O contributo do gestor de canais para a produtividade de reservas de alojamento e o seu impacto na gestão da receita: relatório de estágio no departamento de Revenue & Yield na MTS Globe
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/16850 |
Resumo: | O presente relatório refere-se a um estágio realizado no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo – Universidade do Algarve. O respetivo estágio decorreu entre outubro de 2019 e maio de 2020 na DMC MTS Globe Portugal, no escritório situado na cidade de Faro, no departamento de Revenue & Yield. O objetivo deste relatório é expressar com alicerce na literatura, os normativos e procedimentos adotados no estágio, interligando-os com os conteúdos administrados no primeiro ano do mestrado. Com base na operacionalização dos conteúdos foi realizada uma análise que tem o objetivo de retirar ilações acerca do impacto do gestor de canais nos resultados da organização, a nível de reservas e gestão de receita. A técnica utilizada nesta análise foi uma recolha dos dados do sistema informático da organização, autorizada pela MTS Globe, com base numa amostra de 273 unidades hoteleiras; a partir dos dados recolhidos foi realizada uma comparação entre a informação relativa a janeiro de 2020 e o período homólogo de 2019. O resultado global da análise realizada foi positivo, existindo casos singulares onde se verificou um impacto negativo, devidamente justificado por diferentes fatores especificados na apresentação de resultados. O estágio realizado e respetivo relatório decorreram durante o início da atual pandemia mundial provocada pela doença Covid-19. Apesar das atividades não terem sofrido interrupções, houve uma natural adaptação da organização tendo sido imposto o teletrabalho na conclusão do estágio. Na própria redação do presente relatório existiram adaptações e alterações a realizar, como é o caso de uma secção específica destinada a contextualizar o impacto da pandemia na indústria e na própria organização acolhedora; para além de alterações na abordagem dos resultados, em que foi pertinente analisar dados referentes a um período decorrido antes da propagação do vírus Covid-19 pelo mundo. |
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O contributo do gestor de canais para a produtividade de reservas de alojamento e o seu impacto na gestão da receita: relatório de estágio no departamento de Revenue & Yield na MTS GlobeRelatórioDmc mts globeGestor de canaisGestão da receitaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório refere-se a um estágio realizado no âmbito do Mestrado em Direção e Gestão Hoteleira da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo – Universidade do Algarve. O respetivo estágio decorreu entre outubro de 2019 e maio de 2020 na DMC MTS Globe Portugal, no escritório situado na cidade de Faro, no departamento de Revenue & Yield. O objetivo deste relatório é expressar com alicerce na literatura, os normativos e procedimentos adotados no estágio, interligando-os com os conteúdos administrados no primeiro ano do mestrado. Com base na operacionalização dos conteúdos foi realizada uma análise que tem o objetivo de retirar ilações acerca do impacto do gestor de canais nos resultados da organização, a nível de reservas e gestão de receita. A técnica utilizada nesta análise foi uma recolha dos dados do sistema informático da organização, autorizada pela MTS Globe, com base numa amostra de 273 unidades hoteleiras; a partir dos dados recolhidos foi realizada uma comparação entre a informação relativa a janeiro de 2020 e o período homólogo de 2019. O resultado global da análise realizada foi positivo, existindo casos singulares onde se verificou um impacto negativo, devidamente justificado por diferentes fatores especificados na apresentação de resultados. O estágio realizado e respetivo relatório decorreram durante o início da atual pandemia mundial provocada pela doença Covid-19. Apesar das atividades não terem sofrido interrupções, houve uma natural adaptação da organização tendo sido imposto o teletrabalho na conclusão do estágio. Na própria redação do presente relatório existiram adaptações e alterações a realizar, como é o caso de uma secção específica destinada a contextualizar o impacto da pandemia na indústria e na própria organização acolhedora; para além de alterações na abordagem dos resultados, em que foi pertinente analisar dados referentes a um período decorrido antes da propagação do vírus Covid-19 pelo mundo.This report refers to an internship carried out under the master’s degree in Hotel Management at Higher School of Management, Hospitality and Tourism – University of Algarve. The respective internship took place between October 2019 and May 2020 at MTS Globe Portugal DMC, at office located in Faro city, in Revenue & Yield department. The purpose of this report is to express based in the literature, the norms and procedures adopted in the internship, linking them with the contents administered in the first year of the master’s degree. Based on the operationalization of the contents, an analysis was carried out with the purpose of drawing conclusions about the impact of channel manager on the organization’s results, in terms of bookings and revenue management. The technique used in this analysis was a data collection from the organization’ s computer system, authorized by MTS Globe, based on a sample of 273 hotel units; From the data collected, a comparison was made between the information relating to January 2020 and the same period of 2019. The overall result of the analysis was positive, with singular cases where there was a negative impact, properly justified by different factors specified in the presentation of results. The internship and respective report took place during the beginning of the current global pandemic caused by Covid-19 disease. Although the activities were not interrupted, there was a natural adaptation of the company, with telework being imposed at the conclusion of the internship. In the writing of this report there were adaptations and changes to be made, as is the case of a specific section designed to contextualize the impact of the pandemic on the industry and in the welcoming organization; in addition to changes in the approach of the results where it was relevant to analyze data referring to a period occurred before the spread of the Covid-19 virus around the world.Rassal, CarimoSapientiaGonçalves, Soraia do Nascimento2021-08-02T11:23:17Z2020-11-262020-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/16850TID:202663760porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:28:51Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/16850Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:06:54.417931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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