O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Taisa Dayana Aguiar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/80419
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna: Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2)
id RCAP_b6cc61dbe25b3451cc0cf8f1d904d076
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantesThe lexicon in teaching and learning of PFL: a didactic proposal for Spanish-speaking studentsEnsino de léxicoPLEPortuguês como língua estrangeiraPortuguês como segunda línguaVocabulárioLexicon teachingPFLPortuguese as a foreign languagePortuguese as a second languageVocabularyHumanidades::Línguas e LiteraturasRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna: Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2)Este trabalho apresenta uma fundamentação teórica referente ao desenvolvimento do léxico no ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) e uma série de materiais didáticos desenvolvidos para falantes de espanhol como primeira (L1) ou segunda língua (L2), aprendentes de PLE nível elementar, a partir da experiência de estágio na Universidade de Salamanca. O léxico é uma parte basilar na aprendizagem de qualquer idioma (Gass & Selinker, 1994; Higueras, 2006) e, portanto, desenvolver a competência lexical é fundamental na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Uma parte significativa da atuação do professor de LE consiste em promover o ensino sistematizado de vocabulário, valendo-se do conteúdo adequado e considerando aspetos relativos ao ensino e às necessidades dos alunos, além de outros pontos relativos ao curso, programa, instituição etc. (Higueras, 2006; Nation, 1990; Palmou, 2017). Este relatório está organizado em duas partes principais. A primeira consiste em uma revisão de literatura que aborda pontos importantes no ensino de vocabulário, como o enfoque do léxico nos métodos de ensino e questões como o tipo de vocabulário a ensinar, a seleção do conteúdo, repetições e frequência de encontros com a palavra (Pimsleur, 1967; Sökmen, 1997), e a forma de instrução adequada para diferentes pontos da aprendizagem. Em relação à aquisição e ao aspeto didático, são apresentados diferentes tipos de atividades de ensino de vocabulário no contexto do ensino de LE, considerando o modelo de Gass (1988, como citado em Zilles, 2001) e a classificação de Paribakht e Wesche (1996), visando uma instrução sistemática, que considera diferentes tipos de atividades com diferentes propósitos e formas de aproximação à língua. (Baralo, 2001; Gomez Molina, 2004; Higueras, 2008) Na segunda parte é apresentada uma série de materiais de ensino de léxico pronta para o uso por professores de PLE e desenvolvida a partir da experiência adquirida no estágio como professora de PLE na Universidade de Salamanca.This study presents a theoretical review regarding the development of the lexicon when teaching/learning Portuguese as a Foreign Language (PFL) and a sequence of activities developed for speakers of Spanish as a first (L1) or second language (L2), who are elementary level PFL learners, based on the internship experience at the University of Salamanca. The lexicon is an essential part of learning any language (Gass & Selinker, 1994; Higueras, 2006) and, therefore, developing the lexical competence is also essential when learning a foreign language. A significant part of the work of the language teacher consists in promoting the systematic teaching of vocabulary, using the appropriate content, and considering aspects related to the teaching process and the students’ needs, as well as other points related to the course, program, institution etc. (Higueras, 2006; Nation, 1990; Palmou, 2017). This study is organized in two main parts. The first one brings a theoretical review that addresses some important points in vocabulary teaching, such as the lexicon focus on different teaching methods and issues such as the type of vocabulary to be taught (Nation, 1990), content selection, repetition and frequency (Pimsleur, 1967; Sökmen, 1997), as well as the form of instruction suitable for different stages of the learning process. Regarding the acquisition and didactic aspect, different types of vocabulary teaching activities are presented in the context of foreign language teaching, considering the model of Gass (1988, as cited in Zilles, 2001) and the classification of Paribakht and Wesche (1996), aiming at a systematic instruction, which considers different types of activities with different purposes and ways of approaching the language. (Baralo, 2001; Gomez Molina, 2004; Higueras, 2008) The second part presents vocabulary teaching activities ready to use for PFL teachers. Their development was based on the experience acquired from the internship carried out at the University of Salamanca as a PFL teacher.Flores, CristinaUniversidade do MinhoSantana, Taisa Dayana Aguiar20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80419por203002210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:44.222647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
The lexicon in teaching and learning of PFL: a didactic proposal for Spanish-speaking students
title O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
spellingShingle O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
Santana, Taisa Dayana Aguiar
Ensino de léxico
PLE
Português como língua estrangeira
Português como segunda língua
Vocabulário
Lexicon teaching
PFL
Portuguese as a foreign language
Portuguese as a second language
Vocabulary
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
title_full O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
title_fullStr O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
title_full_unstemmed O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
title_sort O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
author Santana, Taisa Dayana Aguiar
author_facet Santana, Taisa Dayana Aguiar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Cristina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Taisa Dayana Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de léxico
PLE
Português como língua estrangeira
Português como segunda língua
Vocabulário
Lexicon teaching
PFL
Portuguese as a foreign language
Portuguese as a second language
Vocabulary
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Ensino de léxico
PLE
Português como língua estrangeira
Português como segunda língua
Vocabulário
Lexicon teaching
PFL
Portuguese as a foreign language
Portuguese as a second language
Vocabulary
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna: Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/80419
url https://hdl.handle.net/1822/80419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203002210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132925145382912