História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Liceia, João Pedro Pedrosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97031
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b6ca6944384f44abca984dda0f2882b3
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da FozLocal History and Heritage as a Pedagogical and Didactic Tool in History Teaching: The Case of Figueira da FozHistória LocalPatrimónio CulturalEnsino da HistóriaFigueira da FozRoteiro HistóricoLocal HistoryCultural HeritageHistory TeachingFigueira da FozHistoric GuideRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO conhecimento de História local é um dos vários elementos que contribuem para a inserção de um indivíduo numa comunidade. Todavia, esta é muitas vezes “esquecida” em detrimento da História nacional, fenómeno que é muito evidente no ensino da História. Para tal, existem inúmeras recomendações legais para que o docente da disciplina integre nas suas aulas, sempre que possível, conteúdos da História da localidade. Além das recomendações de documentos oficiais que gerem o sistema de ensino português, existem vários estudos que recomendam a divulgação de conteúdos da História da localidade e Património Cultural nas aulas de História, apontado a inúmeros benefícios desta prática. Tendo em conta estas premissas, a questão de investigação que se impôs foi a seguinte: “pode a História local motivar os estudantes para o desenvolvimento do conhecimento histórico?”. De forma a “traçar” caminho para responder à questão de investigação, que se impôs no começo, foram delineados dois objetivos específicos: “avaliar o grau de interesse dos alunos pela história local”; “verificar se o recurso à história local contribui não só para a promoção da cidadania dos alunos, bem como para a aprendizagem histórica”. Para tentar responder a esta questão, foi realizado um estudo uma turma de 11º ano do curso cientifico-humanístico de Línguas e Humanidades para a qual se idealizou uma proposta didática cuja temática incidiu em História local. Coube aos estudantes, construir, em grupo, um roteiro histórico na cidade da Figueira da Foz. Em concreto, o roteiro histórico incide nas temáticas das Invasões Francesas e vida de Manuel Fernandes Tomás na região. Embora os estudantes fiquem motivados quando contactam com a história da localidade, por vezes, articulando-a com a História nacional e internacional, este estudo realçou as dificuldades dos mesmos na análise bibliográfica e tratamento da informação.Knowledge of local history is one of several elements that contribute to an individual’s insertion in a community. However, this is often “forgotten” in detriment to national history, a phenomenon that is very evident in history teaching. To this end, there are numerous legal recommendations for the teacher to integrate in their classes, whenever possible, contents from the history of the area. In addition to the recommendations of official documents that run the Portuguese educational system, there are several studies that recommend the dissemination of contents of local history and cultural heritage in history classes, all pointing to numerous benefits of this practice. Considering these premises, the research hypothesis was the following: “can local history encourage students to develop historical knowledge? In order to “trace” a route to answer the research hypothesis, which was imposed at the beginning, two“speci”ic bjecttives were outlined: “to evaluate the degree of students’ interest in local history”; “to verify whether the use of local history contributes not only to the promotion of the student’s citizenship, but also to their historical learning”. To answer this question, it as arranged a study were the subject of it was an 11th grade class of the scientific-humanistic course of Languages and Humanities, for which a didactic proposal whose theme was local history was elaborated. It was up to the students to build, as a group, a historical guide of the city of Figueira da Foz. Specifically, the historical guide focuses on the themes of the French Invasions and the life of Manuel Fernandes Tomás in the region. Although the students are motivated when they contact with the history of the area, sometimes articulating it with national and international history, this study highlighted their difficulties in bibliographic analysis and information treatment.2021-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97031http://hdl.handle.net/10316/97031TID:202843505porLiceia, João Pedro Pedrosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-19T17:07:41Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:10.211321Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz
Local History and Heritage as a Pedagogical and Didactic Tool in History Teaching: The Case of Figueira da Foz
title História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz
spellingShingle História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz
Liceia, João Pedro Pedrosa
História Local
Património Cultural
Ensino da História
Figueira da Foz
Roteiro Histórico
Local History
Cultural Heritage
History Teaching
Figueira da Foz
Historic Guide
title_short História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz
title_full História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz
title_fullStr História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz
title_full_unstemmed História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz
title_sort História e Património local enquanto ferramenta pedagógico-didática no ensino da História: O caso da Figueira da Foz
author Liceia, João Pedro Pedrosa
author_facet Liceia, João Pedro Pedrosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Liceia, João Pedro Pedrosa
dc.subject.por.fl_str_mv História Local
Património Cultural
Ensino da História
Figueira da Foz
Roteiro Histórico
Local History
Cultural Heritage
History Teaching
Figueira da Foz
Historic Guide
topic História Local
Património Cultural
Ensino da História
Figueira da Foz
Roteiro Histórico
Local History
Cultural Heritage
History Teaching
Figueira da Foz
Historic Guide
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97031
http://hdl.handle.net/10316/97031
TID:202843505
url http://hdl.handle.net/10316/97031
identifier_str_mv TID:202843505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048877019136