Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: D'Orey, Frederico
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Abreu, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/2724
Resumo: O desenvolvimento dos lugares turísticos tem sido abordado nos estudos de turismo e objeto de preocupação nas decisões políticas. Nem sempre o turismo de massas é solução para o desenvolvimento sustentável das cidades, regiões ou países. Urge compreender as relações entre os indivíduos e os lugares que visitam. Por este motivo, este artigo pretende interpretar os conceitos de “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”, como forma holística dos Lugares Turísticos, nas perceções dos turistas. O artigo propõe segmentar e analisar o perfil dos indivíduos não residentes durante a sua visita a Portugal.
id RCAP_b71f580ef04abeda4d81075781beb179
oai_identifier_str oai:repositorio.upt.pt:11328/2724
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares TurísticosMarketing turísticoPlace brandingPlace MarketingSense of placeO desenvolvimento dos lugares turísticos tem sido abordado nos estudos de turismo e objeto de preocupação nas decisões políticas. Nem sempre o turismo de massas é solução para o desenvolvimento sustentável das cidades, regiões ou países. Urge compreender as relações entre os indivíduos e os lugares que visitam. Por este motivo, este artigo pretende interpretar os conceitos de “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”, como forma holística dos Lugares Turísticos, nas perceções dos turistas. O artigo propõe segmentar e analisar o perfil dos indivíduos não residentes durante a sua visita a Portugal.European Journal of Applied Business Management-ISAG2019-06-11T13:25:44Z2019-06-112017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfd'Orey, F., & Abreu, R. (2017). Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos. European Journal of Applied Business Management-ISAG, Special Issue, 307-323. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2724http://hdl.handle.net/11328/2724d'Orey, F., & Abreu, R. (2017). Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos. European Journal of Applied Business Management-ISAG, Special Issue, 307-323. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2724http://hdl.handle.net/11328/2724por2183-5594https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190/190-SI-icabmD'Orey, FredericoAbreu, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T02:09:19Zoai:repositorio.upt.pt:11328/2724Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:40:25.408863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
spellingShingle Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
D'Orey, Frederico
Marketing turístico
Place branding
Place Marketing
Sense of place
title_short Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title_full Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title_fullStr Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title_full_unstemmed Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
title_sort Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos
author D'Orey, Frederico
author_facet D'Orey, Frederico
Abreu, Ricardo
author_role author
author2 Abreu, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv D'Orey, Frederico
Abreu, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing turístico
Place branding
Place Marketing
Sense of place
topic Marketing turístico
Place branding
Place Marketing
Sense of place
description O desenvolvimento dos lugares turísticos tem sido abordado nos estudos de turismo e objeto de preocupação nas decisões políticas. Nem sempre o turismo de massas é solução para o desenvolvimento sustentável das cidades, regiões ou países. Urge compreender as relações entre os indivíduos e os lugares que visitam. Por este motivo, este artigo pretende interpretar os conceitos de “Sentimento de Lugar” e “Destino Turístico”, como forma holística dos Lugares Turísticos, nas perceções dos turistas. O artigo propõe segmentar e analisar o perfil dos indivíduos não residentes durante a sua visita a Portugal.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2019-06-11T13:25:44Z
2019-06-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv d'Orey, F., & Abreu, R. (2017). Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos. European Journal of Applied Business Management-ISAG, Special Issue, 307-323. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2724
http://hdl.handle.net/11328/2724
d'Orey, F., & Abreu, R. (2017). Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos. European Journal of Applied Business Management-ISAG, Special Issue, 307-323. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2724
http://hdl.handle.net/11328/2724
identifier_str_mv d'Orey, F., & Abreu, R. (2017). Construção de perfis de turistas não residentes em Portugal: Aplicação da análise de clusters no estudo de Lugares Turísticos. European Journal of Applied Business Management-ISAG, Special Issue, 307-323. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/2724
url http://hdl.handle.net/11328/2724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-5594
https://nidisag.isag.pt/index.php/IJAM/article/view/190/190-SI-icabm
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business Management-ISAG
publisher.none.fl_str_mv European Journal of Applied Business Management-ISAG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134966278258688