Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13047 |
Resumo: | A diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o projeto Educação Comunitária Ambiental: ações colaborativas para um desenvolvimento costeiro sustentável integral. O grupo reúne, num formato que promove o colocar “à deriva” ideias resultantes do diálogo sobre colaboração e sustentabilidade, buscando a implementação dessas ideias nas práticas individuais e do coletivo. A metodologia dos encontros, com recurso a dinâmicas participativas promotoras do desenvolvimento holístico, visa a participação de todos, o confronto de ideias, a reflexão, a partilha de conhecimento e a aprendizagem, potenciando a educação que cada um carrega em si. Este artigo pretende dar a conhecer o papel da Educação Comunitária Ambiental para um pensar coletivo, crítico e gerador de ações concretas, bem como a metodologia processual dos encontros. O processo evidencia a relevância do elevado sentido de pertença dos membros do grupo que se traduz em aprendizagens individuais e partilha de diferentes saberes. Palavras chave: educação comunitária ambiental; desenvolvimento holístico; ações colaborativas; sustentabilidade costeira; ideias “à deriva”. |
id |
RCAP_b725ff1ada1215a5894c5a37881fc6fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13047 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integralEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO AMBIENTALEDUCATIONENVIRONMENTAL EDUCATIONA diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o projeto Educação Comunitária Ambiental: ações colaborativas para um desenvolvimento costeiro sustentável integral. O grupo reúne, num formato que promove o colocar “à deriva” ideias resultantes do diálogo sobre colaboração e sustentabilidade, buscando a implementação dessas ideias nas práticas individuais e do coletivo. A metodologia dos encontros, com recurso a dinâmicas participativas promotoras do desenvolvimento holístico, visa a participação de todos, o confronto de ideias, a reflexão, a partilha de conhecimento e a aprendizagem, potenciando a educação que cada um carrega em si. Este artigo pretende dar a conhecer o papel da Educação Comunitária Ambiental para um pensar coletivo, crítico e gerador de ações concretas, bem como a metodologia processual dos encontros. O processo evidencia a relevância do elevado sentido de pertença dos membros do grupo que se traduz em aprendizagens individuais e partilha de diferentes saberes. Palavras chave: educação comunitária ambiental; desenvolvimento holístico; ações colaborativas; sustentabilidade costeira; ideias “à deriva”.The diversity of knowledge and views that different academic backgrounds and professional experiences converge, promote dialogue, reflection, a complex integrated discussion of the themes, and enrich knowledge and research on an individual scale, working groups and organizations. Thus, a group of five representants of different organizations and forms of knowledge, are part of the project Environmental Communitarian Education: collaborative actions to an integral sustainable coastal development. The group joins together, in a format that promotes the “drifting” of ideas resulting from the dialogue on collaboration and sustainability, seeking to implement these ideas in individual and group practices. The methodology of the meetings, using participatory dynamics that promote holistic development, aims at the participation of all, the confrontation of ideas, reflection, sharing of knowledge, and learning, enhancing the community education that each one carries within. This article intends to make known the role of Environmental Communitarian Education for collective critical thinking, and generator of concrete actions, as well as the procedural methodology of the meetings. The process reveals the relevance of a high sense of belonging of the group members, which results in individual learning and in sharing different knowledge.La diversité des connaissances et points de vue que différents milieux académiques et expériences professionnelles convergent, favorise le dialogue, la réflexion et la discussion complexe et intégrée des thèmes, et enrichit les connaissances et la recherche à l’échelle individuelle, des groupes de travail et des organisations. Ainsi, cinq représentants de différentes organisations et formes de savoirs, fait partie du projet Education Communautaire Environnemental: actions collaboratives pour un développement côtier durable intégral. Le groupe rassemble stimulant la mise à la dérive des idées du dialogue sur la collaboration et la durabilité, cherchant leur application en pratiques individuelles et de groupe. La méthodologie des rencontres, avec dynamiques participatives qui favorisent le développement holistique, vise la participation de tous, l’échange d’idées, la réflexion, le partage des connaissances et l’apprentissage, valorisant l’éducation communautaire que chacun porte avec soi. Cet article fait connaître le rôle de l’Education Communautaire Environnementale pour la réflexion collective, critique et génératrice d’actions concrètes, ainsi que la méthodologie des rencontres. Le processus montre la pertinence du fort sentiment d’appartenance des membres du groupe, qui se traduit par l’apprentissage individuel et un partage de différentes connaissances.La diversidad de conocimientos y perspectivas que confluyen los distintos antecedentes académicos y experiencias profesionales, promueven el diálogo, la reflexión y la discusión compleja e integrada de los temas, y enriquecen el conocimiento y la investigación a nivel individual, grupos de trabajo y organizaciones. Así, cinco representantes de diferentes organizaciones y formas de conocimiento son parte del proyecto Educación Comunitaria Ambiental: acciones colaborativas para el desarrollo costero sostenible integral. El grupo aglutina, en un formato que promueve dejar “a la deriva” ideas resultantes del diálogo sobre colaboración y sostenibilidad, busca aplicar estas ideas en prácticas individuales y grupales. La metodología de los encuentros, utilizando dinámicas participativas que promueven el desarrollo integral, apunta a la participación de todos, la confrontación de ideas, la reflexión, el intercambio de conocimientos y aprendizajes, potenciando la educación comunitaria que cada uno lleva en ellos. Este artículo pretende dar a conocer el papel de la Educación Comunitaria Ambiental para el pensamiento colectivo, crítico y generador de acciones concretas, así como la metodología de los encuentros. El proceso muestra la relevancia del alto sentido de pertenencia de los integrantes del grupo, lo que se traduce en un aprendizaje individual y en compartir conocimientos diferentes.Edições Universitárias Lusófonas2022-07-13T13:53:30Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13047por1645-7250Franco, SílviaRaposo, Maria AlbertinaSantos, Mário PedroMorais, TeresaVasconcelos, Lia Maldonado Teles deMesquita, MônicaGonçalves, Rita Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-15T01:34:33Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13047Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:14.704999Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral |
title |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral |
spellingShingle |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral Franco, Sílvia EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCATION ENVIRONMENTAL EDUCATION |
title_short |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral |
title_full |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral |
title_fullStr |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral |
title_full_unstemmed |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral |
title_sort |
Conversas à deriva: expressões da Educação Comunitária Ambiental para uma sociedade sustentável integral |
author |
Franco, Sílvia |
author_facet |
Franco, Sílvia Raposo, Maria Albertina Santos, Mário Pedro Morais, Teresa Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de Mesquita, Mônica Gonçalves, Rita Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Raposo, Maria Albertina Santos, Mário Pedro Morais, Teresa Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de Mesquita, Mônica Gonçalves, Rita Ferreira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Sílvia Raposo, Maria Albertina Santos, Mário Pedro Morais, Teresa Vasconcelos, Lia Maldonado Teles de Mesquita, Mônica Gonçalves, Rita Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCATION ENVIRONMENTAL EDUCATION |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCATION ENVIRONMENTAL EDUCATION |
description |
A diversidade de saberes e olhares, que as diferentes formações académicas e experiências profissionais fazem convergir, promovem o diálogo, a reflexão e discussão complexa e integrada das temáticas, e enriquecem o conhecimento e a investigação à escala individual, de grupos de trabalho e de organizações. Assim, um grupo de cinco representantes de diferentes organizações e formas de conhecimento, integra o projeto Educação Comunitária Ambiental: ações colaborativas para um desenvolvimento costeiro sustentável integral. O grupo reúne, num formato que promove o colocar “à deriva” ideias resultantes do diálogo sobre colaboração e sustentabilidade, buscando a implementação dessas ideias nas práticas individuais e do coletivo. A metodologia dos encontros, com recurso a dinâmicas participativas promotoras do desenvolvimento holístico, visa a participação de todos, o confronto de ideias, a reflexão, a partilha de conhecimento e a aprendizagem, potenciando a educação que cada um carrega em si. Este artigo pretende dar a conhecer o papel da Educação Comunitária Ambiental para um pensar coletivo, crítico e gerador de ações concretas, bem como a metodologia processual dos encontros. O processo evidencia a relevância do elevado sentido de pertença dos membros do grupo que se traduz em aprendizagens individuais e partilha de diferentes saberes. Palavras chave: educação comunitária ambiental; desenvolvimento holístico; ações colaborativas; sustentabilidade costeira; ideias “à deriva”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-13T13:53:30Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13047 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131220144029696 |