Análise da urgência ginecológica e obstétrica segundo a metodologia Lean Thinking

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Armando David de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/45601
Resumo: Um dos desafios que se colocam ao Sistema Nacional de Saúde Português, centra se nos serviços de urgência hospitalar, atendendo, não apenas à taxa de insatisfação por parte dos clientes, bem como, à crescente preocupação com a segurança e qualidade dos cuidados prestados, fruto dos constrangimentos socioeconómicos que o pais enfrenta. A metodologia lean thinking carateriza-se por uma filosofia de gestão que visa o aumento do valor do produto para o cliente, envolvendo toda a estrutura organizacional na melhoria da qualidade e no combate ao desperdício. Desta forma, este projeto inovador teve como objetivo analisar o Serviço de Urgência Ginecológica e Obstétrica (SUGO) do Hospital Dr. Nélio Mendonça (HNM), segundo a metodologia Lean Thinking. Assim, adotou-se, como metodologia, a aplicação de dois instrumentos, o value stream mapping e o diagrama de esparguete, na identificação do fluxo/processo de produção, do cliente e do EESMO; foi, igualmente, aplicado um questionário de satisfação aos clientes que recorreram ao SUGO, com recurso à metodologia de projeto. Como resultados, identificámos desperdícios no fluxo de processamento da urgência do HNM (tempo de espera para triagem, tempo de transporte para SUGO e tempo de espera para a consulta médica); relativamente à satisfação das clientes, obtivemos a ponderação de excelente em 58,5%, seguido de muito bom com 32,7%, o EESMO foi o grupo profissional com maior percentagem de satisfação. Este trabalho permitiu concluir que a admissão diretamente pelo SUGO está associada a um menor tempo de espera comparativamente à admissão efetuada no serviço de urgência geral.
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