Prestes a acontecer. Uma visita ao Auto dos Cantarinhos de António Prestes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56962 |
Resumo: | Com este trabalho de projecto pretendi desvendar novas vias de abordagem da obra do autor, não só no incremento de nova investigação, mas principalmente na criação de domínio artístico. Assim, estabeleci como objectivos gerais, contribuir para o resgate e conservação do património cultural de Torres Novas, dando a conhecer o teatro de um autor clássico torrejano e dinamizar a prática do teatro em contexto semiprofissional, impulsionando a formação de actores. Tentei envolver as estruturas culturais e as comunidades locais em actividades teatrais, chamando a atenção para o teatro como meio de congregação social. De modo a dar cumprimento aos objectivos que tracei, estabeleci uma metodologia assente na experimentação, no que diz respeito à componente artística, propriamente dita, do projecto (a encenação), e no diálogo com possíveis instituições que pudessem apoiar a construção do espectáculo. |
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Prestes a acontecer. Uma visita ao Auto dos Cantarinhos de António PrestesDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesCom este trabalho de projecto pretendi desvendar novas vias de abordagem da obra do autor, não só no incremento de nova investigação, mas principalmente na criação de domínio artístico. Assim, estabeleci como objectivos gerais, contribuir para o resgate e conservação do património cultural de Torres Novas, dando a conhecer o teatro de um autor clássico torrejano e dinamizar a prática do teatro em contexto semiprofissional, impulsionando a formação de actores. Tentei envolver as estruturas culturais e as comunidades locais em actividades teatrais, chamando a atenção para o teatro como meio de congregação social. De modo a dar cumprimento aos objectivos que tracei, estabeleci uma metodologia assente na experimentação, no que diz respeito à componente artística, propriamente dita, do projecto (a encenação), e no diálogo com possíveis instituições que pudessem apoiar a construção do espectáculo.With this project I aimed at unveiling new ways to approach the author’s work, not only to build up new research, but primarily to substantiate an artistic endeavor. Thus, I established as general objectives: to contribute to the acknowledgement and preservation of the cultural heritage of the author’s birthplace (the town of Torres Novas) by staging one of his plays there, and to promote theatrical activities of semiprofessional actors by encouraging actors’ training. I tried to involve local cultural structures and local communities in theatrical activities, drawing attention to the fact that the theatre is a means of social congregation. To fulfil the objectives that I had outlined, I established a methodology based on experimentation in what concerns the artistic component of the project (the staging of the play), as well as improving the dialogue with institutions that might support the production of the show.Camões, José António Camilo GuerreiroRepositório da Universidade de LisboaDias, Eduardo Lopes2023-04-03T10:09:18Z2022-12-202022-09-152022-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56962TID:203138384porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:59Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56962Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:27.860945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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