Suspension parameters analysis for different track conditions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José Diogo Gonçalves de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/77628
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica (especialização em Sistemas Mecatrónicos)
id RCAP_b70e8b123e65fbb6881dd2393588bb96
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77628
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Suspension parameters analysis for different track conditionsDinâmica de veículosEstimativa do contactoModelo de pneuSimulaçõesSistemas multicorpoContact estimationMultibody systemsSimulationsTire force modelVehicle dynamicsEngenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica (especialização em Sistemas Mecatrónicos)Este trabalho, aqui apresentado, tem como objetivo o estudo do comportamento do sistema de suspensão de um veículo ao atravessar estradas com obstáculos, como lombas ou buracos. Para atingir este objetivo, uma vasta revisão literária foi feita. Sendo este um tópico extenso, três tipos de revisão foram feitos. Primeiro, a um estudo global à tecnologia usava hoje em dia em pneus e nos sistemas de suspensão de veículos foi compilado. Uma breve menção à cinemática de veículos é empreendida. De seguida, a dinâmica do contacto pneu/solo é sistematicamente explanada, para compreender os diversos modelos de pneu (força) existentes. Adicionalmente, os conceitos fundamentais da análise da dinâmica multicorpo são expostos para justificar a modelação do veículo como um sistema multicorpo. Com toda a teoria apresentada, os conceitos previamente explicados são aplicados na prática para a formulação de um método que visa estimar a trajetória de um veículo atravessando uma qualquer estrada. O primeiro passo a executar é a escolha do modelo de pneu a utilizar. Percebe-se que se deve usar modelos matemáticos, culminando na escolha da Magic Formula. Os passos seguintes consistem na introdução de uma metodologia, que estima o contacto entre um pneu e o solo, para simular as dinâmicas pneu/solo de um veículo. Dois métodos diferentes são expostos: o primeiro para estradas completamente planas, sem obstáculos; o segundo, para estradas com obstáculos, como lombas ou buracos. Este modelo é posteriormente inserido num programa de análise das dinâmicas multicorpo, MUBODYNA3D, e diversas simulações são realizadas. Estas simulações começam pela definição do veículo como um sistema multicorpo, com corpos conectados por juntas cinemáticas. As primeiras simulações são realizadas numa estrada plana para validar os modelos e metodologias previamente criadas. O integrador, que integra os resultados das equações do movimento para prever a trajetória, é refinado. Finalmente, simulações com estradas com obstáculos são geradas. Por fim, os resultados dessas simulações são discutidos, percebendo-se que apresentam um valor inesperado. Ao atravessar um obstáculo, as rodas perdem o contacto com a superfície, provocando a descolagem do carro. No entanto, é concluído que a análise de sistemas multicorpo é de extrema relevância para a simulação de realidades complexas, produzindo resultados precisos.This work, hereby presented, has a primary target of studying the behaviour of a road vehicle’s suspension system, while it is traversing roads with big obstacles, such as potholes or speed bumps/humps. To accomplish this task, a broad literature review was made. Since this is an extensive topic, three types of review were made. Firstly, an overview of the state-of-the-art technology used in tires and suspension systems nowadays is compiled. A brief mention to vehicle kinematics is also made. Then, the dynamics of the contact tire/road are systematically explained, in order to understand the diverse tire force models that exist. Lastly, a rundown of the fundamental concepts of multibody dynamics analysis is exposed to substantiate the modelling of a vehicle as a multibody system later on. With the theory behind, all concepts previously abridged are put to practice, into the formulation of a method to estimate the trajectory of a vehicle crossing a certain road. The first step to execute this is to choose the tire force model to use. It is seen that, in this case, the mathematical models are the best choice, which culminates in the selection of the Magic Formula model. The following steps consist of introducing the contact estimation methodology created to simulate the tire/road dynamics of a vehicle. Two different methods are exposed: the first for fully flat roads, with no obstacles; the second, for road that possess obstacles, like bumps for example. This model is then inserted into a multibody dynamics analysis program, MUBODYNA3D, and some forward dynamic simulations are performed. These simulations start with the definition of the vehicle as a multibody system, with bodies connected by kinematic joints. The first simulations are performed in flat roads to validate the models and methodologies created. The solver, that integrates the results of the equations of motion to predict the trajectory, are then refined. Finally, simulations using roads with obstacles are conducted and the results analysed. In the end, the simulations result in some unexpected behaviour from the vehicle. While crossing an obstacle, it tends to lose contact with the surface and, thus, lift off the road, which is unrealistic. Nonetheless, it is concluded that multibody systems analysis is extremely important to simulate and analyse complex realities, with precise results.Flores, PauloMarques, FilipeUniversidade do MinhoCarvalho, José Diogo Gonçalves de2022-02-012022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/77628eng202960307info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77628Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:15.124334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Suspension parameters analysis for different track conditions
title Suspension parameters analysis for different track conditions
spellingShingle Suspension parameters analysis for different track conditions
Carvalho, José Diogo Gonçalves de
Dinâmica de veículos
Estimativa do contacto
Modelo de pneu
Simulações
Sistemas multicorpo
Contact estimation
Multibody systems
Simulations
Tire force model
Vehicle dynamics
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Suspension parameters analysis for different track conditions
title_full Suspension parameters analysis for different track conditions
title_fullStr Suspension parameters analysis for different track conditions
title_full_unstemmed Suspension parameters analysis for different track conditions
title_sort Suspension parameters analysis for different track conditions
author Carvalho, José Diogo Gonçalves de
author_facet Carvalho, José Diogo Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Flores, Paulo
Marques, Filipe
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José Diogo Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Dinâmica de veículos
Estimativa do contacto
Modelo de pneu
Simulações
Sistemas multicorpo
Contact estimation
Multibody systems
Simulations
Tire force model
Vehicle dynamics
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Dinâmica de veículos
Estimativa do contacto
Modelo de pneu
Simulações
Sistemas multicorpo
Contact estimation
Multibody systems
Simulations
Tire force model
Vehicle dynamics
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica (especialização em Sistemas Mecatrónicos)
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-01
2022-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77628
url https://hdl.handle.net/1822/77628
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 202960307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133016501518336