O Abandono Escolar no Ensino Superior em Portugal: O Estudo do Caso do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1512 |
Resumo: | O abandono escolar no ensino superior é um fenómeno que causa graves desigualdades e é sinónimo de pobreza social e económica. A reflexão da comunidade científica e das instituições do ensino superior deve ser estimulada no sentido de serem descobertos os fatores explicativos do abandono escolar. Um dos aspetos já assentes é o de que o insucesso está diretamente ligado ao abandono e entre as duas categorias há uma relação de interdependência. O presente estudo sobre o abandono escolar nas instituições de ensino superior, divide-se em duas partes. Numa primeira parte, faz uma apresentação do estudo de caso do abandono no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, tendo por base os dados relativos aos estudantes inscritos nos cursos de licenciatura do IPCA, que abandonaram os seus estudos no decorrer do ano letivo, nos anos 2011-12 a 2015-16. As conclusões do estudo apontam vários traços comuns nos estudantes que abandonam: é na maior parte dos casos o estudante inscrito no 1ª ano da licenciatura, com idade superior a 25 anos sem estatuto de trabalhador-estudante. Os principais motivos indicados para o abandono foram a incompatibilidade com a atividade profissional, as razões económicas, a distância do Campus, e o curso não ser a 1ª opção. Numa segunda parte, apresenta a comparação das taxas de abandono registadas em todas as instituições públicas portuguesas, nos anos 2012-13 a 2015-16 com o objetivo de perceber as diferenças relativas entre a taxa de abandono nos diferentes tipos de ensino superior (ensino universitário e ensino politécnico). Os resultados indicam que a taxa média de abandono é significativamente superior nas universidades (19,47%) quando comparadas com os politécnicos (15,45%). E conclui-se que a taxa média de abandono não varia em função dos anos letivos, independentemente do tipo de ensino. |
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