A economia circular no 1º ciclo do ensino básico? Educar para o ambiente e para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Júlia Catarina Neves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3019
Resumo: O conceito de Economia Circular assenta na produção consciente de impactos ambientais, no consumo mais sustentável e mais responsável, na gestão eficiente dos resíduos e numa legislação abrangente e responsabilizadora, desenvolvendo uma consciência ambiental, um consumo consciente, o crescimento económico e a geração de emprego. O presente relatório de estágio apresenta e analisa a construção e implementação de um projeto sobre Economia Circular com um grupo de 20 alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º ano de escolaridade). Através da realização de diversas atividades interdisciplinares pretendeu-se contribuir para a responsabilização dos alunos perante o ambiente, dando-lhes a possibilidade de adquirir informação, de refletir e de debater acerca de comportamentos que devemos adotar para um planeta mais sustentável. Esta investigação teve implicações positivas nas competências comportamentais dos alunos, sensibilizando-os para práticas amigas do ambiente. Constata-se que a maioria dos alunos percebeu a necessidade de mudarmos urgentemente as nossas atitudes face ao ambiente. Palavras-chave: Educação ambiental; planeta sustentável; práticas amigas do ambiente; mudança.
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