O processo de saúde-doença do cliente com ferida : contributos para a gestão do cuidado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Raquel Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/40043
Resumo: O presente trabalho pretende ser a expressão escrita do processo interativo percorrido no desenvolvimento de competências clínicas especializadas propostas pelo plano de estudos do curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem MédicoCirúrgica, desenvolvido pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa da unidade curricular Relatório. De forma a complementar os saberes teóricos, surge uma componente prática em contexto real, que resulta da realização de três estágios, na Unidade de Hospitalização Domiciliária e Unidade Funcional de Cuidados Continuados, na Unidade de Queimados e no Serviço de Urgência Geral com observação na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. O modelo teórico das Transições de Afaf Meleis relacionadas com o processo de saúdedoença do cliente com ferida surge como eixo transversal a todo o relatório. O decorrer dos estágios objetivou o cuidado especializado ao cliente em situação crítica e sua família em diversos contextos e procurou-se promover competências específicas na área do gestor de feridas (GF). Ao longo do relatório fundamenta-se o processo de tomada de decisão relativamente aos campos de estágio e às temáticas desenvolvidas, descreve-se de forma crítica as atividades e estratégias realizadas para atingir os objetivos definidos e enumera-se as competências desenvolvidas. Das várias atividades concretizadas destacam-se as seguintes: uma revisão integrativa da literatura sobre “As competências do gestor feridas na equipa de saúde”; uma folha de registo de avaliação e monitorização dos clientes com ferida e respetiva base de dados eletrónica em Microsoft Excel para o tratamento de dados; uma ferramenta de apoio à tomada de decisão na escolha do material de pensos; uma norma de procedimento setorial sobre a prevenção da contaminação e descontaminação da mala de visitação domiciliária; formação em serviço sobre importância do trabalho em equipa e opções terapêuticas, abordagem inicial à queimadura e Úlceras Por Pressão (UPP); norma de procedimento setorial sobre método de registo de UPP no Alert®; cartaz elucidativo do dia mundial da prevenção de UPP; e dossiers temáticos.
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spelling O processo de saúde-doença do cliente com ferida : contributos para a gestão do cuidadoThe health-disease process of the patient with wound : care management contributionsEnfermagemEspecialistaCompetênciasTransiçõesGestor de feridasNursingPos-graduateSkillsTransitionsWound navigatorDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente trabalho pretende ser a expressão escrita do processo interativo percorrido no desenvolvimento de competências clínicas especializadas propostas pelo plano de estudos do curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem MédicoCirúrgica, desenvolvido pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa da unidade curricular Relatório. De forma a complementar os saberes teóricos, surge uma componente prática em contexto real, que resulta da realização de três estágios, na Unidade de Hospitalização Domiciliária e Unidade Funcional de Cuidados Continuados, na Unidade de Queimados e no Serviço de Urgência Geral com observação na Viatura Médica de Emergência e Reanimação. O modelo teórico das Transições de Afaf Meleis relacionadas com o processo de saúdedoença do cliente com ferida surge como eixo transversal a todo o relatório. O decorrer dos estágios objetivou o cuidado especializado ao cliente em situação crítica e sua família em diversos contextos e procurou-se promover competências específicas na área do gestor de feridas (GF). Ao longo do relatório fundamenta-se o processo de tomada de decisão relativamente aos campos de estágio e às temáticas desenvolvidas, descreve-se de forma crítica as atividades e estratégias realizadas para atingir os objetivos definidos e enumera-se as competências desenvolvidas. Das várias atividades concretizadas destacam-se as seguintes: uma revisão integrativa da literatura sobre “As competências do gestor feridas na equipa de saúde”; uma folha de registo de avaliação e monitorização dos clientes com ferida e respetiva base de dados eletrónica em Microsoft Excel para o tratamento de dados; uma ferramenta de apoio à tomada de decisão na escolha do material de pensos; uma norma de procedimento setorial sobre a prevenção da contaminação e descontaminação da mala de visitação domiciliária; formação em serviço sobre importância do trabalho em equipa e opções terapêuticas, abordagem inicial à queimadura e Úlceras Por Pressão (UPP); norma de procedimento setorial sobre método de registo de UPP no Alert®; cartaz elucidativo do dia mundial da prevenção de UPP; e dossiers temáticos.The present work intends to be the written expression of the interactive process covered in the development of specialized clinical skills proposed by the study plan of the Master of Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica developed by the Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, from the Course unit Report. The theoretical knowledge was complemented by a real practical component obtained during the internships : in the Domiciliary Hospitalization Unit and the Continued Care Unit, the Burnt Unit and the General Emergency Department (with an observation in the Emergency Medical Car). The theoretical model of the Afaf Meleis Transitions related to the health-disease process of the patient with wound is a transversal axis of report. The internships aim was specialized care to the critical patient and his family in different contexts and sought to promote specific skills in the area of the wound navigator. The report is based on the decision-making process relating to the interships. The developed themes describe critically the strategies undertaken to achieve the defined objectives and lists the skills developed. From the diverse range of activities performed during the interships the following stand out: an integrative review of the literature on "The skills of the wound navigator in the health care team"; a record sheet for evaluation and monitoring of wound patients and the respective electronic database (in Microsoft Excel) for data treatment; support decisionmaking tool to aid the choice of dressing material; a sectorial standard on the prevention of contamination and decontamination of the home visitation bag; in-service training on therapeutic options in the burnt, initial approach to burns and pressure ulcers; sectorial procedure rules on pressure ulcer registration method; poster of the world day of pressure ulcer prevention; and thematic dossiers.Fernandes, Filipa Alexandra VeludoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMarques, Raquel Silva2023-01-30T09:28:43Z2018-11-2020182018-11-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40043TID:203199103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:35Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:47.959534Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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