Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bagão, Ana Lúcia Manilhas Lopes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12137
Resumo: Este trabalho corresponde ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Matemática do 3º ciclo e ensino secundário, e é relativo à actividade docente realizada no ano lectivo 2009/2010. No trabalho é feito um relato reflectido sobre a prática lectiva. São analisadas situações específicas da prática lectiva, com especial incidência na identificação dos factores que contribuíram para promover aprendizagens válidas nos alunos. No relatório incluem-se ainda testemunhos sobre actividades extra-curriculares realizadas com vista à promoção do sucesso escolar dos alunos. São ainda apresentadas duas reflexões pessoais. A primeira sobre o insucesso escolar, na qual são sublinhados aspectos que, de acordo com a experiência da autora, podem contribuir para a promoção do sucesso dos alunos em Matemática, nomeadamente uma atitude positiva e elevação de expectativas sobre o que os alunos podem aprender, um ensino baseado na realização de tarefas interligadas e de nível de complexidade crescente. A segunda sobre a evolução do conhecimento didáctico da autora, no que diz respeito: ao conhecimento matemático, onde o conhecimento crescente dos conteúdos matemáticos permite abordagens mais eficazes; do currículo, visto como base de apoio no ensino da Matemática; dos alunos e respectivo processo de ensino-aprendizagem, sendo valorizadas tarefas significativas para os alunos; e do processo instrucional, realçando a importância de ajustar as aulas aos alunos e da utilização da avaliação como processo de melhoria da aprendizagem; Abstract: This work corresponds to the Report on Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Mathematics Teaching in the Middle and High Schools, and it is about the teaching activity realized in the school year 2009/2010. In this work is made a reflective report about the teaching practice. Specific situations of teaching practice will be analyzed, with special attention to the factors that contributed to the endorsement of valid teachings in the students. In this report it is as well included some testimonies on the extra-curricular activities undertaken to promote scholar success among the students. Two reflections are also presented. The first one is the “dropping out of school” issue where, in accordance with the author’s experience, are underlined some aspects that may contribute to promote student’s success in mathematics, namely a positive attitude and high expectations about what students can learn, a teaching based on tasks that should be interconnected and with a growing level of complexity. The second one is about the evolution of the author’s didactic knowledge, in what concerns: mathematical knowledge, where the growing knowledge of the mathematical contents allows most effective approaches; curriculum, seen as support base in mathematics; students and respective teaching-learning process, being valued meaningful tasks for the students; and the instructional process, enhancing the importance to adjust the classes to students and the use of evaluation as a process to improve learning.
id RCAP_b69e6e94e536c826bedcd41440632dc0
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010Este trabalho corresponde ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Matemática do 3º ciclo e ensino secundário, e é relativo à actividade docente realizada no ano lectivo 2009/2010. No trabalho é feito um relato reflectido sobre a prática lectiva. São analisadas situações específicas da prática lectiva, com especial incidência na identificação dos factores que contribuíram para promover aprendizagens válidas nos alunos. No relatório incluem-se ainda testemunhos sobre actividades extra-curriculares realizadas com vista à promoção do sucesso escolar dos alunos. São ainda apresentadas duas reflexões pessoais. A primeira sobre o insucesso escolar, na qual são sublinhados aspectos que, de acordo com a experiência da autora, podem contribuir para a promoção do sucesso dos alunos em Matemática, nomeadamente uma atitude positiva e elevação de expectativas sobre o que os alunos podem aprender, um ensino baseado na realização de tarefas interligadas e de nível de complexidade crescente. A segunda sobre a evolução do conhecimento didáctico da autora, no que diz respeito: ao conhecimento matemático, onde o conhecimento crescente dos conteúdos matemáticos permite abordagens mais eficazes; do currículo, visto como base de apoio no ensino da Matemática; dos alunos e respectivo processo de ensino-aprendizagem, sendo valorizadas tarefas significativas para os alunos; e do processo instrucional, realçando a importância de ajustar as aulas aos alunos e da utilização da avaliação como processo de melhoria da aprendizagem; Abstract: This work corresponds to the Report on Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Mathematics Teaching in the Middle and High Schools, and it is about the teaching activity realized in the school year 2009/2010. In this work is made a reflective report about the teaching practice. Specific situations of teaching practice will be analyzed, with special attention to the factors that contributed to the endorsement of valid teachings in the students. In this report it is as well included some testimonies on the extra-curricular activities undertaken to promote scholar success among the students. Two reflections are also presented. The first one is the “dropping out of school” issue where, in accordance with the author’s experience, are underlined some aspects that may contribute to promote student’s success in mathematics, namely a positive attitude and high expectations about what students can learn, a teaching based on tasks that should be interconnected and with a growing level of complexity. The second one is about the evolution of the author’s didactic knowledge, in what concerns: mathematical knowledge, where the growing knowledge of the mathematical contents allows most effective approaches; curriculum, seen as support base in mathematics; students and respective teaching-learning process, being valued meaningful tasks for the students; and the instructional process, enhancing the importance to adjust the classes to students and the use of evaluation as a process to improve learning.Universidade de Évora2014-12-30T11:21:53Z2014-12-302011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12137http://hdl.handle.net/10174/12137porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Bagão, Ana Lúcia Manilhas Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:55:51Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:29.341074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010
title Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010
spellingShingle Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010
Bagão, Ana Lúcia Manilhas Lopes
title_short Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010
title_full Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010
title_fullStr Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010
title_full_unstemmed Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010
title_sort Relatório da actividade docente - Ano lectivo de 2009/2010
author Bagão, Ana Lúcia Manilhas Lopes
author_facet Bagão, Ana Lúcia Manilhas Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bagão, Ana Lúcia Manilhas Lopes
description Este trabalho corresponde ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Matemática do 3º ciclo e ensino secundário, e é relativo à actividade docente realizada no ano lectivo 2009/2010. No trabalho é feito um relato reflectido sobre a prática lectiva. São analisadas situações específicas da prática lectiva, com especial incidência na identificação dos factores que contribuíram para promover aprendizagens válidas nos alunos. No relatório incluem-se ainda testemunhos sobre actividades extra-curriculares realizadas com vista à promoção do sucesso escolar dos alunos. São ainda apresentadas duas reflexões pessoais. A primeira sobre o insucesso escolar, na qual são sublinhados aspectos que, de acordo com a experiência da autora, podem contribuir para a promoção do sucesso dos alunos em Matemática, nomeadamente uma atitude positiva e elevação de expectativas sobre o que os alunos podem aprender, um ensino baseado na realização de tarefas interligadas e de nível de complexidade crescente. A segunda sobre a evolução do conhecimento didáctico da autora, no que diz respeito: ao conhecimento matemático, onde o conhecimento crescente dos conteúdos matemáticos permite abordagens mais eficazes; do currículo, visto como base de apoio no ensino da Matemática; dos alunos e respectivo processo de ensino-aprendizagem, sendo valorizadas tarefas significativas para os alunos; e do processo instrucional, realçando a importância de ajustar as aulas aos alunos e da utilização da avaliação como processo de melhoria da aprendizagem; Abstract: This work corresponds to the Report on Supervised Teaching Practice of the Master’s Degree in Mathematics Teaching in the Middle and High Schools, and it is about the teaching activity realized in the school year 2009/2010. In this work is made a reflective report about the teaching practice. Specific situations of teaching practice will be analyzed, with special attention to the factors that contributed to the endorsement of valid teachings in the students. In this report it is as well included some testimonies on the extra-curricular activities undertaken to promote scholar success among the students. Two reflections are also presented. The first one is the “dropping out of school” issue where, in accordance with the author’s experience, are underlined some aspects that may contribute to promote student’s success in mathematics, namely a positive attitude and high expectations about what students can learn, a teaching based on tasks that should be interconnected and with a growing level of complexity. The second one is about the evolution of the author’s didactic knowledge, in what concerns: mathematical knowledge, where the growing knowledge of the mathematical contents allows most effective approaches; curriculum, seen as support base in mathematics; students and respective teaching-learning process, being valued meaningful tasks for the students; and the instructional process, enhancing the importance to adjust the classes to students and the use of evaluation as a process to improve learning.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2014-12-30T11:21:53Z
2014-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12137
http://hdl.handle.net/10174/12137
url http://hdl.handle.net/10174/12137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540077588480