Os jovens e a educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebelo, Natália Gouveia Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2078
Resumo: A procura de um modelo pedagógico de qualidade implica o estudo das representações dos alunos como variáveis fundamentais à compreensão do processo de ensinoaprendizagem, permitindo-nos obter informação pedagógica capaz de contribuir para melhorar a eficácia do ensino e aumentar o sucesso escolar dos alunos. Nesta perspectiva, este estudo pretende compreender as representações, práticas e aspirações de 10 alunos do 9.º de escolaridade de uma escola do Norte Interior de Portugal, relativamente à disciplina de Educação Física (EF). A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se como fonte de recolha de dados o questionário. As respostas dos alunos foram posteriormente agrupadas em três dimensões: Representações, Práticas e Aspirações. Os resultados deste estudo revelam que os alunos relacionam a disciplina de EF com Desporto, classificando-a como sendo essencialmente prática. Os alunos estabelecem uma associação estreita entre as aulas de EF e a Saúde, concebendo a Educação Física como uma disciplina capaz de ajudar na prevenção de doenças e promoção da saúde e bem-estar. Os alunos consideram a EF importante porque esta intervém na criação, configuração e modelação do corpo, afirmando sentir gosto e prazer aquando da realização das aulas. Salientam a relação professor/aluno como elemento fundamental a ser valorizado nas aulas. Os alunos revelam preferência pelos Desportos Colectivos, destacando as modalidades de Futebol e Andebol. A falta de aptidão para a prática e a não obtenção de vivências de sucesso durante as aulas são apontados pelos alunos como os principais motivos da menor preferência pela Ginástica. No futuro, os alunos gostariam de praticar Desportos Radicais como a Escalada, BTT, Rappel e modalidades como a Natação, Esgrima, Luta e Musculação. Para estes, a melhoria das infra-estruturas, bem como a existência de uma maior variedade de desportos e interacção entre turmas e escolas, constituem os principais aspectos a desenvolver para que as aulas de EF se tornem mais motivadoras e atraentes.
id RCAP_b76eb46ac4019577771b4f1bfda88e81
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jovens e a educação físicaAlunosRepresentaçõesPráticasAspiraçõesEducação FísicaA procura de um modelo pedagógico de qualidade implica o estudo das representações dos alunos como variáveis fundamentais à compreensão do processo de ensinoaprendizagem, permitindo-nos obter informação pedagógica capaz de contribuir para melhorar a eficácia do ensino e aumentar o sucesso escolar dos alunos. Nesta perspectiva, este estudo pretende compreender as representações, práticas e aspirações de 10 alunos do 9.º de escolaridade de uma escola do Norte Interior de Portugal, relativamente à disciplina de Educação Física (EF). A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se como fonte de recolha de dados o questionário. As respostas dos alunos foram posteriormente agrupadas em três dimensões: Representações, Práticas e Aspirações. Os resultados deste estudo revelam que os alunos relacionam a disciplina de EF com Desporto, classificando-a como sendo essencialmente prática. Os alunos estabelecem uma associação estreita entre as aulas de EF e a Saúde, concebendo a Educação Física como uma disciplina capaz de ajudar na prevenção de doenças e promoção da saúde e bem-estar. Os alunos consideram a EF importante porque esta intervém na criação, configuração e modelação do corpo, afirmando sentir gosto e prazer aquando da realização das aulas. Salientam a relação professor/aluno como elemento fundamental a ser valorizado nas aulas. Os alunos revelam preferência pelos Desportos Colectivos, destacando as modalidades de Futebol e Andebol. A falta de aptidão para a prática e a não obtenção de vivências de sucesso durante as aulas são apontados pelos alunos como os principais motivos da menor preferência pela Ginástica. No futuro, os alunos gostariam de praticar Desportos Radicais como a Escalada, BTT, Rappel e modalidades como a Natação, Esgrima, Luta e Musculação. Para estes, a melhoria das infra-estruturas, bem como a existência de uma maior variedade de desportos e interacção entre turmas e escolas, constituem os principais aspectos a desenvolver para que as aulas de EF se tornem mais motivadoras e atraentes.The search for a pedagogical model of quality implies the study of representations of students as key variables to understand the teaching-learning process is allowing us to obtain educational information can help to improve the effectiveness of teaching and raise achievement of pupils. In this perspective, this study aims to understand the representations, practices and aspirations of 10 students in 9th grade at a school in northen interior of Portugal, concerning the discipline of Physical Education. The descriptive and exploratory nature of the study justifies the choice of qualitative method, using techniques of content analysis to analysis data and using as a source of data collection the questionnaire. Students' responses were then grouped in three dimensions: Representations, Practices and Aspirations. The results of this study show that students relate the discipline of Physical Education as Sport, classifying it as being essentially practical. Students establish a close association between Physical Education classes and the Health, conceiving Physical Education as a discipline that can help in disease prevention and helth promotion and wellness. Students consider the Physical Education important because this is involved in the creation, configuration and modeling of the body, saying feel like pleasure practing the lessons. Stress the teacher/student relationship as a key element to be valued in the classroom. Students show a preference for collective sports, highlighting the sports of soccer and handball. The lack of fitness to rat poison and not getting experience of success during the classes are identified by students as main reasons for the lower preference for the gym. In the future, students would like to practice sports like rock climbing, mountain biking, abselling and modalities such swimming, fencing, wrestling and weightlifting. For these, the improvements of infrastructure as well as the existence of a greater variety of sports and interaction between classes and schools are the main aspects to be developed Physical Education classes to become more attractive and motivating.2012-09-19T14:59:24Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2078pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebelo, Natália Gouveia Ribeiroreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:41:14Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:47.619528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens e a educação física
title Os jovens e a educação física
spellingShingle Os jovens e a educação física
Rebelo, Natália Gouveia Ribeiro
Alunos
Representações
Práticas
Aspirações
Educação Física
title_short Os jovens e a educação física
title_full Os jovens e a educação física
title_fullStr Os jovens e a educação física
title_full_unstemmed Os jovens e a educação física
title_sort Os jovens e a educação física
author Rebelo, Natália Gouveia Ribeiro
author_facet Rebelo, Natália Gouveia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebelo, Natália Gouveia Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Representações
Práticas
Aspirações
Educação Física
topic Alunos
Representações
Práticas
Aspirações
Educação Física
description A procura de um modelo pedagógico de qualidade implica o estudo das representações dos alunos como variáveis fundamentais à compreensão do processo de ensinoaprendizagem, permitindo-nos obter informação pedagógica capaz de contribuir para melhorar a eficácia do ensino e aumentar o sucesso escolar dos alunos. Nesta perspectiva, este estudo pretende compreender as representações, práticas e aspirações de 10 alunos do 9.º de escolaridade de uma escola do Norte Interior de Portugal, relativamente à disciplina de Educação Física (EF). A natureza descritiva e exploratória do estudo justifica a opção pelo método qualitativo, recorrendo-se às técnicas de análise de conteúdo para a análise de dados e utilizando-se como fonte de recolha de dados o questionário. As respostas dos alunos foram posteriormente agrupadas em três dimensões: Representações, Práticas e Aspirações. Os resultados deste estudo revelam que os alunos relacionam a disciplina de EF com Desporto, classificando-a como sendo essencialmente prática. Os alunos estabelecem uma associação estreita entre as aulas de EF e a Saúde, concebendo a Educação Física como uma disciplina capaz de ajudar na prevenção de doenças e promoção da saúde e bem-estar. Os alunos consideram a EF importante porque esta intervém na criação, configuração e modelação do corpo, afirmando sentir gosto e prazer aquando da realização das aulas. Salientam a relação professor/aluno como elemento fundamental a ser valorizado nas aulas. Os alunos revelam preferência pelos Desportos Colectivos, destacando as modalidades de Futebol e Andebol. A falta de aptidão para a prática e a não obtenção de vivências de sucesso durante as aulas são apontados pelos alunos como os principais motivos da menor preferência pela Ginástica. No futuro, os alunos gostariam de praticar Desportos Radicais como a Escalada, BTT, Rappel e modalidades como a Natação, Esgrima, Luta e Musculação. Para estes, a melhoria das infra-estruturas, bem como a existência de uma maior variedade de desportos e interacção entre turmas e escolas, constituem os principais aspectos a desenvolver para que as aulas de EF se tornem mais motivadoras e atraentes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-19T14:59:24Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2078
url http://hdl.handle.net/10348/2078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137113048875008