Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Adília
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Magalhães, Carlos Pires, Mata, Maria Augusta, Pimentel, Maria Helena, Silvano, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/23698
Resumo: As doenças crónicas, como as neurodegenerativas, desenvolvem efeitos progressivos potencializadores de sofrimento e desgaste, tanto no doente que as suporta, como na família que os cuida, podendo afetar a qualidade de vida familiar em diversas áreas. Objetivos: Conhecer o conceito de qualidade de vida familiar e as principais áreas afetadas decorrentes da prestação de cuidados, apresentadas pelas famílias cuidadoras de pessoas com doença neurodegenerativa. Identificar na perspetiva das mesmas as principais necessidades para bem cuidar. Métodos: Recorreu-se a um estudo qualitativo de cariz fenomenológico, com recurso a técnica do focus group com cinco familiares de doentes com doença neurodegenerativa, mediante um guião de entrevista com questões relacionadas com a perceção da qualidade de vida familiar, áreas mais afetadas e necessidades sentidas. Resultados: O material recolhido foi submetido a análise de conteúdo destacando-se como principais categorias: a qualidade de vida familiar enquanto bem-estar global; as implicações na vida social, no funcionamento familiar; as implicações emocionais e nos projetos de vida; necessidades ao nível da capacitação familiar e da retaguarda profissional. Conclusões: Os resultados evidenciam que o funcionamento familiar se altera profundamente no quadro de uma doença neurodegenerativa de um dos seus membros, o que releva a necessidade da avaliação da qualidade de vida familiar para uma intervenção eficaz na melhoria do quotidiano destas famílias.
id RCAP_b77e621bf46933728f6fba573994e71e
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23698
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativaFamíliaQualidade de VidaDoenças neurodegenerativasAs doenças crónicas, como as neurodegenerativas, desenvolvem efeitos progressivos potencializadores de sofrimento e desgaste, tanto no doente que as suporta, como na família que os cuida, podendo afetar a qualidade de vida familiar em diversas áreas. Objetivos: Conhecer o conceito de qualidade de vida familiar e as principais áreas afetadas decorrentes da prestação de cuidados, apresentadas pelas famílias cuidadoras de pessoas com doença neurodegenerativa. Identificar na perspetiva das mesmas as principais necessidades para bem cuidar. Métodos: Recorreu-se a um estudo qualitativo de cariz fenomenológico, com recurso a técnica do focus group com cinco familiares de doentes com doença neurodegenerativa, mediante um guião de entrevista com questões relacionadas com a perceção da qualidade de vida familiar, áreas mais afetadas e necessidades sentidas. Resultados: O material recolhido foi submetido a análise de conteúdo destacando-se como principais categorias: a qualidade de vida familiar enquanto bem-estar global; as implicações na vida social, no funcionamento familiar; as implicações emocionais e nos projetos de vida; necessidades ao nível da capacitação familiar e da retaguarda profissional. Conclusões: Os resultados evidenciam que o funcionamento familiar se altera profundamente no quadro de uma doença neurodegenerativa de um dos seus membros, o que releva a necessidade da avaliação da qualidade de vida familiar para uma intervenção eficaz na melhoria do quotidiano destas famílias.Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia, Mayores yDiscapacidad (INFAD de Psicología)Biblioteca Digital do IPBFernandes, AdíliaMagalhães, Carlos PiresMata, Maria AugustaPimentel, Maria HelenaSilvano, Maria2021-06-30T16:29:52Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/23698porFernandes, Adília¸ Magalhães, Carlos Pires; Mata, Maria Augusta; Pimentel, Maria Helena; Silvano, Maria (2021). Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa. INFAD Revista de Psicología. ISSN 0214-9877. 1:2, p. 479-4880214-9877info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:53:01Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/23698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:14:39.907595Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa
title Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa
spellingShingle Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa
Fernandes, Adília
Família
Qualidade de Vida
Doenças neurodegenerativas
title_short Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa
title_full Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa
title_fullStr Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa
title_full_unstemmed Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa
title_sort Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa
author Fernandes, Adília
author_facet Fernandes, Adília
Magalhães, Carlos Pires
Mata, Maria Augusta
Pimentel, Maria Helena
Silvano, Maria
author_role author
author2 Magalhães, Carlos Pires
Mata, Maria Augusta
Pimentel, Maria Helena
Silvano, Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Adília
Magalhães, Carlos Pires
Mata, Maria Augusta
Pimentel, Maria Helena
Silvano, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Qualidade de Vida
Doenças neurodegenerativas
topic Família
Qualidade de Vida
Doenças neurodegenerativas
description As doenças crónicas, como as neurodegenerativas, desenvolvem efeitos progressivos potencializadores de sofrimento e desgaste, tanto no doente que as suporta, como na família que os cuida, podendo afetar a qualidade de vida familiar em diversas áreas. Objetivos: Conhecer o conceito de qualidade de vida familiar e as principais áreas afetadas decorrentes da prestação de cuidados, apresentadas pelas famílias cuidadoras de pessoas com doença neurodegenerativa. Identificar na perspetiva das mesmas as principais necessidades para bem cuidar. Métodos: Recorreu-se a um estudo qualitativo de cariz fenomenológico, com recurso a técnica do focus group com cinco familiares de doentes com doença neurodegenerativa, mediante um guião de entrevista com questões relacionadas com a perceção da qualidade de vida familiar, áreas mais afetadas e necessidades sentidas. Resultados: O material recolhido foi submetido a análise de conteúdo destacando-se como principais categorias: a qualidade de vida familiar enquanto bem-estar global; as implicações na vida social, no funcionamento familiar; as implicações emocionais e nos projetos de vida; necessidades ao nível da capacitação familiar e da retaguarda profissional. Conclusões: Os resultados evidenciam que o funcionamento familiar se altera profundamente no quadro de uma doença neurodegenerativa de um dos seus membros, o que releva a necessidade da avaliação da qualidade de vida familiar para uma intervenção eficaz na melhoria do quotidiano destas famílias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30T16:29:52Z
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/23698
url http://hdl.handle.net/10198/23698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, Adília¸ Magalhães, Carlos Pires; Mata, Maria Augusta; Pimentel, Maria Helena; Silvano, Maria (2021). Qualidade de vida familiar: a perceção de familiares de pessoas com doença neurodegenerativa. INFAD Revista de Psicología. ISSN 0214-9877. 1:2, p. 479-488
0214-9877
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia, Mayores yDiscapacidad (INFAD de Psicología)
publisher.none.fl_str_mv Asociación Internacional de Psicología Evolutiva y Educativa de la Infancia y de la Adolescencia, Mayores yDiscapacidad (INFAD de Psicología)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135426850586624