A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Inês Pacheco de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5285
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b71847a5050e2c8c3eeaf58eeadcd902
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5285
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemasCriatividadeResolução de problemasResolução criativa de problemasPensamento divergenteGuilford, J.P.CreativityProblem solvingCreative problem solvingDivergent thinkingRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório tem dois objetivos. O primeiro é dar conta do trabalho realizado ao longo da prática de intervenção, realizada num contexto de 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, expondo evidências, avaliando tarefas e justificando opções tomadas. O segundo objetivo prende-se com a exposição do resultados de um estudo efetuado sobre a importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas. A metodologia usada neste estudo foi a investigação-ação, uma vez que permite uma análise mais fiel e contextualizada do meio a estudar. Para medir a capacidade de resolução criativa de problemas, bem como a sua evolução, foi realizado um teste preconizado por J.P. Guilford, que consiste em encontrar diversos usos para objetos comuns - neste caso o objeto estudado foi um clip de papel. Depois de analisados os dados recolhidos, concluiu-se que o tipo de tarefas promotoras das referidas competências podem ter uma influência positiva no desenvolvimento da resolução criativa de problemas. No entanto, devido à vastidão do conceitos “criatividade” e “resolução de problemas”, as conclusões foram retiradas diretamente da análise das respostas aos testes diagnóstico e final - como tal foi difícil, num tão curto período temporal (cerca de dois meses), medir a capacidade de resolução criativa de problemas de outra forma.ABSTRACT This report has two main goals. Firstly, it exposes part of the work had during the teaching practice, some activities, evidences of those activities, evaluation of the students’ work and other aspects of the intervention. It also exposes the results and analysis of a study that took place in the same context as the teaching practice. This study relates to how the activities developed in the classroom can affect the students’ creative problem solving skills. The methodology used in said study was action research. It was chosen mainly because it allows us to have a much more direct access to the subject and it also allows us to get more palpable and contextualized results. To assess the creative problem solving skill, a test was used. This test was first introduced to the scientific community by J.P. Guilford and it consists in finding different uses for everyday objects - in this particular case, the chosen object was a paper clip. After the results of the tests were analyzed, it was concluded that the type of activities that promote creative problem solving skills may have a positive influence in the development of said skills. However, due to the vastness of the concepts of “creativity” and “problem solving”, the conclusions were directly extracted from the analysis of the test results - taking this into account, it was hard to find another way to measure the evolution of creative problem solving skills in such a short period of time (approximately two months).Pinto, Mariana OliveiraRCIPLCastro, Inês Pacheco de2015-10-22T09:56:56Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5285TID:201371243porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5285Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:34.737690Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas
title A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas
spellingShingle A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas
Castro, Inês Pacheco de
Criatividade
Resolução de problemas
Resolução criativa de problemas
Pensamento divergente
Guilford, J.P.
Creativity
Problem solving
Creative problem solving
Divergent thinking
title_short A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas
title_full A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas
title_fullStr A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas
title_full_unstemmed A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas
title_sort A importância das tarefas realizadas em sala de aula no desenvolvimento da resolução criativa de problemas
author Castro, Inês Pacheco de
author_facet Castro, Inês Pacheco de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Mariana Oliveira
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Inês Pacheco de
dc.subject.por.fl_str_mv Criatividade
Resolução de problemas
Resolução criativa de problemas
Pensamento divergente
Guilford, J.P.
Creativity
Problem solving
Creative problem solving
Divergent thinking
topic Criatividade
Resolução de problemas
Resolução criativa de problemas
Pensamento divergente
Guilford, J.P.
Creativity
Problem solving
Creative problem solving
Divergent thinking
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-22T09:56:56Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5285
TID:201371243
url http://hdl.handle.net/10400.21/5285
identifier_str_mv TID:201371243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403398799360