Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ronaldo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13003
Resumo: Este artigo apresenta uma análise sobre a infl uência de teorias e métodos da ciência da linguagem da segunda metade do século XX, em livros didáticos de ensino de língua portuguesa para a educação básica. A perspectiva analítica é a da historiografi a da linguística, com ênfase no conceito de camadas, que localiza os textos em um contexto social e histórico, ao mesmo tempo em que analisa seus conteúdos internos (o que os autores apresentam como conteúdo de ensino). O material de análise é composto por três livros didáticos produzidos para uso no Brasil nos anos 1970, 1980, 1990. Nesse período, a linguística foi a principal diretriz a defi nir os rumos do ensino de língua materializados nos livros didáticos, entendidos em sua função pedagógica e social.
id RCAP_b6b09c4c93b620d536e5275e4602914c
oai_identifier_str oai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13003
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)ArtigosEste artigo apresenta uma análise sobre a infl uência de teorias e métodos da ciência da linguagem da segunda metade do século XX, em livros didáticos de ensino de língua portuguesa para a educação básica. A perspectiva analítica é a da historiografi a da linguística, com ênfase no conceito de camadas, que localiza os textos em um contexto social e histórico, ao mesmo tempo em que analisa seus conteúdos internos (o que os autores apresentam como conteúdo de ensino). O material de análise é composto por três livros didáticos produzidos para uso no Brasil nos anos 1970, 1980, 1990. Nesse período, a linguística foi a principal diretriz a defi nir os rumos do ensino de língua materializados nos livros didáticos, entendidos em sua função pedagógica e social.FLUP2023-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13003por1647-8770Batista, Ronaldoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-12T07:00:28Zoai:ojs.letras.up.pt/ojs:article/13003Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:45:47.955558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)
title Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)
spellingShingle Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)
Batista, Ronaldo
Artigos
title_short Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)
title_full Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)
title_fullStr Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)
title_full_unstemmed Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)
title_sort Linguística e ensino de língua no contexto brasileiro (1970-1990)
author Batista, Ronaldo
author_facet Batista, Ronaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ronaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Este artigo apresenta uma análise sobre a infl uência de teorias e métodos da ciência da linguagem da segunda metade do século XX, em livros didáticos de ensino de língua portuguesa para a educação básica. A perspectiva analítica é a da historiografi a da linguística, com ênfase no conceito de camadas, que localiza os textos em um contexto social e histórico, ao mesmo tempo em que analisa seus conteúdos internos (o que os autores apresentam como conteúdo de ensino). O material de análise é composto por três livros didáticos produzidos para uso no Brasil nos anos 1970, 1980, 1990. Nesse período, a linguística foi a principal diretriz a defi nir os rumos do ensino de língua materializados nos livros didáticos, entendidos em sua função pedagógica e social.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13003
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/13003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-8770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FLUP
publisher.none.fl_str_mv FLUP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130929056186368