Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laranjeiro, Susana Carreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/35123
Resumo: O design enquanto ferramenta facilitadora e de pensamento criativo, pretende atuar, sustentar e orientar os processos com vista a uma mudança social. Durante cinco meses aplicou-se um conjunto de ações conduzidos pelo conhecimento de design de modo a encontrar formas de melhorar as relações interculturais em contexto escolar, através de um projeto baseado na metodologia do design thinking com crianças do ensino básico da Escola Básica Nº1 de Lisboa. A escola referida situa-se na freguesia de Arroios e reflete a multiculturalidade dessa zona, caracterizada por diferentes pessoas, culturas e comércio tradicional de várias partes do mundo. O projeto de design tem como objetivo proporcionar um conjunto de práticas criativas para solucionar as dificuldades culturais encontradas, colocando as crianças em reflexão e a materializar as suas experiências e memórias para as apresentar à comunidade escolar. Assim, as crianças fizeram das suas fragilidades matéria para pensar e criar algo que as pudesse orgulhar, mas também que demonstrasse a dimensão e a identidade de cada um. A presente dissertação de mestrado procura dar um contributo positivo numa das problemáticas presentes nos debates atuais, as relações interculturais, através de práticas de design. A globalização e os crescentes fluxos migratórios trouxeram pessoas de diferentes culturas a Portugal, trazendo desafios, como o respeito e a tolerância intercultural. A imigração contribui para as sociedades estarem cada vez mais plurais e heterogéneas, levando à convivência de diversas identidades, culturas e religiões que comportam em si diferentes modos de estar e pensar. O contexto escolar é significativo neste fenómeno pois é o espaço do conhecimento dos outros e da apreensão da tolerância cultural. Design is a facilitator and creative thinking tool that intends to act, sustain and guide processes towards social change. During five months, a variety of design-related actions were carried out in order to find different ways of improving intercultural relations within the school context. The project was based on the design thinking methodology and counted with the participation of the elementary-level students of the school Escola Básica Nº1 in Lisbon. This school is located in the parish of Arroios and reflects the multiculturality of the area, characterized by the diversity of people, cultures and traditional commerce from various parts of the world. The goal of this design project was to provide a set of creative practices to solve the cultural difficulties encountered in this specific context, by getting the children to reflect and materialize their experiences and memories, and then present them to the entire school community. This way, the children not only turned their fragilities into matter and created something they were proud of, but also were able to demonstrate their own dimension and identity. This dissertation seeks to make a positive impact and contribute to one of the most currently debated world problems - intercultural relations - through design practices. Globalization and the increasing migratory flows have brought people from different cultures to Portugal, bringing up challenges such as respect and intercultural tolerance. Immigration contributes to societies becoming increasingly plural and heterogeneous, leading to the coexistence of diverse identities, cultures and religions that have different ways of being and thinking. The school context is very significant in this phenomenon since it is a space of knowledge and deep apprehension of cultural tolerance. This research has shown that design can play a significant role in the exercise of cultural tolerance and awareness for specific social problems - being that schools should always be a space that encourages intercultural relations in order to deconstruct prejudices and stereotypes that can jeopardize the construction of a plural and democratic citizenship. After the completion of the workshops, improvements in self-esteem, self-knowledge and respect for cultural identities were noticeable, using design to trigger and promote social and cultural initiatives. As a conclusion of this project, a common story about the children, a model, characters, a video and panels with the workshop process summarized were created, resulting in an exhibition with all these elements showcased at the closing ceremony of the school year
id RCAP_b773add2da58e4232e97361379aa3fdf
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/35123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de LisboaEscola Básica Nº 1 de Lisboa (Arroios)Design de equipamentoDesign socialComunicação interculturalProjeto O Mundo está na nossa EscolaTeses de mestrado - 2018Design de Equipamento - Especialização em Design de ProdutoO design enquanto ferramenta facilitadora e de pensamento criativo, pretende atuar, sustentar e orientar os processos com vista a uma mudança social. Durante cinco meses aplicou-se um conjunto de ações conduzidos pelo conhecimento de design de modo a encontrar formas de melhorar as relações interculturais em contexto escolar, através de um projeto baseado na metodologia do design thinking com crianças do ensino básico da Escola Básica Nº1 de Lisboa. A escola referida situa-se na freguesia de Arroios e reflete a multiculturalidade dessa zona, caracterizada por diferentes pessoas, culturas e comércio tradicional de várias partes do mundo. O projeto de design tem como objetivo proporcionar um conjunto de práticas criativas para solucionar as dificuldades culturais encontradas, colocando as crianças em reflexão e a materializar as suas experiências e memórias para as apresentar à comunidade escolar. Assim, as crianças fizeram das suas fragilidades matéria para pensar e criar algo que as pudesse orgulhar, mas também que demonstrasse a dimensão e a identidade de cada um. A presente dissertação de mestrado procura dar um contributo positivo numa das problemáticas presentes nos debates atuais, as relações interculturais, através de práticas de design. A globalização e os crescentes fluxos migratórios trouxeram pessoas de diferentes culturas a Portugal, trazendo desafios, como o respeito e a tolerância intercultural. A imigração contribui para as sociedades estarem cada vez mais plurais e heterogéneas, levando à convivência de diversas identidades, culturas e religiões que comportam em si diferentes modos de estar e pensar. O contexto escolar é significativo neste fenómeno pois é o espaço do conhecimento dos outros e da apreensão da tolerância cultural. Design is a facilitator and creative thinking tool that intends to act, sustain and guide processes towards social change. During five months, a variety of design-related actions were carried out in order to find different ways of improving intercultural relations within the school context. The project was based on the design thinking methodology and counted with the participation of the elementary-level students of the school Escola Básica Nº1 in Lisbon. This school is located in the parish of Arroios and reflects the multiculturality of the area, characterized by the diversity of people, cultures and traditional commerce from various parts of the world. The goal of this design project was to provide a set of creative practices to solve the cultural difficulties encountered in this specific context, by getting the children to reflect and materialize their experiences and memories, and then present them to the entire school community. This way, the children not only turned their fragilities into matter and created something they were proud of, but also were able to demonstrate their own dimension and identity. This dissertation seeks to make a positive impact and contribute to one of the most currently debated world problems - intercultural relations - through design practices. Globalization and the increasing migratory flows have brought people from different cultures to Portugal, bringing up challenges such as respect and intercultural tolerance. Immigration contributes to societies becoming increasingly plural and heterogeneous, leading to the coexistence of diverse identities, cultures and religions that have different ways of being and thinking. The school context is very significant in this phenomenon since it is a space of knowledge and deep apprehension of cultural tolerance. This research has shown that design can play a significant role in the exercise of cultural tolerance and awareness for specific social problems - being that schools should always be a space that encourages intercultural relations in order to deconstruct prejudices and stereotypes that can jeopardize the construction of a plural and democratic citizenship. After the completion of the workshops, improvements in self-esteem, self-knowledge and respect for cultural identities were noticeable, using design to trigger and promote social and cultural initiatives. As a conclusion of this project, a common story about the children, a model, characters, a video and panels with the workshop process summarized were created, resulting in an exhibition with all these elements showcased at the closing ceremony of the school yearVasconcelos, Ana, 1965-Porto, Renata GastalRepositório da Universidade de LisboaLaranjeiro, Susana Carreira2018-10-17T14:05:18Z2018-02-272018-10-172018-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisimage/jpegapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/35123TID:201869560porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:30:56Zoai:repositorio.ul.pt:10451/35123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:49:41.180322Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa
title Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa
spellingShingle Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa
Laranjeiro, Susana Carreira
Escola Básica Nº 1 de Lisboa (Arroios)
Design de equipamento
Design social
Comunicação intercultural
Projeto O Mundo está na nossa Escola
Teses de mestrado - 2018
Design de Equipamento - Especialização em Design de Produto
title_short Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa
title_full Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa
title_fullStr Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa
title_full_unstemmed Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa
title_sort Crontributos do Design nas relações interculturais em contexto escolar : projeto de design desenvolvido na Escola Básica Nº 1 de Lisboa
author Laranjeiro, Susana Carreira
author_facet Laranjeiro, Susana Carreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Ana, 1965-
Porto, Renata Gastal
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Laranjeiro, Susana Carreira
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Básica Nº 1 de Lisboa (Arroios)
Design de equipamento
Design social
Comunicação intercultural
Projeto O Mundo está na nossa Escola
Teses de mestrado - 2018
Design de Equipamento - Especialização em Design de Produto
topic Escola Básica Nº 1 de Lisboa (Arroios)
Design de equipamento
Design social
Comunicação intercultural
Projeto O Mundo está na nossa Escola
Teses de mestrado - 2018
Design de Equipamento - Especialização em Design de Produto
description O design enquanto ferramenta facilitadora e de pensamento criativo, pretende atuar, sustentar e orientar os processos com vista a uma mudança social. Durante cinco meses aplicou-se um conjunto de ações conduzidos pelo conhecimento de design de modo a encontrar formas de melhorar as relações interculturais em contexto escolar, através de um projeto baseado na metodologia do design thinking com crianças do ensino básico da Escola Básica Nº1 de Lisboa. A escola referida situa-se na freguesia de Arroios e reflete a multiculturalidade dessa zona, caracterizada por diferentes pessoas, culturas e comércio tradicional de várias partes do mundo. O projeto de design tem como objetivo proporcionar um conjunto de práticas criativas para solucionar as dificuldades culturais encontradas, colocando as crianças em reflexão e a materializar as suas experiências e memórias para as apresentar à comunidade escolar. Assim, as crianças fizeram das suas fragilidades matéria para pensar e criar algo que as pudesse orgulhar, mas também que demonstrasse a dimensão e a identidade de cada um. A presente dissertação de mestrado procura dar um contributo positivo numa das problemáticas presentes nos debates atuais, as relações interculturais, através de práticas de design. A globalização e os crescentes fluxos migratórios trouxeram pessoas de diferentes culturas a Portugal, trazendo desafios, como o respeito e a tolerância intercultural. A imigração contribui para as sociedades estarem cada vez mais plurais e heterogéneas, levando à convivência de diversas identidades, culturas e religiões que comportam em si diferentes modos de estar e pensar. O contexto escolar é significativo neste fenómeno pois é o espaço do conhecimento dos outros e da apreensão da tolerância cultural. Design is a facilitator and creative thinking tool that intends to act, sustain and guide processes towards social change. During five months, a variety of design-related actions were carried out in order to find different ways of improving intercultural relations within the school context. The project was based on the design thinking methodology and counted with the participation of the elementary-level students of the school Escola Básica Nº1 in Lisbon. This school is located in the parish of Arroios and reflects the multiculturality of the area, characterized by the diversity of people, cultures and traditional commerce from various parts of the world. The goal of this design project was to provide a set of creative practices to solve the cultural difficulties encountered in this specific context, by getting the children to reflect and materialize their experiences and memories, and then present them to the entire school community. This way, the children not only turned their fragilities into matter and created something they were proud of, but also were able to demonstrate their own dimension and identity. This dissertation seeks to make a positive impact and contribute to one of the most currently debated world problems - intercultural relations - through design practices. Globalization and the increasing migratory flows have brought people from different cultures to Portugal, bringing up challenges such as respect and intercultural tolerance. Immigration contributes to societies becoming increasingly plural and heterogeneous, leading to the coexistence of diverse identities, cultures and religions that have different ways of being and thinking. The school context is very significant in this phenomenon since it is a space of knowledge and deep apprehension of cultural tolerance. This research has shown that design can play a significant role in the exercise of cultural tolerance and awareness for specific social problems - being that schools should always be a space that encourages intercultural relations in order to deconstruct prejudices and stereotypes that can jeopardize the construction of a plural and democratic citizenship. After the completion of the workshops, improvements in self-esteem, self-knowledge and respect for cultural identities were noticeable, using design to trigger and promote social and cultural initiatives. As a conclusion of this project, a common story about the children, a model, characters, a video and panels with the workshop process summarized were created, resulting in an exhibition with all these elements showcased at the closing ceremony of the school year
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17T14:05:18Z
2018-02-27
2018-10-17
2018-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/35123
TID:201869560
url http://hdl.handle.net/10451/35123
identifier_str_mv TID:201869560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134429726113792