O ensino da arquitetura militar no Colégio de Santo Antão no século XVII
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/19148 |
Resumo: | A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa Católica que, tendo sido criada em meados do século XVI, se distinguia das restantes devido aos seus métodos de conversão através do ensino. Para este efeito, os seus membros, os Jesuítas, criaram diversos colégios em todos os países onde tinham influência, incluindo Portugal, onde foi aberto o Colégio de Santo Antão em Lisboa. Apesar de já se tratar de uma matéria existente desde o início do século XVII, é especulado que o ensino da Arquitetura Militar em Portugal ganhou bastante relevância com o começo da Guerra da Restauração da Independência em 1640, devido à necessidade do país se defender contra a ameaça Espanhola, sendo que a disciplina continuou a ser valorizada por futuros monarcas, que pretendiam evitar que Portugal perdesse a sua independência novamente. Esta dissertação pretende estudar o ensino da disciplina no Colégio de Santo Antão através da análise de um importante documento que foi redigido por Luís Gonzaga, padre jesuíta e professor no Colégio, para orientar as suas aulas sobre Arquitetura Militar, assim como o contexto Português e Europeu no qual este documento foi escrito, como forma de entender a quantidade de conhecimento que já existia sobre esta disciplina em Portugal no final do século XVII. |
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O ensino da arquitetura militar no Colégio de Santo Antão no século XVIIJesuítasCiênciaArquiteturaPortugalJesuitsScienceArchitectureA Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa Católica que, tendo sido criada em meados do século XVI, se distinguia das restantes devido aos seus métodos de conversão através do ensino. Para este efeito, os seus membros, os Jesuítas, criaram diversos colégios em todos os países onde tinham influência, incluindo Portugal, onde foi aberto o Colégio de Santo Antão em Lisboa. Apesar de já se tratar de uma matéria existente desde o início do século XVII, é especulado que o ensino da Arquitetura Militar em Portugal ganhou bastante relevância com o começo da Guerra da Restauração da Independência em 1640, devido à necessidade do país se defender contra a ameaça Espanhola, sendo que a disciplina continuou a ser valorizada por futuros monarcas, que pretendiam evitar que Portugal perdesse a sua independência novamente. Esta dissertação pretende estudar o ensino da disciplina no Colégio de Santo Antão através da análise de um importante documento que foi redigido por Luís Gonzaga, padre jesuíta e professor no Colégio, para orientar as suas aulas sobre Arquitetura Militar, assim como o contexto Português e Europeu no qual este documento foi escrito, como forma de entender a quantidade de conhecimento que já existia sobre esta disciplina em Portugal no final do século XVII.The Society of Jesus was a catholic religious order that, having been created in the middle of the 16th century, distinguished itself from the rest with their method of conversion through education. To accomplish this, its members, the Jesuits, created several colleges in countries where they had influence, including Portugal, where the College of Santo Antão was opened. Though already an existing subject since the beginning of the 17th century, it is speculated that the teaching of Military Architecture gained a lot of relevance with the beginning of the Portuguese War of Independence in 1640 due to the necessity that the country had to defend itself against the Spanish threat, though the discipline continued to be highly valued by future monarchs, who sought to prevent Portugal from losing its independency again. This dissertation’s goal is to study the teaching of this discipline in the College of Santo Antão through the analysis of an important document that was used by Luis Gonzaga, a Jesuit priest and professor in the College, to guide his classes on Military Architecture, as well as the Portuguese and European context in which the document was written, as a way of understanding the amount of knowledge that existed regarding this discipline in Portugal at the end of the 17th Century.2019-12-12T15:45:05Z2019-12-02T00:00:00Z2019-12-022019-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/19148TID:202321053porDesterro, Diogo Filipe de Gouveiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:30:51Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/19148Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:51.115210Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A Companhia de Jesus foi uma ordem religiosa Católica que, tendo sido criada em meados do século XVI, se distinguia das restantes devido aos seus métodos de conversão através do ensino. Para este efeito, os seus membros, os Jesuítas, criaram diversos colégios em todos os países onde tinham influência, incluindo Portugal, onde foi aberto o Colégio de Santo Antão em Lisboa. Apesar de já se tratar de uma matéria existente desde o início do século XVII, é especulado que o ensino da Arquitetura Militar em Portugal ganhou bastante relevância com o começo da Guerra da Restauração da Independência em 1640, devido à necessidade do país se defender contra a ameaça Espanhola, sendo que a disciplina continuou a ser valorizada por futuros monarcas, que pretendiam evitar que Portugal perdesse a sua independência novamente. Esta dissertação pretende estudar o ensino da disciplina no Colégio de Santo Antão através da análise de um importante documento que foi redigido por Luís Gonzaga, padre jesuíta e professor no Colégio, para orientar as suas aulas sobre Arquitetura Militar, assim como o contexto Português e Europeu no qual este documento foi escrito, como forma de entender a quantidade de conhecimento que já existia sobre esta disciplina em Portugal no final do século XVII. |
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