Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Kelly-Elizabeth Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/89842
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_b7396fb1ea30fc204b14a9b13432a95b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/89842
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de AulaTeaching: The Profession of Resilience - Context Within and Outside the ClassroomEnsinoResiliênciaProgramaBurocraciaAvaliaçãoTeachingResilienceProgramBureaucracyEvaluationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasThis internship report titled "Teaching: The Profession of Resilience - Context Within and Outside the Classroom" aims to answer the essential question: "What is it to be a teacher in regular education?".The main purpose of this internship report is to uncover the teaching profession, especially outside the context of the classroom. Over the past few years there have been many media events regarding teacher dissatisfaction, and recognition of the profession has often been called into question. Throughout the internship period, I had the opportunity to follow the work and the key moments, such as the class councils, moments of evaluation, among others. These moments allowed me to recognize the resilience of teachers, especially with increased bureaucratic work, with the race against time, with the unexpected changes in the official programs of the subjects (Essential Learning) and with the pressure of criteria and moments of student evaluation.The internship report will be divided into four parts: the first one will refer to the supervised pedagogical practice, specifically, the legal framework and the official program of philosophy; in the second part will be the Educational Context of the Mealhada School Group; the third part will concern teaching within and outside the context of the classroom; and finally, the fourth and final part will focus on my experience as a trainee teacher at the high school in Mealhada, the 11th grade, as well as on teaching in context within the classroom.O presente relatório de estágio, intitulado de “Docência: A profissão da resiliência – Contexto dentro e fora de sala de aula” tem como propósito responder à seguinte questão essencial: “Afinal o que é ser Professor no ensino regular?”. A principal finalidade deste relatório de estágio é descortinar a profissão de docência, sobretudo, fora do contexto de sala de aula. Ao longo dos últimos anos muitos têm sido os acontecimentos que assistimos nos meios de comunicação social relativamente ao descontentamento dos professores e o reconhecimento da profissão tem sido, muitas vezes, posto em causa. Ao longo do período de estágio, tive a oportunidade de acompanhar o trabalho e os momentos fulcrais, tais como, os conselhos de turma, momentos de avaliação, entre outros. Esses momentos permitiram-me reconhecer a capacidade de resiliência dos professores, principalmente com o acrescido trabalho burocrático, com a corrida contra o tempo, com as mudanças inesperadas dos programas oficiais das disciplinas (Aprendizagens Essenciais) e com a pressão dos critérios e momentos de avaliação dos alunos. O relatório de estágio estará dividido em quatro partes: a primeira dirá respeito à prática pedagógica supervisionada, mais precisamente, o enquadramento legal e o programa oficial de filosofia; na segunda parte, tratar-se-á do Contexto Educativo do Agrupamento de Escolas da Mealhada; a terceira parte concerne à docência dentro e fora do contexto de sala de aula; e, por fim, a quarta e última parte incidirá sobre a minha experiência enquanto professora estagiária na Escola Secundária da Mealhada, no 11.º ano, bem como o que diz respeito à docência no contexto dentro de sala de aula.2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/89842http://hdl.handle.net/10316/89842TID:202385272porMarques, Kelly-Elizabeth Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T03:34:31Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/89842Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:10:03.926922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
Teaching: The Profession of Resilience - Context Within and Outside the Classroom
title Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
spellingShingle Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
Marques, Kelly-Elizabeth Rodrigues
Ensino
Resiliência
Programa
Burocracia
Avaliação
Teaching
Resilience
Program
Bureaucracy
Evaluation
title_short Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
title_full Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
title_fullStr Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
title_full_unstemmed Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
title_sort Docência: Uma Profissão da Resiliência – Contexto Dentro e Fora de Sala de Aula
author Marques, Kelly-Elizabeth Rodrigues
author_facet Marques, Kelly-Elizabeth Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Kelly-Elizabeth Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Resiliência
Programa
Burocracia
Avaliação
Teaching
Resilience
Program
Bureaucracy
Evaluation
topic Ensino
Resiliência
Programa
Burocracia
Avaliação
Teaching
Resilience
Program
Bureaucracy
Evaluation
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/89842
http://hdl.handle.net/10316/89842
TID:202385272
url http://hdl.handle.net/10316/89842
identifier_str_mv TID:202385272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133995460460544