Concurso de ortografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Marta Raquel Gonçalves Bento
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11096
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar se a realização de Concursos de Ortografia desenvolve as competências ortográficas dos alunos de uma turma de 5.º de escolaridade do Agrupamento de Escolas Vertical de Pinhal de Frades. Este estudo segue, metodologicamente, uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, baseada numa experiência de estágio. Está organizado em quatro etapas, sendo que existe uma considerada a etapa zero. Esta pré-etapa trata de hábitos de leitura regulares, tanto em casa como em contexto escolar. As quatro etapas são: (i) realização dos Concursos de Ortografia; (ii) correção dos Concursos de Ortografia; (iii) discussão dos resultados e explicitação de regras ortográficas; e (iv) entrevistas realizadas (a três alunos da turma) sobre os hábitos de leitura. A intervenção pedagógica teve a duração de seis semanas. A análise dos dados recolhidos permitiu apurar o tipo de erro ortográfico mais produzido pelos alunos. Permitiu também verificar a legitimidade dos Concursos de Ortografia como uma estratégia a utilizar em contexto de sala de aula para melhorar a competência ortográfica dos alunos. Permitiu ainda verificar que é uma estratégia que consome algum tempo de aula mas que, quando bem aplicada, pode provocar uma grande redução dos erros ortográficos.
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spelling Concurso de ortografiaestratégia para o desenvolvimento da competência ortográficaErro ortográficoConcurso de ortografiaTipologia de errosCompetência ortográficaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioOrthographic errorOrthographic contestsError typologyOrthographic competenceO presente estudo tem como objetivo analisar se a realização de Concursos de Ortografia desenvolve as competências ortográficas dos alunos de uma turma de 5.º de escolaridade do Agrupamento de Escolas Vertical de Pinhal de Frades. Este estudo segue, metodologicamente, uma abordagem qualitativa, de cariz interpretativo, baseada numa experiência de estágio. Está organizado em quatro etapas, sendo que existe uma considerada a etapa zero. Esta pré-etapa trata de hábitos de leitura regulares, tanto em casa como em contexto escolar. As quatro etapas são: (i) realização dos Concursos de Ortografia; (ii) correção dos Concursos de Ortografia; (iii) discussão dos resultados e explicitação de regras ortográficas; e (iv) entrevistas realizadas (a três alunos da turma) sobre os hábitos de leitura. A intervenção pedagógica teve a duração de seis semanas. A análise dos dados recolhidos permitiu apurar o tipo de erro ortográfico mais produzido pelos alunos. Permitiu também verificar a legitimidade dos Concursos de Ortografia como uma estratégia a utilizar em contexto de sala de aula para melhorar a competência ortográfica dos alunos. Permitiu ainda verificar que é uma estratégia que consome algum tempo de aula mas que, quando bem aplicada, pode provocar uma grande redução dos erros ortográficos.The current study has as objective analysing if the realization of Orthography Contests develops the orthographic students skills of a 5ht grade class of Agrupamento de Escolas Vertical de Pinhal de Frades. This study follows, methodologically, a quantitative approach, of interpretative character, based on a internship experience. It's organized in four stages, being one considered a zero stage. This pre-stage comes from regular reading habits, developed at home as in school context. The four stages are: (i) participation in Orthography Contests; (ii) correction of Orthography Contests; (iii) discussions of the results and orography rules explanations; (iv) interviews realized to class three students. Pedagogical intervention had a six week duration. The analysis of collected data allowed the most commum orthographic errors produced by the students to be determined. It also allowed to verify the Orthography Contests legimaiticy as an strategy to use in classroom context to improve student orthography competence. It allows to verify that is an strategy that consumes some useful class time but can lead to great improvement in orthographic error reduction when well aplicated.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinto, Paulo FeytorRepositório ComumGuerreiro, Marta Raquel Gonçalves Bento2016-01-27T14:04:16Z2016-012016-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11096TID:201601869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11096Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:05.863405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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