Finally the substitution of an international framework of reference for a national model changes how elites are trained. What counts now is less the reproduction of an academic culture than the early inclusion in international networks.Edições Universitárias Lusófonas2012-03-12T20:29:47Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1756por1646-401XDerouet, Jean Louisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-01T01:32:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1756Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:40:26.166470Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação
title O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação
spellingShingle O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação
Derouet, Jean Louis
EDUCAÇÃO
PROCESSO DE BOLONHA
FRANÇA
EDUCATION
BOLOGNA PROCESS
FRANCE
title_short O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação
title_full O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação
title_fullStr O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação
title_full_unstemmed O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação
title_sort O outro lado da implementação do LMD em França : um novo quadro para pensar as políticas de educação e de formação
author Derouet, Jean Louis
author_facet Derouet, Jean Louis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Derouet, Jean Louis
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
PROCESSO DE BOLONHA
FRANÇA
EDUCATION
BOLOGNA PROCESS
FRANCE
topic EDUCAÇÃO
PROCESSO DE BOLONHA
FRANÇA
EDUCATION
BOLOGNA PROCESS
FRANCE
description O objectivo deste artigo é o de ir além da aparência de uma implementação suave do sistema LMD em França. Primeiro, o autor mostra um certo número de décalages. A universidade é enquadrada por redes que, por serem minoritárias, não deixam de ser menos importantes: as grandes écoles e o ensino superior não universitário. Esses sectores não entram no sistema 3.5.8. O essencial é, talvez, uma série de mudanças que adaptam o ensino superior ao novo espírito do capitalismo: uma organização em rede, uma filosofia social centrada sobre o projecto. Estas não estão directamente ligadas ao LMD mas apoiam-se neste novo contexto para progredir. Um cepticismo desenvolve-se sobre as vantagens do alongamento dos estudos. Uma nova concepção de justiça emerge, que advoga mais uma formação ao longo da vida. As medidas administrativas tomadas em nome do imperativo da accountability põem em execução um governo por normas de qualidade europeias. Enfim, a substituição de um quadro de referência nacional por um internacional conduz a uma mudança do modo de formação das elites. Não se trata tanto da reprodução da cultura clássica como de uma integração precoce em redes internacionais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2012-03-12T20:29:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1756
url http://hdl.handle.net/10437/1756
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136309219950592