O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valério, S.C.P.
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Raposo, D., Fernandes, A.M.P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/5647
Resumo: O presente artigo expõe o trabalho de investigação em desenvolvimento e pretende demonstrar que o vestuário profissional em âmbito hospitalar pode ser promotor da identidade corporativa de uma instituição. A imagem de uma instituição nasce da perceção, por parte do público, de uma quantidade de elementos, refletindo os seus valores, a sua atividade e o seu profissionalismo. Essa identidade não aparece só nos cartazes, nos veículos, nos envelopes ou nos cartões-de-visita mas também, e cada vez mais frequente, no vestuário e acessórios que as pessoas vestem e exibem. Desta forma, o vestuário profissional (ou fardamento) representa um canal de difusão direto da imagem de uma instituição e pode desempenhar diversas funções ao serviço de uma estratégia. É importante que o vestuário profissional assuma igualmente características de conforto e estética ou ainda, qualquer outra necessidade que tenha como objetivo o vestuário comum para determinadas pessoas ou grupo de pessoas.
id RCAP_b79e47016c5bff6853a9b7fdd7e5f90d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5647
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativaDesign de vestuário e têxtilVestuário profissional (fardamento)Identidade corporativaErgonomiaCentro Hospitalar Cova da BeiraApparel e textile designProfessional clothing (uniforms);Corporate identityErgonomicsO presente artigo expõe o trabalho de investigação em desenvolvimento e pretende demonstrar que o vestuário profissional em âmbito hospitalar pode ser promotor da identidade corporativa de uma instituição. A imagem de uma instituição nasce da perceção, por parte do público, de uma quantidade de elementos, refletindo os seus valores, a sua atividade e o seu profissionalismo. Essa identidade não aparece só nos cartazes, nos veículos, nos envelopes ou nos cartões-de-visita mas também, e cada vez mais frequente, no vestuário e acessórios que as pessoas vestem e exibem. Desta forma, o vestuário profissional (ou fardamento) representa um canal de difusão direto da imagem de uma instituição e pode desempenhar diversas funções ao serviço de uma estratégia. É importante que o vestuário profissional assuma igualmente características de conforto e estética ou ainda, qualquer outra necessidade que tenha como objetivo o vestuário comum para determinadas pessoas ou grupo de pessoas.ABSTRACT : This article exposes the work of developing research and seeks to demonstrate that the hospital-wide professional clothing can be promoter of corporate identity of an institution. The image of an institution born of the lack, for the public, a number of elements, reflecting your values, your activity and your professionalism. This identity does not appear only in the posters, in vehicles, in envelopes or business cards but also, and increasingly, in clothing and accessories that people wear and display. In this way, professional clothing (or uniforms) represents a direct broadcast channel of the image of an institution and can play several roles in the service of a strategy. It is important that the professional clothing take also features of comfort and aesthetics or any other needs that have as objective the common attire for certain persons or group of persons.IPCB. ESARTRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoValério, S.C.P.Raposo, D.Fernandes, A.M.P.2017-07-22T17:30:07Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/5647porVALÉRIO, S.C.P. ; RAPOSO, D. ; FERNANDES, A.M.P. (2013) - O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. N.º12.1646 - 9054info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:00Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/5647Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:24.332859Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa
title O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa
spellingShingle O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa
Valério, S.C.P.
Design de vestuário e têxtil
Vestuário profissional (fardamento)
Identidade corporativa
Ergonomia
Centro Hospitalar Cova da Beira
Apparel e textile design
Professional clothing (uniforms);
Corporate identity
Ergonomics
title_short O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa
title_full O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa
title_fullStr O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa
title_full_unstemmed O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa
title_sort O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa
author Valério, S.C.P.
author_facet Valério, S.C.P.
Raposo, D.
Fernandes, A.M.P.
author_role author
author2 Raposo, D.
Fernandes, A.M.P.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Valério, S.C.P.
Raposo, D.
Fernandes, A.M.P.
dc.subject.por.fl_str_mv Design de vestuário e têxtil
Vestuário profissional (fardamento)
Identidade corporativa
Ergonomia
Centro Hospitalar Cova da Beira
Apparel e textile design
Professional clothing (uniforms);
Corporate identity
Ergonomics
topic Design de vestuário e têxtil
Vestuário profissional (fardamento)
Identidade corporativa
Ergonomia
Centro Hospitalar Cova da Beira
Apparel e textile design
Professional clothing (uniforms);
Corporate identity
Ergonomics
description O presente artigo expõe o trabalho de investigação em desenvolvimento e pretende demonstrar que o vestuário profissional em âmbito hospitalar pode ser promotor da identidade corporativa de uma instituição. A imagem de uma instituição nasce da perceção, por parte do público, de uma quantidade de elementos, refletindo os seus valores, a sua atividade e o seu profissionalismo. Essa identidade não aparece só nos cartazes, nos veículos, nos envelopes ou nos cartões-de-visita mas também, e cada vez mais frequente, no vestuário e acessórios que as pessoas vestem e exibem. Desta forma, o vestuário profissional (ou fardamento) representa um canal de difusão direto da imagem de uma instituição e pode desempenhar diversas funções ao serviço de uma estratégia. É importante que o vestuário profissional assuma igualmente características de conforto e estética ou ainda, qualquer outra necessidade que tenha como objetivo o vestuário comum para determinadas pessoas ou grupo de pessoas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2017-07-22T17:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/5647
url http://hdl.handle.net/10400.11/5647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv VALÉRIO, S.C.P. ; RAPOSO, D. ; FERNANDES, A.M.P. (2013) - O vestuário profissional em âmbito hospitalar como elemento de identidade corporativa. Convergências : Revista de Investigação e Ensino das Artes. ISSN 1646 - 9054. N.º12.
1646 - 9054
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
publisher.none.fl_str_mv IPCB. ESART
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130824312881152