Evolução do sector de consultoria de gestão em Portugal : que futuro?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Susana Simões
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1643
Resumo: O presente trabalho tem por base um estágio que teve como objectivo compreender a importância dos serviços prestados pelas consultoras de gestão no contexto global actual, caracterizado por uma concorrência cada vez mais competitiva. Embora não exista consenso sobre a definição e áreas integrantes da consultoria, a sua crescente importância na economia reflectese através das suas elevadas taxas de crescimento nas últimas décadas. O estágio foi realizado numa pequena consultora de gestão cuja principal origem do volume de negócios provém de projectos candidatos a apoios comunitários, situação esta que é comum a diversas consultoras do tecido empresarial do sector. Este cenário suscitou interesse na medida em que a origem da facturação destas empresas não é sustentável, uma vez que aproxima-se o fim destes apoios e é necessário um repensar da estratégia destas empresas e encontrar novas oportunidades de negócio. O trabalho desenvolvido baseia-se numa primeira parte pela análise teórica da literatura sobre o sector, e numa segunda parte pela análise prática com base em dados estatísticos e estudos do mercado europeu e nacional, e de uma empresa de consultoria (Múltiplos, Lda.), sendo esta última feita através de dados estatísticos internos e da experiência do autor enquanto colaborador da empresa. Através da revisão de literatura foi possível identificar a heterogeneidade de definições e tipos de serviços de consultoria de gestão, bem como os papéis que são associados aos que exercem a actividade. A principal lacuna identificada foi a falta de consenso entre os vários autores sobre os diversos temas e que por vezes é potenciada pelo uso de conceitos menos específicos. Com a análise prática, foi possível identificar a Alemanha e Reino Unido como principais mercados europeus, e o Outsourcing como principal serviço do sector. O mercado de consultoria português, embora se tenha desenvolvido tardiamente, cresceu consideravelmente nos últimos anos, representando actualmente 0,68% do PIB nacional, com uma distribuição equitativa entre os diferentes tipos de serviços. Da análise do caso prático, foi possível observar uma elevada concentração, quer em termos do volume de negócios, com as vinte maiores consultoras a representar 33% do sector, quer em termos regionais, com Lisboa a reunir 37,3% das empresas. Relativamente à experiência vivencial, foi possível identificar uma elevada dependência da empresa face aos projectos relacionados com os apoios comunitários, o que evidencia a necessidade de procura de alternativas. Por fim, é identificada a especialização como solução para o futuro da generalidade das pequenas e médias consultoras, nomeadamente através do serviço de outsourcing prestado às empresas. ABSTRACT: This report is based on a traineeship that was intended to understand the importance of the services of management consultants in the current global context, characterized by an increasingly greater competition. Although there is no consensus on the definition and the fields of consulting, its growing importance in the economy is reflected in its high growth rates in recent decades. The traineeship was conducted on a small management consultant firm whose main source of revenues comes from projects candidate to EU funding, a situation that is common to various consultant firms of the business sector. This situation raised interest because the origin of the funding of these companies is not sustainable since it is coming to an end. It is therefore necessary to rethink the strategy and find new business opportunities. In the first part of this report, there’s a focus on theoretical literature on the sector. In the second part, there’s a more practical analysis based on statistic data and studies of the European and national market, and a consulting company (Múltiplos, Lda.), the latter being done by statistic data and personal experience of the author as a trainee in the company. Based on literature review, it was possible to identify the big variety of definitions and types of services of management consulting, as well as the role of those working in this area. The main problem identified was the lack of consensus among the various authors about several issues that sometimes is enhanced by the use of less specific concepts. In the practical analysis, it was possible to identify Germany and the UK as the main European markets, and outsourcing as the main service in the sector. The Portuguese consulting market, although it has developed late, has grown considerably in recent years and now represents 0.68% of national GDP, with a fair distribution among the several types of services. There’s a high concentration both in terms of revenues, with the twenty largest consultant firms representing 33% of the sector, and in regional terms, with Lisbon getting 37.3% of companies. As a trainee, it was possible to identify a high dependence of the company in projects aiming for EU funding, highlighting the need to search for alternatives. Finally, specialization is suggested as the solution in the long run for most small and medium sized consulting firms, especially through the service of outsourcing provided to companies.
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A principal lacuna identificada foi a falta de consenso entre os vários autores sobre os diversos temas e que por vezes é potenciada pelo uso de conceitos menos específicos. Com a análise prática, foi possível identificar a Alemanha e Reino Unido como principais mercados europeus, e o Outsourcing como principal serviço do sector. O mercado de consultoria português, embora se tenha desenvolvido tardiamente, cresceu consideravelmente nos últimos anos, representando actualmente 0,68% do PIB nacional, com uma distribuição equitativa entre os diferentes tipos de serviços. Da análise do caso prático, foi possível observar uma elevada concentração, quer em termos do volume de negócios, com as vinte maiores consultoras a representar 33% do sector, quer em termos regionais, com Lisboa a reunir 37,3% das empresas. Relativamente à experiência vivencial, foi possível identificar uma elevada dependência da empresa face aos projectos relacionados com os apoios comunitários, o que evidencia a necessidade de procura de alternativas. Por fim, é identificada a especialização como solução para o futuro da generalidade das pequenas e médias consultoras, nomeadamente através do serviço de outsourcing prestado às empresas. ABSTRACT: This report is based on a traineeship that was intended to understand the importance of the services of management consultants in the current global context, characterized by an increasingly greater competition. Although there is no consensus on the definition and the fields of consulting, its growing importance in the economy is reflected in its high growth rates in recent decades. The traineeship was conducted on a small management consultant firm whose main source of revenues comes from projects candidate to EU funding, a situation that is common to various consultant firms of the business sector. This situation raised interest because the origin of the funding of these companies is not sustainable since it is coming to an end. It is therefore necessary to rethink the strategy and find new business opportunities. In the first part of this report, there’s a focus on theoretical literature on the sector. In the second part, there’s a more practical analysis based on statistic data and studies of the European and national market, and a consulting company (Múltiplos, Lda.), the latter being done by statistic data and personal experience of the author as a trainee in the company. Based on literature review, it was possible to identify the big variety of definitions and types of services of management consulting, as well as the role of those working in this area. 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O trabalho desenvolvido baseia-se numa primeira parte pela análise teórica da literatura sobre o sector, e numa segunda parte pela análise prática com base em dados estatísticos e estudos do mercado europeu e nacional, e de uma empresa de consultoria (Múltiplos, Lda.), sendo esta última feita através de dados estatísticos internos e da experiência do autor enquanto colaborador da empresa. Através da revisão de literatura foi possível identificar a heterogeneidade de definições e tipos de serviços de consultoria de gestão, bem como os papéis que são associados aos que exercem a actividade. A principal lacuna identificada foi a falta de consenso entre os vários autores sobre os diversos temas e que por vezes é potenciada pelo uso de conceitos menos específicos. Com a análise prática, foi possível identificar a Alemanha e Reino Unido como principais mercados europeus, e o Outsourcing como principal serviço do sector. O mercado de consultoria português, embora se tenha desenvolvido tardiamente, cresceu consideravelmente nos últimos anos, representando actualmente 0,68% do PIB nacional, com uma distribuição equitativa entre os diferentes tipos de serviços. Da análise do caso prático, foi possível observar uma elevada concentração, quer em termos do volume de negócios, com as vinte maiores consultoras a representar 33% do sector, quer em termos regionais, com Lisboa a reunir 37,3% das empresas. Relativamente à experiência vivencial, foi possível identificar uma elevada dependência da empresa face aos projectos relacionados com os apoios comunitários, o que evidencia a necessidade de procura de alternativas. Por fim, é identificada a especialização como solução para o futuro da generalidade das pequenas e médias consultoras, nomeadamente através do serviço de outsourcing prestado às empresas. ABSTRACT: This report is based on a traineeship that was intended to understand the importance of the services of management consultants in the current global context, characterized by an increasingly greater competition. Although there is no consensus on the definition and the fields of consulting, its growing importance in the economy is reflected in its high growth rates in recent decades. The traineeship was conducted on a small management consultant firm whose main source of revenues comes from projects candidate to EU funding, a situation that is common to various consultant firms of the business sector. This situation raised interest because the origin of the funding of these companies is not sustainable since it is coming to an end. It is therefore necessary to rethink the strategy and find new business opportunities. In the first part of this report, there’s a focus on theoretical literature on the sector. In the second part, there’s a more practical analysis based on statistic data and studies of the European and national market, and a consulting company (Múltiplos, Lda.), the latter being done by statistic data and personal experience of the author as a trainee in the company. Based on literature review, it was possible to identify the big variety of definitions and types of services of management consulting, as well as the role of those working in this area. The main problem identified was the lack of consensus among the various authors about several issues that sometimes is enhanced by the use of less specific concepts. In the practical analysis, it was possible to identify Germany and the UK as the main European markets, and outsourcing as the main service in the sector. The Portuguese consulting market, although it has developed late, has grown considerably in recent years and now represents 0.68% of national GDP, with a fair distribution among the several types of services. 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