A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3019 |
Resumo: | O conceito de Economia Circular assenta na produção consciente de impactos ambientais, no consumo mais sustentável e mais responsável, na gestão eficiente dos resíduos e numa legislação abrangente e responsabilizadora, desenvolvendo uma consciência ambiental, um consumo consciente, o crescimento económico e a geração de emprego. O presente relatório de estágio apresenta e analisa a construção e implementação de um projeto sobre Economia Circular com um grupo de 20 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º ano de escolaridade). Através da realização de diversas atividades interdisciplinares pretendeu-se contribuir para a responsabilização dos alunos perante o ambiente, dando-lhes a possibilidade de adquirir informação, de refletir e de debater acerca de comportamentos que devemos adotar para um planeta mais sustentável. Esta investigação teve implicações positivas nas competências comportamentais dos alunos, sensibilizando-os para práticas amigas do ambiente. Constata-se que a maioria dos alunos percebeu a necessidade de mudarmos urgentemente as nossas atitudes face ao ambiente. Palavras-chave: Educação ambiental; planeta sustentável; práticas amigas do ambiente; mudança. |
id |
RCAP_b70cd28cc81359a3b1098df3cc00d478 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3019 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidadeEnsino Básico (1º ciclo)Educação ambientalEconomia circularSustentabilidadeO conceito de Economia Circular assenta na produção consciente de impactos ambientais, no consumo mais sustentável e mais responsável, na gestão eficiente dos resíduos e numa legislação abrangente e responsabilizadora, desenvolvendo uma consciência ambiental, um consumo consciente, o crescimento económico e a geração de emprego. O presente relatório de estágio apresenta e analisa a construção e implementação de um projeto sobre Economia Circular com um grupo de 20 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º ano de escolaridade). Através da realização de diversas atividades interdisciplinares pretendeu-se contribuir para a responsabilização dos alunos perante o ambiente, dando-lhes a possibilidade de adquirir informação, de refletir e de debater acerca de comportamentos que devemos adotar para um planeta mais sustentável. Esta investigação teve implicações positivas nas competências comportamentais dos alunos, sensibilizando-os para práticas amigas do ambiente. Constata-se que a maioria dos alunos percebeu a necessidade de mudarmos urgentemente as nossas atitudes face ao ambiente. Palavras-chave: Educação ambiental; planeta sustentável; práticas amigas do ambiente; mudança.2021-08-04T16:16:27Z2021-07-30T00:00:00Z2021-07-302021-07-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3019TID:202751988porCastro, Júlia Catarina Nevesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3019Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:43.090690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade |
title |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade |
spellingShingle |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade Castro, Júlia Catarina Neves Ensino Básico (1º ciclo) Educação ambiental Economia circular Sustentabilidade |
title_short |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade |
title_full |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade |
title_fullStr |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade |
title_sort |
A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade |
author |
Castro, Júlia Catarina Neves |
author_facet |
Castro, Júlia Catarina Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Júlia Catarina Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Básico (1º ciclo) Educação ambiental Economia circular Sustentabilidade |
topic |
Ensino Básico (1º ciclo) Educação ambiental Economia circular Sustentabilidade |
description |
O conceito de Economia Circular assenta na produção consciente de impactos ambientais, no consumo mais sustentável e mais responsável, na gestão eficiente dos resíduos e numa legislação abrangente e responsabilizadora, desenvolvendo uma consciência ambiental, um consumo consciente, o crescimento económico e a geração de emprego. O presente relatório de estágio apresenta e analisa a construção e implementação de um projeto sobre Economia Circular com um grupo de 20 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º ano de escolaridade). Através da realização de diversas atividades interdisciplinares pretendeu-se contribuir para a responsabilização dos alunos perante o ambiente, dando-lhes a possibilidade de adquirir informação, de refletir e de debater acerca de comportamentos que devemos adotar para um planeta mais sustentável. Esta investigação teve implicações positivas nas competências comportamentais dos alunos, sensibilizando-os para práticas amigas do ambiente. Constata-se que a maioria dos alunos percebeu a necessidade de mudarmos urgentemente as nossas atitudes face ao ambiente. Palavras-chave: Educação ambiental; planeta sustentável; práticas amigas do ambiente; mudança. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-04T16:16:27Z 2021-07-30T00:00:00Z 2021-07-30 2021-07-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3019 TID:202751988 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3019 |
identifier_str_mv |
TID:202751988 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131633094230016 |