Alunos socialmente ativos na Escola: estratégias de ação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Maria Paula Reis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9994
Resumo: O presente trabalho de projeto insere-se no âmbito de implementação de ações estratégicas, que visem a ampliação dos espaços de participação contribuindo para o progresso da participação dos alunos na vida da escola, tornando-os socialmente mais ativos, rumo à melhoria dos resultados sociais, implementando na escola uma cultura democrática participativa. Segundo Carbonelll Sebarroja (2001, p.108), em relação ao “défice democrático na escola pública”, este refere que hoje em dia a escola é um dos espaços públicos privilegiados para levar a cabo o ideal democrático. A escola no âmbito das possibilidades previstas nos diplomas legais, ao nível da sua autonomia, terá que ser inovadora no sentido de encontrar mais espaços de participação dos alunos, de forma a promover uma maior responsabilização em termos de objetivos comuns, numa perspetiva, como refere Pereira (2009), de uma educação ‘pela’, em vez de uma educação ‘para’ a democracia. Para tal há a necessidade de construir um dispositivo de intervenção, em coerência com os documentos estruturantes da organização e de todos os seus órgãos de administração e gestão, que permita implementar ações estratégicas que visem a ampliação dos espaços de participação dos alunos na vida da escola, tornando-os socialmente mais ativos, instituindo a mudança e a inovação na cultura de trabalho como um dos aspetos chave para o sucesso organizacional. O trabalho de projeto foi realizado numa escola pública dos 2.º e 3.º ciclos e a amostra do estudo, foi composta por 411 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e 35 professores Diretores de Turma. Os instrumentos de recolha de dados foram dois inquéritos por questionário, um para aplicar aos alunos, e outro aos Diretores de Turma, e a análise de conteúdo dos documentos orientadores da escola. Os resultados mostraram que os alunos são socialmente pouco ativos na vida social da escola, possuindo uma débil participação na vida da escola, quer ao nível dos documentos orientadores, quer na sua representação nos diferentes órgãos. No plano de ação estratégico, é apresentado um conjunto de propostas, que pretendem constituir-se como um dispositivo que permita debelar esta fragilidade.
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A escola no âmbito das possibilidades previstas nos diplomas legais, ao nível da sua autonomia, terá que ser inovadora no sentido de encontrar mais espaços de participação dos alunos, de forma a promover uma maior responsabilização em termos de objetivos comuns, numa perspetiva, como refere Pereira (2009), de uma educação ‘pela’, em vez de uma educação ‘para’ a democracia. Para tal há a necessidade de construir um dispositivo de intervenção, em coerência com os documentos estruturantes da organização e de todos os seus órgãos de administração e gestão, que permita implementar ações estratégicas que visem a ampliação dos espaços de participação dos alunos na vida da escola, tornando-os socialmente mais ativos, instituindo a mudança e a inovação na cultura de trabalho como um dos aspetos chave para o sucesso organizacional. O trabalho de projeto foi realizado numa escola pública dos 2.º e 3.º ciclos e a amostra do estudo, foi composta por 411 alunos dos 2.º e 3.º ciclos e 35 professores Diretores de Turma. Os instrumentos de recolha de dados foram dois inquéritos por questionário, um para aplicar aos alunos, e outro aos Diretores de Turma, e a análise de conteúdo dos documentos orientadores da escola. Os resultados mostraram que os alunos são socialmente pouco ativos na vida social da escola, possuindo uma débil participação na vida da escola, quer ao nível dos documentos orientadores, quer na sua representação nos diferentes órgãos. No plano de ação estratégico, é apresentado um conjunto de propostas, que pretendem constituir-se como um dispositivo que permita debelar esta fragilidade.This project work is part of the implementation of strategic actions aimed at expanding participation spaces contributing to the progress of student participation in school life, making them socially more active, towards the improvement of social outcomes, implementing in school a participatory democratic culture. According to Carbonelll Sebarroja (2001, p.108), in relation to the “democratic deficit in the public school”, he says that today the school is one of the privileged public spaces to achieve the democratic ideal. The school within the scope of the possibilities provided for in the legal diplomas, in terms of its autonomy, will have to be innovative in order to find more spaces for student participation, in order to promote greater accountability in terms of common goals, from a perspective, as stated. Pereira (2009), from a 'by' education rather than an 'to' democracy education. To this end there is a need to build an intervention device, consistent with the structuring documents of the organization and all its administration and management bodies, which will allow the implementation of strategic actions aimed at expanding the student participation spaces in school life, making them more socially active, instituting change and innovation in the work culture as one of the key aspects of organizational success. The project work was carried out in a public school of the 2nd and 3rd cycles and the study sample consisted of 411 students of the 2nd and 3rd cycles and 35 Class Director Teachers. The data collection instruments were two questionnaire surveys, one to be applied to students, and one to Class Directors, and the content analysis of school guidance documents. The results showed that the students are socially little active in the social life of the school, having a weak participation in the school life, either at the level of the guiding documents, or in their representation in the different organs. In the strategic action plan, a set of proposals is presented, which aim to constitute a device to overcome this weakness.2020-07-08T10:18:03Z2020-05-05T00:00:00Z2020-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/9994porMagalhães, Maria Paula Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:57:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/9994Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:40.556028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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