Mapeamento das competências-chave transversais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10484 |
Resumo: | Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri) |
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Mapeamento das competências-chave transversaisGestão por competênciasMapeamento de competênciasProjeto de IntervençãoCompetências-chaveManagement by competenciesIntervention projectCompetencies mappingKey competenciesVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)Neste trabalho desenvolve-se um projeto de intervenção no âmbito do Mapeamento de Competências, aplicado na Grés Panaria Portugal, S.A. O projeto surgiu da necessidade de tornar o Departamento de Recursos Humanos da organização mais estratégico e possibilitar a adoção de uma política de Gestão de Recursos Humanos (GRH) integrada, com vista à melhoria de algumas práticas e a adoção de outras. A competitividade e as exigências de mercado que as empresas enfrentam atualmente obriga a uma adaptação constante para o alcance dos níveis de sucesso desejáveis. Neste contexto, a Gestão por Competências afigura-se como um suporte à organização e ao seu desenvolvimento, uma vez que se baseia num referencial de gestão de pessoas transversal a toda a organização, permite uma gestão mais integrada e coerente de todos os processos de GRH. O Mapeamento de Competências é fulcral para a adequação dos colaboradores à organização. Neste quadro, a atuação deste projeto de intervenção recaiu sobre as áreas-chave da organização, que sustentam diretamente o negócio. Foi definida como finalidade a validação, em julho de 2017, do portfólio das competências-chave transversais das áreas-chave da empresa, por nível de responsabilidade. Para o sucesso do projeto, optou-se pela estratégia do modelo genérico personalizado (Sanghi, 2007), composta por dois âmbitos estratégicos: identificação e caracterização das competências-chave transversais das áreas-chave da organização, por nível de responsabilidade. Para a concretização dos objetivos propostos, recorreu-se ao profundo conhecimento empírico dos responsáveis pelas áreas-chave da organização, sendo que todas as fases do processo foram sendo acompanhadas e validadas pela direção de Recursos Humanos, que tem uma visão geral da empresa e competência para o fazer. Os resultados da avaliação confirmam o cumprimento dos objetivos estratégicos, operacionais e da finalidade que se propôs. Na conclusão do trabalho apresentam-se as reflexões teóricas e empíricas. Numa perspetiva futura, espera-se que o produto deste trabalho, além de vir a ser utilizado nos vários processos de Gestão de Recursos Humanos, venha a servir de base ao mapeamento das competências das restantes áreas da organização e à adoção de práticas como a Gestão de Carreiras e a Avaliação de Desempenho.This work presents an intervention project in Competencies Mapping scope, applied in Grés Panaria Portugal, S.A. The project has emerged from the need to make the organization’s Human Resources Management function more strategic and to enable the department in charge the adoption of a more integrated policy, with a view to improving some practices and adopting others. The competitiveness and market demands that companies face today require constant adaptation to achieve the desired levels of success. In this context, Management by Competencies appears as a support to the organization and its development. The mapping of competencies is central to the adequacy of employees to the organization. In this context, the scope of this intervention project is on the key areas of the organization, which are the ones that directly support the business. The main purpose of this study was to have validated, in July 2017, the portfolio of the key transversal competencies of the central areas of the company, by level of responsibility. For the success of the project, the customized generic model method (Sanghi, 2007) was chosen with two strategic scopes: to identify the transversal key competencies of the key areas of the organization, by level of responsibility and to characterize the transversal key competencies of the key areas of the organization, per level of responsibility. In order to achieve the proposed objectives, we used the deep empirical knowledge of those responsible for the key areas of the organization, and all stages of the process were followed and validated by the Human Resources director, which has an overview of the company. The results of the evaluation confirm the fulfilment of the strategic, operational objectives and the main purpose that was planned for this project. In the future, it is expected that the product of this work, besides of being used in Human Resources Management processes already performed in the organization, will serve as basis for the other organizational areas competencies mapping and to adopting new Human Resources management practices in the organization such as Career Management and Performance Evaluation.Instituto Politécnico do Porto, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Instituto PolitécnicoRodrigues, Ana Cláudia MoreiraLamas, Marco Aurélio RibeiroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, João Filipe Santos2017-11-21T15:26:37Z2017-10-102017-10-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10484TID:201756595por201756595201756595info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:59Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10484Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:53.044548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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