O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80419 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna: Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2) |
id |
RCAP_b6cc61dbe25b3451cc0cf8f1d904d076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80419 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantesThe lexicon in teaching and learning of PFL: a didactic proposal for Spanish-speaking studentsEnsino de léxicoPLEPortuguês como língua estrangeiraPortuguês como segunda línguaVocabulárioLexicon teachingPFLPortuguese as a foreign languagePortuguese as a second languageVocabularyHumanidades::Línguas e LiteraturasRelatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna: Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2)Este trabalho apresenta uma fundamentação teórica referente ao desenvolvimento do léxico no ensino-aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (PLE) e uma série de materiais didáticos desenvolvidos para falantes de espanhol como primeira (L1) ou segunda língua (L2), aprendentes de PLE nível elementar, a partir da experiência de estágio na Universidade de Salamanca. O léxico é uma parte basilar na aprendizagem de qualquer idioma (Gass & Selinker, 1994; Higueras, 2006) e, portanto, desenvolver a competência lexical é fundamental na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Uma parte significativa da atuação do professor de LE consiste em promover o ensino sistematizado de vocabulário, valendo-se do conteúdo adequado e considerando aspetos relativos ao ensino e às necessidades dos alunos, além de outros pontos relativos ao curso, programa, instituição etc. (Higueras, 2006; Nation, 1990; Palmou, 2017). Este relatório está organizado em duas partes principais. A primeira consiste em uma revisão de literatura que aborda pontos importantes no ensino de vocabulário, como o enfoque do léxico nos métodos de ensino e questões como o tipo de vocabulário a ensinar, a seleção do conteúdo, repetições e frequência de encontros com a palavra (Pimsleur, 1967; Sökmen, 1997), e a forma de instrução adequada para diferentes pontos da aprendizagem. Em relação à aquisição e ao aspeto didático, são apresentados diferentes tipos de atividades de ensino de vocabulário no contexto do ensino de LE, considerando o modelo de Gass (1988, como citado em Zilles, 2001) e a classificação de Paribakht e Wesche (1996), visando uma instrução sistemática, que considera diferentes tipos de atividades com diferentes propósitos e formas de aproximação à língua. (Baralo, 2001; Gomez Molina, 2004; Higueras, 2008) Na segunda parte é apresentada uma série de materiais de ensino de léxico pronta para o uso por professores de PLE e desenvolvida a partir da experiência adquirida no estágio como professora de PLE na Universidade de Salamanca.This study presents a theoretical review regarding the development of the lexicon when teaching/learning Portuguese as a Foreign Language (PFL) and a sequence of activities developed for speakers of Spanish as a first (L1) or second language (L2), who are elementary level PFL learners, based on the internship experience at the University of Salamanca. The lexicon is an essential part of learning any language (Gass & Selinker, 1994; Higueras, 2006) and, therefore, developing the lexical competence is also essential when learning a foreign language. A significant part of the work of the language teacher consists in promoting the systematic teaching of vocabulary, using the appropriate content, and considering aspects related to the teaching process and the students’ needs, as well as other points related to the course, program, institution etc. (Higueras, 2006; Nation, 1990; Palmou, 2017). This study is organized in two main parts. The first one brings a theoretical review that addresses some important points in vocabulary teaching, such as the lexicon focus on different teaching methods and issues such as the type of vocabulary to be taught (Nation, 1990), content selection, repetition and frequency (Pimsleur, 1967; Sökmen, 1997), as well as the form of instruction suitable for different stages of the learning process. Regarding the acquisition and didactic aspect, different types of vocabulary teaching activities are presented in the context of foreign language teaching, considering the model of Gass (1988, as cited in Zilles, 2001) and the classification of Paribakht and Wesche (1996), aiming at a systematic instruction, which considers different types of activities with different purposes and ways of approaching the language. (Baralo, 2001; Gomez Molina, 2004; Higueras, 2008) The second part presents vocabulary teaching activities ready to use for PFL teachers. Their development was based on the experience acquired from the internship carried out at the University of Salamanca as a PFL teacher.Flores, CristinaUniversidade do MinhoSantana, Taisa Dayana Aguiar20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80419por203002210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:44.222647Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes The lexicon in teaching and learning of PFL: a didactic proposal for Spanish-speaking students |
title |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes |
spellingShingle |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes Santana, Taisa Dayana Aguiar Ensino de léxico PLE Português como língua estrangeira Português como segunda língua Vocabulário Lexicon teaching PFL Portuguese as a foreign language Portuguese as a second language Vocabulary Humanidades::Línguas e Literaturas |
title_short |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes |
title_full |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes |
title_fullStr |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes |
title_full_unstemmed |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes |
title_sort |
O léxico no ensino-aprendizagem de PLE: uma proposta didática para alunos hispanofalantes |
author |
Santana, Taisa Dayana Aguiar |
author_facet |
Santana, Taisa Dayana Aguiar |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Flores, Cristina Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Taisa Dayana Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de léxico PLE Português como língua estrangeira Português como segunda língua Vocabulário Lexicon teaching PFL Portuguese as a foreign language Portuguese as a second language Vocabulary Humanidades::Línguas e Literaturas |
topic |
Ensino de léxico PLE Português como língua estrangeira Português como segunda língua Vocabulário Lexicon teaching PFL Portuguese as a foreign language Portuguese as a second language Vocabulary Humanidades::Línguas e Literaturas |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Português Língua Não Materna: Português Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (PL2) |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/80419 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/80419 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
203002210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132925145382912 |