Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrão, Eduardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bidarra, José, Rocio, Vitor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11234
Resumo: O cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores.
id RCAP_b77e17f534c22cf81574922056b2dab8
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11234
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard UserInteligência artificialCursos onlineAnálise de requisitosEnsino-aprendizagemO cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores.Repositório AbertoFerrão, EduardoBidarra, JoséRocio, Vitor2021-10-07T14:00:02Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11234porFerrão, E., Bidarra, J., & Rocio, V. (2021). Requisitos de um Agente Inteligente de Apoio ao Ensino-Aprendizagem On-Line: Modelo Wizard User. International Journal of Development Research, 11(6). DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021.2230-9926https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.892742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
title Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
spellingShingle Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
Ferrão, Eduardo
Inteligência artificial
Cursos online
Análise de requisitos
Ensino-aprendizagem
title_short Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
title_full Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
title_fullStr Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
title_full_unstemmed Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
title_sort Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
author Ferrão, Eduardo
author_facet Ferrão, Eduardo
Bidarra, José
Rocio, Vitor
author_role author
author2 Bidarra, José
Rocio, Vitor
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrão, Eduardo
Bidarra, José
Rocio, Vitor
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência artificial
Cursos online
Análise de requisitos
Ensino-aprendizagem
topic Inteligência artificial
Cursos online
Análise de requisitos
Ensino-aprendizagem
description O cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07T14:00:02Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/11234
url http://hdl.handle.net/10400.2/11234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ferrão, E., Bidarra, J., & Rocio, V. (2021). Requisitos de um Agente Inteligente de Apoio ao Ensino-Aprendizagem On-Line: Modelo Wizard User. International Journal of Development Research, 11(6). DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021.
2230-9926
https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135095471210496