A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Inês Ribeiro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/82529
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)
id RCAP_b6e0b07569a818575421087cd0f296bc
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82529
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacionalThe assessment of teaching performance in a case study: an organizational sociological approachAvaliação desempenho docenteCarreiraEscola DemocráticaTeacher performance evaluation (ADD)CareerDemocratic SchoolCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)As constantes alterações nas políticas educativas a que assistimos ao longo dos anos, refletem se no ambiente organizacional escolar e na vida profissional e pessoal dos seus agentes. O tema da “Avaliação” ligado à melhoria de prestação de serviços, tem estado presente na vida das pessoas e na educação. Tudo passou a ser mensurável: escolas, alunos, professores, e nada nem ninguém escapa a este paradigma. Esta investigação resulta da vontade de compreender as razões da implementação da Avaliação de Desempenho Docente (ADD) no nosso sistema educativo e o seu impacto no quotidiano dos professores. Para a concretização deste objetivo, recorremos ao método de estudo de caso, o qual incidiu num agrupamento de escolas da periferia da cidade de Guimarães. Desenvolvido a partir de uma análise sociológica, partiu de uma visão híbrida (Racional-Burocrática e Política) que nos permitiu aceder e interpretar as diretrizes normativas e as ações dos professores face à ADD. Com recurso a uma metodologia qualitativa, conta com a aplicação de inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas e análise documental no estudo de caso. Os dados obtidos permitiram confirmar o impacto negativo que a ADD tem provocado no ambiente escolar, transportando para seu interior: mais ansiedade, conflitualidade e degradação interpessoal, competitividade, sentimentos de injustiça e desmotivação nos professores. Este desânimo tem repercussão na saúde e bem-estar dos professores, nas suas práticas educativas e na qualidade do ensino. Outros constrangimentos identificados na ADD, referem, a existência de quotas para as menções de “Muito Bom” e “Excelente”. Estas têm provocado inúmeras injustiças, excluindo muitos docentes de progredir na carreira, uma vez que num agrupamento apenas 25% têm acesso a estas classificações. Os docentes apontam também a falta de transparência e de imparcialidade por parte dos avaliadores. Como recomendação para o futuro, os atores do nosso estudo entendem que os avaliadores deveriam ter formação específica em Avaliação e atentam que a ADD não contribui para a melhoria da qualidade do ensino / aprendizagens dos alunos.The constant shifts in educational politics we have witnessed over the years are reflected in the school’s organizational environment, and in the professional and personal lives of its agents. The theme “Evaluation”, associated with the improvement of service provision, has been present in people's lives and in education. Everything became measurable: schools, students, teachers, and nothing and no one escapes this paradigm. This investigation results from the desire to understand the reasons behind the employment of the Teacher Performance Assessment (ADD) in our educational system, as well as the impact it has had on the daily lives of teachers. To achieve this objective, we used the case study method, which focused on a group of schools on the outskirts of the city of Guimarães. Developed from a sociological analysis, started from a hybrid vision (Rational-Bureaucratic and Political) that allowed us to access and interpret the normative guidelines and the teachers' position towards ADD. Using a qualitative methodology, it has the application of surveys, semi-structured interviews, and document analysis in the case study. The obtained data allowed us to confirm the negative impact that ADD has caused in the organizational environment of schools, bringing to their interior: more anxiety, conflict and interpersonal degradation, competitiveness, feelings of injustice and demotivation in teachers. This discouragement has repercussions on the health and well-being of teachers, on their educational practices, and on the quality of teaching. Other constraints were also identified in ADD, namely the existence of quotas for “Very Good” and “Excellent” mentions, which has caused several injustice cases in schools, excluding many teachers from advancing in their careers, since only (25%) of the teachers in a school group have access to these ratings. The teachers concerned in the matter mention the lack of transparency and impartiality from evaluators. As a recommendation for the future, the subjects of our study believe that evaluators should go through a more specific training in Evaluation, and note that ADD does not contribute towards improving the quality of teaching, nor student learning.Silva, Daniela Andrade Vilaverde eUniversidade do MinhoSousa, Maria Inês Ribeiro de2022-11-252022-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/82529por203173481info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/82529Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:28.195618Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
The assessment of teaching performance in a case study: an organizational sociological approach
title A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
spellingShingle A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
Sousa, Maria Inês Ribeiro de
Avaliação desempenho docente
Carreira
Escola Democrática
Teacher performance evaluation (ADD)
Career
Democratic School
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
title_full A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
title_fullStr A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
title_full_unstemmed A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
title_sort A avaliação de desempenho docente num estudo de caso: uma abordagem sociológica organizacional
author Sousa, Maria Inês Ribeiro de
author_facet Sousa, Maria Inês Ribeiro de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Inês Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação desempenho docente
Carreira
Escola Democrática
Teacher performance evaluation (ADD)
Career
Democratic School
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Avaliação desempenho docente
Carreira
Escola Democrática
Teacher performance evaluation (ADD)
Career
Democratic School
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (especialização em Administração Educacional)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25
2022-11-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/82529
url https://hdl.handle.net/1822/82529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203173481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132822982623232