Experiências vividas e educação: uma auto-socioanálise na perspectiva de uma trânsfuga
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84780 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, (especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas) |
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Experiências vividas e educação: uma auto-socioanálise na perspectiva de uma trânsfugaExpériences vécues et éducation: une auto-socioanalyse du point de vue d'une transfugeAuto-socioanáliseHistórias de vidaNão-reproduçãoSocializaçãoTrânsfugaAuto-socioanalyseNon-reproductionRécit de vieSocialisationTransfugeCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação, (especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)O presente trabalho aborda o tema das condições para a ascensão social de pessoas das classes populares. O objetivo é esclarecer o que pode acontecer em momentos chave neste processo de passagem de um meio social par outro. O estudo é concebido como um estudo de caso dedicado à história de vida de uma pessoa que é minuciosamente examinada. Mais precisamente: trata-se de uma auto-socioanálise, ou seja, a trajetória de vida analisada aqui é a da própria autora deste estudo. O trabalho parte do pressuposto, associado às teorias de Pierre Bourdieu, que o sistema de educação em muitos países, apesar do discurso democrático, tem uma tendência de contribuir para a reprodução das classes sociais. Assim, torna-se necessário explicar a não-reprodução, a ascensão social. Explicações sociológicas que dão ênfase à posição socioeconômico relativamente vantajosa daqueles que conseguem ascender são consideradas como não suficientes. Tentando (re)construir o percurso da minha vida, outras explicações que focam na formação de disposições no âmbito das diferentes fases da socialização estão sendo levadas em conta. De acordo com estas teorias, os processos do afastamento do meio social de origem e da aproximação a um novo meio acontecem passo a passo, impulsionados, muitas vezes, por acontecimentos pequenos que por si só parecem insignificantes mas que podem contribuir para iniciar uma trajetória de trânsfuga. Como resultado destaca-se a importância tanto dos fatores socio-estruturais como das constelações específicas para oferecer uma leitura da trajetória individual.Le présent travail aborde le thème des conditions d'ascension sociale des personnes issues des classes populaires. L'objectif est de clarifier ce qui peut se passer à des moments clés de ce processus de passage d'un milieu social à un autre. Ce travail est une étude de cas centrée sur l'histoire de vie d'une personne examinée en profondeur. Plus précisément : il s'agit d'une auto-socioanalyse, c'est-à dire que la trajectoire de vie analysée ici est celle de l'auteur de cette étude elle-même. Le travail part de l'hypothèse, associée aux théories de Pierre Bourdieu, que le système éducatif de nombreux pays, malgré le discours démocratique, a tendance à contribuer à la reproduction des classes sociales. Ainsi, il devient nécessaire d'expliquer la non-reproduction, l'ascension sociale. Les explications sociologiques qui soulignent la position socio-économique relativement avantageuse de ceux qui parviennent à s'élever sont considérées comme insuffisantes. En essayant de (re)construire le parcours de ma vie, d'autres explications axées sur la formation des dispositions au cours des différentes phases de socialisation sont prises en compte. Selon ces théories, les processus d'éloignement du milieu social d'origine et d'approche d'un nouvel environnement se font étape par étape, souvent sous l'impulsion de petits événements qui, en soi, semblent insignifiants mais qui peuvent contribuer à initier une trajectoire de transfuge. Comme résultat, l'importance des facteurs socio-structurels et des constellations spécifiques est mise en évidence pour offrir une lecture d'une trajectoire individuelle.Torres, Leonor LimaUniversidade do MinhoJennerjahn, Isabel Cristina Ferreira2022-04-082022-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84780por203013840info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84780Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:58.796636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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