Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bicho, Maria Eugénia Bizai Marques
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16085
Resumo: Os comportamentos agressivos entre pares configuram-se um dos principais problemas das relações interpessoais em contexto escolar. Estas interações são fundamentais para o correto desenvolvimento psicológico e social da pessoa. A sua qualidade dependerá das competências emocionais adquiridas. A presente investigação visa perceber como se relacionam as experiências de agressão e vitimação com as competências emocionais. Recorreu-se a uma amostra de 297 estudantes de uma escola de ensino básico, da cidade de Évora. A recolha de informação foi realizada através da Escala de Comportamentos Interpessoais em Contexto Escolar (ECICE) e do Questionário de Inteligência Emocional (EQ-i:YV). Os resultados mostram a existência de relações negativas entre os comportamentos de bullying e as competências emocionais. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas nas situações de bullying e nas competências emocionais, em função de variáveis sociodemográficas e de caracterização escolar. Evidencia-se a importância da educação de competências emocionais na prevenção de comportamentos agressivos entre pares em contexto escolar; Aggressive behavior among peers and emotional skills in students of 5th, 6th and 7th grade Abstract: Aggressive behavior among peers configure it one of the main problems of interpersonal relationships in schools. These interactions are fundamental to the correct psychological and social development of the person. Their quality depends on the emotional skills acquired. Thus, this research aims to understand how to relate the experiences of aggression and victimization with emotional skills. A sample we used of 297 students of a school of basic education, the city of Évora. Data collection was performed by Interpersonal Behavior Scale in School Context (ECICE) and the EQ-i:YV. The results show the existence of negative relationships between the behaviors of bullying and emotional skills. It was also possible to verify statistically significant differences in bullying situations and emotional skills, according to sociodemographic variables and school characterization. The importance of education of emotional skills to prevent bullying among peers in schools is evident.
id RCAP_b71c3d23b260f36b6ef2951ca4ccd5b7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridadeComportamentos agressivos entre paresBullyingCompetências emocionaisInteligência emocionalAgressive behavior among peersBullyingEmotional skillsEmotional intelligenceOs comportamentos agressivos entre pares configuram-se um dos principais problemas das relações interpessoais em contexto escolar. Estas interações são fundamentais para o correto desenvolvimento psicológico e social da pessoa. A sua qualidade dependerá das competências emocionais adquiridas. A presente investigação visa perceber como se relacionam as experiências de agressão e vitimação com as competências emocionais. Recorreu-se a uma amostra de 297 estudantes de uma escola de ensino básico, da cidade de Évora. A recolha de informação foi realizada através da Escala de Comportamentos Interpessoais em Contexto Escolar (ECICE) e do Questionário de Inteligência Emocional (EQ-i:YV). Os resultados mostram a existência de relações negativas entre os comportamentos de bullying e as competências emocionais. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas nas situações de bullying e nas competências emocionais, em função de variáveis sociodemográficas e de caracterização escolar. Evidencia-se a importância da educação de competências emocionais na prevenção de comportamentos agressivos entre pares em contexto escolar; Aggressive behavior among peers and emotional skills in students of 5th, 6th and 7th grade Abstract: Aggressive behavior among peers configure it one of the main problems of interpersonal relationships in schools. These interactions are fundamental to the correct psychological and social development of the person. Their quality depends on the emotional skills acquired. Thus, this research aims to understand how to relate the experiences of aggression and victimization with emotional skills. A sample we used of 297 students of a school of basic education, the city of Évora. Data collection was performed by Interpersonal Behavior Scale in School Context (ECICE) and the EQ-i:YV. The results show the existence of negative relationships between the behaviors of bullying and emotional skills. It was also possible to verify statistically significant differences in bullying situations and emotional skills, according to sociodemographic variables and school characterization. The importance of education of emotional skills to prevent bullying among peers in schools is evident.Universidade de Évora2015-10-22T15:59:57Z2015-10-222015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16085http://hdl.handle.net/10174/16085TID:201068419porDepartamento de Psicologiaeugeniabizai@yohoo.com.ar681Bicho, Maria Eugénia Bizai Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:33Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:33.387268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
title Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
spellingShingle Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
Bicho, Maria Eugénia Bizai Marques
Comportamentos agressivos entre pares
Bullying
Competências emocionais
Inteligência emocional
Agressive behavior among peers
Bullying
Emotional skills
Emotional intelligence
title_short Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
title_full Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
title_fullStr Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
title_full_unstemmed Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
title_sort Comportamentos agressivos entre pares e competências emocionais em estudantes de 2º e 3º ciclos de escolaridade
author Bicho, Maria Eugénia Bizai Marques
author_facet Bicho, Maria Eugénia Bizai Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bicho, Maria Eugénia Bizai Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamentos agressivos entre pares
Bullying
Competências emocionais
Inteligência emocional
Agressive behavior among peers
Bullying
Emotional skills
Emotional intelligence
topic Comportamentos agressivos entre pares
Bullying
Competências emocionais
Inteligência emocional
Agressive behavior among peers
Bullying
Emotional skills
Emotional intelligence
description Os comportamentos agressivos entre pares configuram-se um dos principais problemas das relações interpessoais em contexto escolar. Estas interações são fundamentais para o correto desenvolvimento psicológico e social da pessoa. A sua qualidade dependerá das competências emocionais adquiridas. A presente investigação visa perceber como se relacionam as experiências de agressão e vitimação com as competências emocionais. Recorreu-se a uma amostra de 297 estudantes de uma escola de ensino básico, da cidade de Évora. A recolha de informação foi realizada através da Escala de Comportamentos Interpessoais em Contexto Escolar (ECICE) e do Questionário de Inteligência Emocional (EQ-i:YV). Os resultados mostram a existência de relações negativas entre os comportamentos de bullying e as competências emocionais. Foi ainda possível verificar diferenças estatisticamente significativas nas situações de bullying e nas competências emocionais, em função de variáveis sociodemográficas e de caracterização escolar. Evidencia-se a importância da educação de competências emocionais na prevenção de comportamentos agressivos entre pares em contexto escolar; Aggressive behavior among peers and emotional skills in students of 5th, 6th and 7th grade Abstract: Aggressive behavior among peers configure it one of the main problems of interpersonal relationships in schools. These interactions are fundamental to the correct psychological and social development of the person. Their quality depends on the emotional skills acquired. Thus, this research aims to understand how to relate the experiences of aggression and victimization with emotional skills. A sample we used of 297 students of a school of basic education, the city of Évora. Data collection was performed by Interpersonal Behavior Scale in School Context (ECICE) and the EQ-i:YV. The results show the existence of negative relationships between the behaviors of bullying and emotional skills. It was also possible to verify statistically significant differences in bullying situations and emotional skills, according to sociodemographic variables and school characterization. The importance of education of emotional skills to prevent bullying among peers in schools is evident.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-22T15:59:57Z
2015-10-22
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16085
http://hdl.handle.net/10174/16085
TID:201068419
url http://hdl.handle.net/10174/16085
identifier_str_mv TID:201068419
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
eugeniabizai@yohoo.com.ar
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136568639750144