A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47100 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade de Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
id |
RCAP_b6db055eb2861ca0069f6c5241873cfe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47100 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinarContexto organizacionalSupervisãoCulturasDesenvolvimento profissionalTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade de Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Os conceitos de cultura de escola e de clima de escola são conceitos que Barros (2010) considera como complementares nos estudos sobre a identidade das organizações escolares: a cultura é diretamente influenciada pelas ideologias, valores e crenças partilhados pelos atores educativos, enquanto o clima está relacionado com a resposta afetiva e emocional dos sujeitos face às perceções e interações que desenvolvem na escola. O principal objetivo desta investigação consiste em identificar quais os fatores, quer de natureza organizacional quer ao nível das dinâmicas de trabalho docente, que têm conduzido à emergência natural de estratégias de supervisão colaborativa num grupo disciplinar de Físico-Química. O relatório de avaliação externa (IGEC, 2014) do Agrupamento em que o grupo se insere, destaca-o pela positiva e considera-o uma exceção, no panorama geral do Agrupamento, relativamente ―às oportunidades de aprofundamento do saber profissional conjunto, (…) a reflexão e o debate interpares sobre a natureza e o fundamento da ação docente realizada e observada." (p.8). Nesta aceção, Lima (2000) defende que se um grupo de professores, numa determinada escola, demonstra ―um padrão consistente de envolvimento colegial que se estende a diferentes tipos de interação‖ e revela um padrão de conexões forte, relativamente à média da escola, pode-se considerar que esse grupo de professores possui uma subcultura profissional distinta (p.76). Neste contexto, considerou-se adequado optar por uma metodologia de investigação qualitativa, assente num paradigma fenomenológico-interpretativo baseado num estudo de caso. De acordo com Yin (2005), pode ser possível, a partir de um estudo de caso, formular hipóteses que possam ser testadas noutros contextos (replicação) e, se elas forem reiteradamente confirmadas, poder-se-á passar à sua generalização para contextos semelhantes, permitindo que os resultados obtidos possam ser transpostos para outras situações com outros participantes. As principais conclusões deste estudo permitem realçar a importância que o contexto organizacional assume na prática profissional dos docentes. O grupo disciplinar, constituindo-se como comunidade de prática ou comunidade de aprendizagem, na perspetiva defendida por Tinoca et al (2015), quando associado ―(…) a uma nova perspetiva de supervisão colaborativa, poderá ser uma estratégia sustentadora do desenvolvimento profissional docente (…)" (p.127).The concepts of school culture and school climate are considered by Barros (2010) as being complementary to the studies on the identity of school organizations: culture is directly influenced by ideologies, core values and beliefs that educating agents share, while climate relates to the individuals affective and emotional response when faced with the perceptions and interactions they develop in school. The main focus of this research is to identify which factors, both of organizational nature and at the level of the teachers‘ work dynamics, have led to the natural emergency of strategies of collaborative supervision in a Physics and Chemistry Department. The school external evaluation report (IGEC, 2014) to which the department belongs apprises it positively and considers it an exception in the general school landscape concerning the ―opportunities for deepening the professional group knowledge, (…) reflexion and peer debate about the nature and foundation of the performed and observed teachers‘ actions." (p.8). In this perspective Lima (2000) defends that if a group of teachers at a certain school demonstrates ―a consistent pattern of scholarly engagement that extends to different types of interaction‖ and reveals a strong pattern of connections in comparison to the school‘s average, it may be considered that this group of teachers possesses a different professional subculture.(p.78). In this context, it was deemed adequate to opt for a qualitative reseach methodology based on a phenomenological-interpretative paradigm through a case study design. According to Yin (2005) it might be possible to formulate hypothesis based on a case study that can be tested in other contexts (replication) and if said hypothesis are repeatedly confirmed, one is able to generalize them to similar contexts, allowing for the achieved results to be transposed to other situations with different participants. The study‘s main conclusions highlight the importance of the organizational context acquired in the professional practice of teachers. When the department is constituted as a community of practice or a community of learning and, in the perspective of Tinoca et al. (2015), when associated with ―(…) a new perspective of collaborative supervision, may become a sustaining strategy for the teachers‘ professional development" (p.127).Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaCalisto, Ana Paula Lucas2021-03-26T15:50:03Z20202020-05-292020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47100TID:202668690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.083465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar |
title |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar |
spellingShingle |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar Calisto, Ana Paula Lucas Contexto organizacional Supervisão Culturas Desenvolvimento profissional Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar |
title_full |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar |
title_fullStr |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar |
title_full_unstemmed |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar |
title_sort |
A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar |
author |
Calisto, Ana Paula Lucas |
author_facet |
Calisto, Ana Paula Lucas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tinoca, Luís Fonseca, 1975- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calisto, Ana Paula Lucas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contexto organizacional Supervisão Culturas Desenvolvimento profissional Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Contexto organizacional Supervisão Culturas Desenvolvimento profissional Teses de mestrado - 2020 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade de Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-05-29 2020-01-01T00:00:00Z 2021-03-26T15:50:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47100 TID:202668690 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47100 |
identifier_str_mv |
TID:202668690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134537383411712 |