Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Teresa Matos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sá, Kátia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16302
Resumo: Este artigo analisa os processos de trabalho desenvolvidos na Unidade Curricular de Artes Visuais e Comunidade, desde a sua criação (em 2014/15) até à mudança de designação para Educação para a Cidadania Global e Artes Visuais (2016/2017). Ao longo dos 2 anos letivos, foram implementados 9 projetos que assumiram diferentes modalidades de trabalho, com e para a comunidade, através das artes visuais – desde o trabalho colaborativo/coletivo à street art, ou a preservação da memória local/cultural. O texto reflete uma análise crítica do trabalho realizado, que envolveu estudantes, professores e diferentes comunidades de modo a perspetivar outras formas de pensar o ensino das artes visuais a partir de uma dimensão coletiva, onde se cruzam aspetos de natureza estética, artística, cultural e ética.
id RCAP_b71e9d00d885618344f309bbd02c615a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superiorArtes visuaisComunidadeIdentidadeMemória coletivaCidadania globalVisual artsCommunityIdentityCollective memoryGlobal citizenshipEste artigo analisa os processos de trabalho desenvolvidos na Unidade Curricular de Artes Visuais e Comunidade, desde a sua criação (em 2014/15) até à mudança de designação para Educação para a Cidadania Global e Artes Visuais (2016/2017). Ao longo dos 2 anos letivos, foram implementados 9 projetos que assumiram diferentes modalidades de trabalho, com e para a comunidade, através das artes visuais – desde o trabalho colaborativo/coletivo à street art, ou a preservação da memória local/cultural. O texto reflete uma análise crítica do trabalho realizado, que envolveu estudantes, professores e diferentes comunidades de modo a perspetivar outras formas de pensar o ensino das artes visuais a partir de uma dimensão coletiva, onde se cruzam aspetos de natureza estética, artística, cultural e ética.This paper analysesthe work processes developed in the Curricular Unit of Visual Arts and Community (integrated in the Visual Arts and technologies BA at Lisbon Superior School of Education) since its foundation (in 2014/2015) until the change to Education for Global Citizenship and Visual Arts (2016 / 2017). Over the twoacademic years were implemented nineprojects that assumed different work forms with and for the community through visual arts practices -from collaborative / collective approach to street art, or local/cultural memory preservation. The text reflects a critical analysis of a work which involvedstudents, teachers and differ-ent communities in order to perspective other ways of visual arts teaching practic-es from a collective dimension intersecting aesthetic, artistic, cultural and ethical issues.RCIPLPereira, Teresa MatosSá, Kátia2023-07-14T13:28:27Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16302porPereira, T. M., & Sá, K. C. (2016). Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior. Medi@ções, 4(2), 24–50.https://doi.org/10.60546/mo.v4i2.129info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:48Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:51.978816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior
title Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior
spellingShingle Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior
Pereira, Teresa Matos
Artes visuais
Comunidade
Identidade
Memória coletiva
Cidadania global
Visual arts
Community
Identity
Collective memory
Global citizenship
title_short Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior
title_full Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior
title_fullStr Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior
title_sort Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior
author Pereira, Teresa Matos
author_facet Pereira, Teresa Matos
Sá, Kátia
author_role author
author2 Sá, Kátia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Teresa Matos
Sá, Kátia
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Comunidade
Identidade
Memória coletiva
Cidadania global
Visual arts
Community
Identity
Collective memory
Global citizenship
topic Artes visuais
Comunidade
Identidade
Memória coletiva
Cidadania global
Visual arts
Community
Identity
Collective memory
Global citizenship
description Este artigo analisa os processos de trabalho desenvolvidos na Unidade Curricular de Artes Visuais e Comunidade, desde a sua criação (em 2014/15) até à mudança de designação para Educação para a Cidadania Global e Artes Visuais (2016/2017). Ao longo dos 2 anos letivos, foram implementados 9 projetos que assumiram diferentes modalidades de trabalho, com e para a comunidade, através das artes visuais – desde o trabalho colaborativo/coletivo à street art, ou a preservação da memória local/cultural. O texto reflete uma análise crítica do trabalho realizado, que envolveu estudantes, professores e diferentes comunidades de modo a perspetivar outras formas de pensar o ensino das artes visuais a partir de uma dimensão coletiva, onde se cruzam aspetos de natureza estética, artística, cultural e ética.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2023-07-14T13:28:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16302
url http://hdl.handle.net/10400.21/16302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, T. M., & Sá, K. C. (2016). Artes Visuais e Comunidade: relato e balanço de práticas com estudantes do ensino superior. Medi@ções, 4(2), 24–50.
https://doi.org/10.60546/mo.v4i2.129
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133511515373568