Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11234 |
Resumo: | O cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores. |
id |
RCAP_b77e17f534c22cf81574922056b2dab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11234 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard UserInteligência artificialCursos onlineAnálise de requisitosEnsino-aprendizagemO cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores.Repositório AbertoFerrão, EduardoBidarra, JoséRocio, Vitor2021-10-07T14:00:02Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11234porFerrão, E., Bidarra, J., & Rocio, V. (2021). Requisitos de um Agente Inteligente de Apoio ao Ensino-Aprendizagem On-Line: Modelo Wizard User. International Journal of Development Research, 11(6). DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021.2230-9926https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:38:37Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11234Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:41.892742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User |
title |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User |
spellingShingle |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User Ferrão, Eduardo Inteligência artificial Cursos online Análise de requisitos Ensino-aprendizagem |
title_short |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User |
title_full |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User |
title_fullStr |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User |
title_full_unstemmed |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User |
title_sort |
Requisitos de um agente inteligente de apoio ao ensino-aprendizagem on-line: modelo Wizard User |
author |
Ferrão, Eduardo |
author_facet |
Ferrão, Eduardo Bidarra, José Rocio, Vitor |
author_role |
author |
author2 |
Bidarra, José Rocio, Vitor |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferrão, Eduardo Bidarra, José Rocio, Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência artificial Cursos online Análise de requisitos Ensino-aprendizagem |
topic |
Inteligência artificial Cursos online Análise de requisitos Ensino-aprendizagem |
description |
O cenário atual apresenta, cotidianamente, novas ferramentas tecnológicas, que auxiliam e que permitem dar maior significado ao processo educacional. Nesse contexto, destacamos, principalmente, as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial (IA), que são capazes de interpretar, estruturar e cruzar dados, gerando predições com as informações analisadas, podendo, ainda, realizar inferências automáticas e interação com os usuários. Diante da existência de poderosos recursos tecnológicos e a massificação de cursos on-line, podemos afirmar que as ferramentas de acompanhamento evolutivo dos participantes, a interação e as metodologias educacionais tornam-se fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Esse artigo tem o objetivo de nortear a especificação de requisitos do modelo tecnológico, que visa ao auxílio no processo de ensino-aprendizado em curso on-line. Essa investigação utilizou-se de entrevistas e inquéritos com gestores e alunos de universidades brasileiras, para identificar como a IA, aliada a outras tecnologias, poderia auxiliar o processo de ensino-aprendizado, além de proporcionar, aos gestores e professores (mediadores pedagógicos), mais informações operacionais, táticas e estratégicas, nas tomadas de decisão acadêmica. Por último, ratificou-se que, nas instituições analisadas, ainda, não existe o uso da IA e, também, há uma carência de tecnologias emergentes, que possibilitariam automatizar atividades operativas realizadas pelos professores. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07T14:00:02Z 2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11234 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ferrão, E., Bidarra, J., & Rocio, V. (2021). Requisitos de um Agente Inteligente de Apoio ao Ensino-Aprendizagem On-Line: Modelo Wizard User. International Journal of Development Research, 11(6). DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021. 2230-9926 https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135095471210496 |