A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Milton Rodrigues dos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4589
Resumo: A evolução tecnológica vivida nas últimas décadas revolucionou o ambiente formativo e os recursos utilizados nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a disseminação de informação em ambiente educativo promoveu o surgimento de metodologias de ensino fortemente dependentes da tecnologia disponível. Esta evolução tecnológica repercutiu-se também na formação dos profissionais de imagiologia médica, nomeadamente dos técnicos de radiologia. A existência de sítios web com material formativo, a par com o crescente desenvolvimento da formação baseado em e-learning, tornaram o acesso a estes recursos de informação uma mais valia no processo educativo. Mas, a utilização de grande parte destes recursos implica que o utilizador conheça os conceitos adjacentes ao domínio do problema. Por outro lado, o utilizador tem, geralmente, dificuldade em obter uma perspectiva integrada. No âmbito no trabalho aqui apresentado, é proposto um modelo de informação genérico designado como Caso de Estudo (CE), o qual se pretende que seja a base para o desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao ensino da radiologia. O CE constitui o repositório de dados para o que foi definido um modelo de informação genérico que permite a utilização de narrativas de estudos de caso de forma integrada com outros conteúdos de apoio à formação em ambiente digital. O modelo de informação genérico é baseado nos conceitos entrada, colecção e item, os quais são estruturados segundo arquétipos. Estes conceitos foram validados a partir da informação que faz parte da narrativa de um estudo de caso em radiologia convencional.
id RCAP_b6d9a242acd828992ef65118d4721180
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A gestão da informação imagiológica na formação em radiologiaGestão da informaçãoDiagnóstico por imagemNovas tecnologias da informação - Aplicações em medicinaRadiologia - Formação de pessoal técnicoA evolução tecnológica vivida nas últimas décadas revolucionou o ambiente formativo e os recursos utilizados nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a disseminação de informação em ambiente educativo promoveu o surgimento de metodologias de ensino fortemente dependentes da tecnologia disponível. Esta evolução tecnológica repercutiu-se também na formação dos profissionais de imagiologia médica, nomeadamente dos técnicos de radiologia. A existência de sítios web com material formativo, a par com o crescente desenvolvimento da formação baseado em e-learning, tornaram o acesso a estes recursos de informação uma mais valia no processo educativo. Mas, a utilização de grande parte destes recursos implica que o utilizador conheça os conceitos adjacentes ao domínio do problema. Por outro lado, o utilizador tem, geralmente, dificuldade em obter uma perspectiva integrada. No âmbito no trabalho aqui apresentado, é proposto um modelo de informação genérico designado como Caso de Estudo (CE), o qual se pretende que seja a base para o desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao ensino da radiologia. O CE constitui o repositório de dados para o que foi definido um modelo de informação genérico que permite a utilização de narrativas de estudos de caso de forma integrada com outros conteúdos de apoio à formação em ambiente digital. O modelo de informação genérico é baseado nos conceitos entrada, colecção e item, os quais são estruturados segundo arquétipos. Estes conceitos foram validados a partir da informação que faz parte da narrativa de um estudo de caso em radiologia convencional.The technological evolution lived in the last few decades have revolutionized the teaching/learning process and the used resources. The use of information and communication technologies for the information dissemination in learning scenarios has promoted the birth of new methodologies of teaching, strongly dependent of the available technology. This technological evolution had also effects in the formation of radiology professionals, such as x-ray technologists. The existence of sites with radiology formative material, along with the increasing development of the e-learning, makes the access to these new information resources, of a great importance for the teaching/learning process. However, the use of great part of these new resources is dependent of the user knowledge of the problem domain, and, on the other hand, these resources do not give an integrated perspective of the learning materials. This work pretends to propose a generic information model named Caso de Estudo (CE) that may be used on the construction of new information systems that will support radiology teaching and learning activities. The CE is a data repository and for that it was developed a generic information structure witch provides the utilization of a study case narrative integrated with other digital resources. The generic information structure is based on the concepts entry, collection, and item, which are organised by archetypes. These concepts were validated with the information of a conventional radiography case study narrative.Universidade de Aveiro2011-12-15T17:23:08Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4589porSantos, Milton Rodrigues dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:24Zoai:ria.ua.pt:10773/4589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:30.702926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
title A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
spellingShingle A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
Santos, Milton Rodrigues dos
Gestão da informação
Diagnóstico por imagem
Novas tecnologias da informação - Aplicações em medicina
Radiologia - Formação de pessoal técnico
title_short A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
title_full A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
title_fullStr A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
title_full_unstemmed A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
title_sort A gestão da informação imagiológica na formação em radiologia
author Santos, Milton Rodrigues dos
author_facet Santos, Milton Rodrigues dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Milton Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Diagnóstico por imagem
Novas tecnologias da informação - Aplicações em medicina
Radiologia - Formação de pessoal técnico
topic Gestão da informação
Diagnóstico por imagem
Novas tecnologias da informação - Aplicações em medicina
Radiologia - Formação de pessoal técnico
description A evolução tecnológica vivida nas últimas décadas revolucionou o ambiente formativo e os recursos utilizados nos processos de ensino e aprendizagem. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação para a disseminação de informação em ambiente educativo promoveu o surgimento de metodologias de ensino fortemente dependentes da tecnologia disponível. Esta evolução tecnológica repercutiu-se também na formação dos profissionais de imagiologia médica, nomeadamente dos técnicos de radiologia. A existência de sítios web com material formativo, a par com o crescente desenvolvimento da formação baseado em e-learning, tornaram o acesso a estes recursos de informação uma mais valia no processo educativo. Mas, a utilização de grande parte destes recursos implica que o utilizador conheça os conceitos adjacentes ao domínio do problema. Por outro lado, o utilizador tem, geralmente, dificuldade em obter uma perspectiva integrada. No âmbito no trabalho aqui apresentado, é proposto um modelo de informação genérico designado como Caso de Estudo (CE), o qual se pretende que seja a base para o desenvolvimento de sistemas de informação de suporte ao ensino da radiologia. O CE constitui o repositório de dados para o que foi definido um modelo de informação genérico que permite a utilização de narrativas de estudos de caso de forma integrada com outros conteúdos de apoio à formação em ambiente digital. O modelo de informação genérico é baseado nos conceitos entrada, colecção e item, os quais são estruturados segundo arquétipos. Estes conceitos foram validados a partir da informação que faz parte da narrativa de um estudo de caso em radiologia convencional.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-12-15T17:23:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4589
url http://hdl.handle.net/10773/4589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137473726513152