Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Diogo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Portugal Ferreira, Luís, Baião, Cristina, Machado, Mariana, Pinto Gomes, Carlos, Meireles, Catarina
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/37138
Resumo: O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do seminário conjunto do XVI Seminário Internacional de Gestão e Conservação da Biodiversidade e do Primeiro Seminário do projeto Zimbral for LIFE, tem como objetivo identificar, ainda que de forma sucinta, a flora e vegetação psamófila do Distrito biogeográfico Sadense, dando especial destaque aos zimbrais dunares costeiros. Este território português singular, caracterizado pelos seus táxones vegetais psamófilos, endémicos, com distribuição restrita ou com ótimo ecológico neste Distrito, é um local de grande interesse botânico, percorrido por grandes estudiosos da flora ou da fitossociologia, como Braun-Blanquet, Pinto da Silva, Rivas-Martínez, Carlos Neto, entre muitos outros. Dos vários trabalhos produzidos neste contexto salientam-se os de: Rivas-Martínez et al. (1990) e Neto (2002). O presente guia de campo tem como objetivo apoiar este itinerário botânico, retratando os principais aspetos biofísicos dos locais visitados e dos trajetos entre eles. A escolha do traçado geobotânico foi feita com o objetivo de destacar alguns aspetos particulares da diversidade florística e fitocenótica presente neste território.
id RCAP_b7129f657e050be495602d978eb5dff7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/37138
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território SadenseExcursãoFloraPsamófiloVegetaçãoZimbralO presente trabalho, desenvolvido no âmbito do seminário conjunto do XVI Seminário Internacional de Gestão e Conservação da Biodiversidade e do Primeiro Seminário do projeto Zimbral for LIFE, tem como objetivo identificar, ainda que de forma sucinta, a flora e vegetação psamófila do Distrito biogeográfico Sadense, dando especial destaque aos zimbrais dunares costeiros. Este território português singular, caracterizado pelos seus táxones vegetais psamófilos, endémicos, com distribuição restrita ou com ótimo ecológico neste Distrito, é um local de grande interesse botânico, percorrido por grandes estudiosos da flora ou da fitossociologia, como Braun-Blanquet, Pinto da Silva, Rivas-Martínez, Carlos Neto, entre muitos outros. Dos vários trabalhos produzidos neste contexto salientam-se os de: Rivas-Martínez et al. (1990) e Neto (2002). O presente guia de campo tem como objetivo apoiar este itinerário botânico, retratando os principais aspetos biofísicos dos locais visitados e dos trajetos entre eles. A escolha do traçado geobotânico foi feita com o objetivo de destacar alguns aspetos particulares da diversidade florística e fitocenótica presente neste território.Universidade de Évora2024-07-23T08:51:35Z2024-07-232024-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/37138http://hdl.handle.net/10174/37138porSá Diogo., Portugal Ferreira L., Baião C., Machado M., Pinto Gomes C. e Meireles C. (2024). Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense. Universidade de Évora.978-972-778-399-143simnaodiogo.sa@uevora.ptlfplaf@uevora.ptcmb@uevora.ptmrmachado@uevora.ptcpgomes@uevora.ptcmeireles@uevora.pt593Sá, DiogoPortugal Ferreira, LuísBaião, CristinaMachado, MarianaPinto Gomes, CarlosMeireles, Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-07-30T01:46:50Zoai:dspace.uevora.pt:10174/37138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-07-30T01:46:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense
title Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense
spellingShingle Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense
Sá, Diogo
Excursão
Flora
Psamófilo
Vegetação
Zimbral
title_short Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense
title_full Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense
title_fullStr Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense
title_full_unstemmed Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense
title_sort Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense
author Sá, Diogo
author_facet Sá, Diogo
Portugal Ferreira, Luís
Baião, Cristina
Machado, Mariana
Pinto Gomes, Carlos
Meireles, Catarina
author_role author
author2 Portugal Ferreira, Luís
Baião, Cristina
Machado, Mariana
Pinto Gomes, Carlos
Meireles, Catarina
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Diogo
Portugal Ferreira, Luís
Baião, Cristina
Machado, Mariana
Pinto Gomes, Carlos
Meireles, Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Excursão
Flora
Psamófilo
Vegetação
Zimbral
topic Excursão
Flora
Psamófilo
Vegetação
Zimbral
description O presente trabalho, desenvolvido no âmbito do seminário conjunto do XVI Seminário Internacional de Gestão e Conservação da Biodiversidade e do Primeiro Seminário do projeto Zimbral for LIFE, tem como objetivo identificar, ainda que de forma sucinta, a flora e vegetação psamófila do Distrito biogeográfico Sadense, dando especial destaque aos zimbrais dunares costeiros. Este território português singular, caracterizado pelos seus táxones vegetais psamófilos, endémicos, com distribuição restrita ou com ótimo ecológico neste Distrito, é um local de grande interesse botânico, percorrido por grandes estudiosos da flora ou da fitossociologia, como Braun-Blanquet, Pinto da Silva, Rivas-Martínez, Carlos Neto, entre muitos outros. Dos vários trabalhos produzidos neste contexto salientam-se os de: Rivas-Martínez et al. (1990) e Neto (2002). O presente guia de campo tem como objetivo apoiar este itinerário botânico, retratando os principais aspetos biofísicos dos locais visitados e dos trajetos entre eles. A escolha do traçado geobotânico foi feita com o objetivo de destacar alguns aspetos particulares da diversidade florística e fitocenótica presente neste território.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-23T08:51:35Z
2024-07-23
2024-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/37138
http://hdl.handle.net/10174/37138
url http://hdl.handle.net/10174/37138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sá Diogo., Portugal Ferreira L., Baião C., Machado M., Pinto Gomes C. e Meireles C. (2024). Itinerário Geobotânico aos Habitats Dunares do Território Sadense. Universidade de Évora.
978-972-778-399-1
43
sim
nao
diogo.sa@uevora.pt
lfplaf@uevora.pt
cmb@uevora.pt
mrmachado@uevora.pt
cpgomes@uevora.pt
cmeireles@uevora.pt
593
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817546611504447488