Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11120 |
Resumo: | A universidade tem um papel importante na formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental. Em décadas recentes registrou-se uma significativa produção científica sobre a abordagem da temática socioambiental na Educação Superior. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre Educação Ambiental e a Educação Superior na formação de bacharéis e licenciados. Para isso, fez-se uso da Revisão Sistemática de Literatura, que consiste em uma metodologia rigorosa para identificar pesquisas sobre o tema, aplicando métodos explícitos e sistematizados de busca, avaliação e validação dos estudos encontrados. A base de dados foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), no período de 2009 a 2019. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, foram identificadas 40 pesquisas de pós-graduação relacionadas ao tema, demonstrando a relevância da universidade na formação da consciência socioambiental dos sujeitos, com diferentes iniciativas para a abordagem ambiental no currículo. O termo Ambientalização Curricular tem sido uma tendência nas pesquisas para se referir a abordagem ambiental na Educação Superior. Em que pese o papel exercido pelas universidades, ainda se enfrentam barreiras e obstáculos com relação a presença da Educação Ambiental no processo formativo, principalmente de professores da educação básica, e a resistência por parte de alguns setores institucionais, dentre outros fatores. Avançar no processo de incorporação da temática ambiental, envolvendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão a fim de promover a cultura da sustentabilidade, é um desafio a ser superado pelas instituições de ensino superior no país. |
id |
RCAP_b6dff2739f7440bab27d7a3f05eaabee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11120 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literaturaEnvironmental education and higher educcation: a systematic literature reviewEducação superiorSustentabilidadeAmbientalização curricularHigher educationSustainabilityCurricular ambientalizationODS::04:Educação de QualidadeODS::06:Água Potável e SaneamentoODS::07:Energias Renováveis e AcessíveisODS::11:Cidades e Comunidades SustentáveisODS::12:Produção e Consumo SustentáveisODS::13:Ação ClimáticaODS::14:Proteger a Vida MarinhaODS::15:Proteger a Vida TerrestreA universidade tem um papel importante na formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental. Em décadas recentes registrou-se uma significativa produção científica sobre a abordagem da temática socioambiental na Educação Superior. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre Educação Ambiental e a Educação Superior na formação de bacharéis e licenciados. Para isso, fez-se uso da Revisão Sistemática de Literatura, que consiste em uma metodologia rigorosa para identificar pesquisas sobre o tema, aplicando métodos explícitos e sistematizados de busca, avaliação e validação dos estudos encontrados. A base de dados foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), no período de 2009 a 2019. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, foram identificadas 40 pesquisas de pós-graduação relacionadas ao tema, demonstrando a relevância da universidade na formação da consciência socioambiental dos sujeitos, com diferentes iniciativas para a abordagem ambiental no currículo. O termo Ambientalização Curricular tem sido uma tendência nas pesquisas para se referir a abordagem ambiental na Educação Superior. Em que pese o papel exercido pelas universidades, ainda se enfrentam barreiras e obstáculos com relação a presença da Educação Ambiental no processo formativo, principalmente de professores da educação básica, e a resistência por parte de alguns setores institucionais, dentre outros fatores. Avançar no processo de incorporação da temática ambiental, envolvendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão a fim de promover a cultura da sustentabilidade, é um desafio a ser superado pelas instituições de ensino superior no país.The university plays an important role in the formation of professionals committed to socioenvironmental sustainability. In recent decades there has been a significant scientific production on the approach to socio-environmental issues in Higher Education. This article aims to analyze the relationship between Environmental Education and Higher Education in the training of bachelors and graduates. For this, it made use of the Systematic Literature Review, which consists of a rigorous methodology to identify research on the subject, applying explicit and systematized methods of search, evaluation and validation of the studies found. The database was the Catalogue of Theses and Dissertations of the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), from 2009 to 2019. After applying the inclusion/exclusion criteria, 40 postgraduate researches related to the subject were identified, demonstrating the relevance of the university in the formation of the subjects' socio-environmental awareness, with different initiatives for the environmental approach in the curriculum. The term Ambientalization Curriculum has been a tendency in the researches to refer to the environmental approach in Higher Education. In spite of the role played by universities, they still face barriers and obstacles regarding the presence of Environmental Education in the formative process, mainly of basic education teachers, and resistance from some institutional sectors, among other factors. Advancing in the process of incorporating environmental issues, involving teaching, research, extension and management in order to promote the culture of sustainability, is a challenge to be overcome by higher education institutions in the countryRepositório AbertoGomes, Luís AlipioBrasileiro, Tânia Suely AzevedoCaeiro, Sandra2021-09-28T12:14:59Z20202021-09-17T14:12:35Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11120por2525-8761cv-prod-239178610.34117/bjdv6n10-214info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:37:57Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:35.698258Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura Environmental education and higher educcation: a systematic literature review |
title |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura |
spellingShingle |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura Gomes, Luís Alipio Educação superior Sustentabilidade Ambientalização curricular Higher education Sustainability Curricular ambientalization ODS::04:Educação de Qualidade ODS::06:Água Potável e Saneamento ODS::07:Energias Renováveis e Acessíveis ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis ODS::12:Produção e Consumo Sustentáveis ODS::13:Ação Climática ODS::14:Proteger a Vida Marinha ODS::15:Proteger a Vida Terrestre |
title_short |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura |
title_full |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura |
title_sort |
Educação ambiental e educação superior: uma revisão sistemática da literatura |
author |
Gomes, Luís Alipio |
author_facet |
Gomes, Luís Alipio Brasileiro, Tânia Suely Azevedo Caeiro, Sandra |
author_role |
author |
author2 |
Brasileiro, Tânia Suely Azevedo Caeiro, Sandra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luís Alipio Brasileiro, Tânia Suely Azevedo Caeiro, Sandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior Sustentabilidade Ambientalização curricular Higher education Sustainability Curricular ambientalization ODS::04:Educação de Qualidade ODS::06:Água Potável e Saneamento ODS::07:Energias Renováveis e Acessíveis ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis ODS::12:Produção e Consumo Sustentáveis ODS::13:Ação Climática ODS::14:Proteger a Vida Marinha ODS::15:Proteger a Vida Terrestre |
topic |
Educação superior Sustentabilidade Ambientalização curricular Higher education Sustainability Curricular ambientalization ODS::04:Educação de Qualidade ODS::06:Água Potável e Saneamento ODS::07:Energias Renováveis e Acessíveis ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis ODS::12:Produção e Consumo Sustentáveis ODS::13:Ação Climática ODS::14:Proteger a Vida Marinha ODS::15:Proteger a Vida Terrestre |
description |
A universidade tem um papel importante na formação de profissionais comprometidos com a sustentabilidade socioambiental. Em décadas recentes registrou-se uma significativa produção científica sobre a abordagem da temática socioambiental na Educação Superior. Este artigo tem como objetivo analisar a relação entre Educação Ambiental e a Educação Superior na formação de bacharéis e licenciados. Para isso, fez-se uso da Revisão Sistemática de Literatura, que consiste em uma metodologia rigorosa para identificar pesquisas sobre o tema, aplicando métodos explícitos e sistematizados de busca, avaliação e validação dos estudos encontrados. A base de dados foi o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), no período de 2009 a 2019. Após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, foram identificadas 40 pesquisas de pós-graduação relacionadas ao tema, demonstrando a relevância da universidade na formação da consciência socioambiental dos sujeitos, com diferentes iniciativas para a abordagem ambiental no currículo. O termo Ambientalização Curricular tem sido uma tendência nas pesquisas para se referir a abordagem ambiental na Educação Superior. Em que pese o papel exercido pelas universidades, ainda se enfrentam barreiras e obstáculos com relação a presença da Educação Ambiental no processo formativo, principalmente de professores da educação básica, e a resistência por parte de alguns setores institucionais, dentre outros fatores. Avançar no processo de incorporação da temática ambiental, envolvendo o ensino, a pesquisa, a extensão e a gestão a fim de promover a cultura da sustentabilidade, é um desafio a ser superado pelas instituições de ensino superior no país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-09-28T12:14:59Z 2021-09-17T14:12:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11120 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2525-8761 cv-prod-2391786 10.34117/bjdv6n10-214 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135093705408512 |