A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calisto, Ana Paula Lucas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/47100
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade de Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
id RCAP_b6db055eb2861ca0069f6c5241873cfe
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/47100
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinarContexto organizacionalSupervisãoCulturasDesenvolvimento profissionalTeses de mestrado - 2020Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade de Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020Os conceitos de cultura de escola e de clima de escola são conceitos que Barros (2010) considera como complementares nos estudos sobre a identidade das organizações escolares: a cultura é diretamente influenciada pelas ideologias, valores e crenças partilhados pelos atores educativos, enquanto o clima está relacionado com a resposta afetiva e emocional dos sujeitos face às perceções e interações que desenvolvem na escola. O principal objetivo desta investigação consiste em identificar quais os fatores, quer de natureza organizacional quer ao nível das dinâmicas de trabalho docente, que têm conduzido à emergência natural de estratégias de supervisão colaborativa num grupo disciplinar de Físico-Química. O relatório de avaliação externa (IGEC, 2014) do Agrupamento em que o grupo se insere, destaca-o pela positiva e considera-o uma exceção, no panorama geral do Agrupamento, relativamente ―às oportunidades de aprofundamento do saber profissional conjunto, (…) a reflexão e o debate interpares sobre a natureza e o fundamento da ação docente realizada e observada." (p.8). Nesta aceção, Lima (2000) defende que se um grupo de professores, numa determinada escola, demonstra ―um padrão consistente de envolvimento colegial que se estende a diferentes tipos de interação‖ e revela um padrão de conexões forte, relativamente à média da escola, pode-se considerar que esse grupo de professores possui uma subcultura profissional distinta (p.76). Neste contexto, considerou-se adequado optar por uma metodologia de investigação qualitativa, assente num paradigma fenomenológico-interpretativo baseado num estudo de caso. De acordo com Yin (2005), pode ser possível, a partir de um estudo de caso, formular hipóteses que possam ser testadas noutros contextos (replicação) e, se elas forem reiteradamente confirmadas, poder-se-á passar à sua generalização para contextos semelhantes, permitindo que os resultados obtidos possam ser transpostos para outras situações com outros participantes. As principais conclusões deste estudo permitem realçar a importância que o contexto organizacional assume na prática profissional dos docentes. O grupo disciplinar, constituindo-se como comunidade de prática ou comunidade de aprendizagem, na perspetiva defendida por Tinoca et al (2015), quando associado ―(…) a uma nova perspetiva de supervisão colaborativa, poderá ser uma estratégia sustentadora do desenvolvimento profissional docente (…)" (p.127).The concepts of school culture and school climate are considered by Barros (2010) as being complementary to the studies on the identity of school organizations: culture is directly influenced by ideologies, core values and beliefs that educating agents share, while climate relates to the individuals affective and emotional response when faced with the perceptions and interactions they develop in school. The main focus of this research is to identify which factors, both of organizational nature and at the level of the teachers‘ work dynamics, have led to the natural emergency of strategies of collaborative supervision in a Physics and Chemistry Department. The school external evaluation report (IGEC, 2014) to which the department belongs apprises it positively and considers it an exception in the general school landscape concerning the ―opportunities for deepening the professional group knowledge, (…) reflexion and peer debate about the nature and foundation of the performed and observed teachers‘ actions." (p.8). In this perspective Lima (2000) defends that if a group of teachers at a certain school demonstrates ―a consistent pattern of scholarly engagement that extends to different types of interaction‖ and reveals a strong pattern of connections in comparison to the school‘s average, it may be considered that this group of teachers possesses a different professional subculture.(p.78). In this context, it was deemed adequate to opt for a qualitative reseach methodology based on a phenomenological-interpretative paradigm through a case study design. According to Yin (2005) it might be possible to formulate hypothesis based on a case study that can be tested in other contexts (replication) and if said hypothesis are repeatedly confirmed, one is able to generalize them to similar contexts, allowing for the achieved results to be transposed to other situations with different participants. The study‘s main conclusions highlight the importance of the organizational context acquired in the professional practice of teachers. When the department is constituted as a community of practice or a community of learning and, in the perspective of Tinoca et al. (2015), when associated with ―(…) a new perspective of collaborative supervision, may become a sustaining strategy for the teachers‘ professional development" (p.127).Tinoca, Luís Fonseca, 1975-Repositório da Universidade de LisboaCalisto, Ana Paula Lucas2021-03-26T15:50:03Z20202020-05-292020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47100TID:202668690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:49:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47100Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:11.083465Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
title A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
spellingShingle A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
Calisto, Ana Paula Lucas
Contexto organizacional
Supervisão
Culturas
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
title_full A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
title_fullStr A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
title_full_unstemmed A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
title_sort A influência do clima de grupo nas dinâmicas colaborativas e supervisivas de um grupo disciplinar
author Calisto, Ana Paula Lucas
author_facet Calisto, Ana Paula Lucas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tinoca, Luís Fonseca, 1975-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Calisto, Ana Paula Lucas
dc.subject.por.fl_str_mv Contexto organizacional
Supervisão
Culturas
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Contexto organizacional
Supervisão
Culturas
Desenvolvimento profissional
Teses de mestrado - 2020
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação (Área de Especialidade de Supervisão e Orientação da Prática Profissional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-05-29
2020-01-01T00:00:00Z
2021-03-26T15:50:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/47100
TID:202668690
url http://hdl.handle.net/10451/47100
identifier_str_mv TID:202668690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134537383411712