Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Domira Fernandes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramos, Maria da Conceição Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15509
Resumo: Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre os desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável, que favoreçam a integração de práticas educativas inclusivas. O intercultural implica relação, diálogo e comunicação entre as dife rentes culturas, através dos indivíduos e grupos, na qual se encontram e interagem indivíduos, grupos e instituições originários de universos diferentes. Implica uma troca entre as diversas áreas do conhecimento, cujos olhares interdisciplinares sejam capazes de levar as organizações a desenvolverem propostas de educação voltadas para a inclusão, buscando interagir conceitos de interculturalidade, educação intercultural e turismo sustentável. Porém há uma lacuna de produções que visam explicitar a relação entre educação e turismo sustentável, elemento motivador deste estudo, realizando pesquisa bibliográfica nas bibliotecas da Fundação Visconde de Cairu e da Universidade do Porto. É importante o diálogo dessas relações, numa perspectiva de interdisciplinaridade e de sustentabilidade, fazendo com que a atividade turística seja geradora de efeitos positivos sobre as populações e economias locais, a proteção do ambiente, a preservação da cultura e tradição e a utilização racional de recursos naturais. Estas reflexões teóricas sinalizam para a necessidade de comunicação entre as diferentes culturas, em especial na educação e no turismo, com ênfase na interculturalidade, à luz da revisão da literatura sobre o assunto, na perspectiva de uma sociedade mais igualitária e sustentável.
id RCAP_b7a411c935e9d16b3fd98b599a4c1aa7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentávelIntercultural and educational challenges for sustainable tourismEducaçãoTurismoInterculturalidadeSustentabilidadeEducationTourismInterculturalSustainabilityODS::04:Educação de QualidadeODS::11:Cidades e Comunidades SustentáveisODS::16:Paz, Justiça e Instituições EficazesEste artigo pretende fazer uma reflexão sobre os desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável, que favoreçam a integração de práticas educativas inclusivas. O intercultural implica relação, diálogo e comunicação entre as dife rentes culturas, através dos indivíduos e grupos, na qual se encontram e interagem indivíduos, grupos e instituições originários de universos diferentes. Implica uma troca entre as diversas áreas do conhecimento, cujos olhares interdisciplinares sejam capazes de levar as organizações a desenvolverem propostas de educação voltadas para a inclusão, buscando interagir conceitos de interculturalidade, educação intercultural e turismo sustentável. Porém há uma lacuna de produções que visam explicitar a relação entre educação e turismo sustentável, elemento motivador deste estudo, realizando pesquisa bibliográfica nas bibliotecas da Fundação Visconde de Cairu e da Universidade do Porto. É importante o diálogo dessas relações, numa perspectiva de interdisciplinaridade e de sustentabilidade, fazendo com que a atividade turística seja geradora de efeitos positivos sobre as populações e economias locais, a proteção do ambiente, a preservação da cultura e tradição e a utilização racional de recursos naturais. Estas reflexões teóricas sinalizam para a necessidade de comunicação entre as diferentes culturas, em especial na educação e no turismo, com ênfase na interculturalidade, à luz da revisão da literatura sobre o assunto, na perspectiva de uma sociedade mais igualitária e sustentável.This article aims to reflect on intercultural and educational challenges for sustainable tourism that fosters the integration of educational and inclusive practices promoted when human relationships become harmonious and cooperative. Intercultural implies relationship, dialogue and communication between different cultures, across individuals and cultures possess these groups, which meet and interact with individuals, groups and institutions from different universes. Also involves an exchange between different areas of knowledge whose interdisciplinary looks to be able to lead organizations to develop proposals aimed at education inclusion, seeking concepts interact intercultural, intercultural education and sustainable tourism. Therefore, there is a lack in researches that seek to make a relation between education and sustainable tourism, the reason of this study, in which we performed a bibliographic research in Visconde de Cairu Foundation and Porto University Libraries. Dialogue is important these relationships from the perspective of interdisciplinarity and sustainability, making the tourism industry is generating positive effects on local populations and economies, environmental protection, preservation of culture and tradition and the rational use of natural resources. These theoretical considerations point to the need for communication between different cultures, especially in education and tourism, with emphasis on interculturalism, in light of the literature on the subject, in view of a more equitable and sustainable society.Universidade de Brasília/UnBRepositório AbertoAraújo, Domira FernandesRamos, Maria da Conceição Pereira2024-01-17T10:01:23Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15509porAraújo, D. F., Ramos, M. C. P. (2014). Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável. Revista Cenário, v. 2, nº 3, p. 89-105.2318-8561info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:49:21Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:42.406039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
Intercultural and educational challenges for sustainable tourism
title Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
spellingShingle Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
Araújo, Domira Fernandes
Educação
Turismo
Interculturalidade
Sustentabilidade
Education
Tourism
Intercultural
Sustainability
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS::16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
title_short Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
title_full Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
title_fullStr Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
title_full_unstemmed Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
title_sort Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável
author Araújo, Domira Fernandes
author_facet Araújo, Domira Fernandes
Ramos, Maria da Conceição Pereira
author_role author
author2 Ramos, Maria da Conceição Pereira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Domira Fernandes
Ramos, Maria da Conceição Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Turismo
Interculturalidade
Sustentabilidade
Education
Tourism
Intercultural
Sustainability
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS::16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
topic Educação
Turismo
Interculturalidade
Sustentabilidade
Education
Tourism
Intercultural
Sustainability
ODS::04:Educação de Qualidade
ODS::11:Cidades e Comunidades Sustentáveis
ODS::16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
description Este artigo pretende fazer uma reflexão sobre os desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável, que favoreçam a integração de práticas educativas inclusivas. O intercultural implica relação, diálogo e comunicação entre as dife rentes culturas, através dos indivíduos e grupos, na qual se encontram e interagem indivíduos, grupos e instituições originários de universos diferentes. Implica uma troca entre as diversas áreas do conhecimento, cujos olhares interdisciplinares sejam capazes de levar as organizações a desenvolverem propostas de educação voltadas para a inclusão, buscando interagir conceitos de interculturalidade, educação intercultural e turismo sustentável. Porém há uma lacuna de produções que visam explicitar a relação entre educação e turismo sustentável, elemento motivador deste estudo, realizando pesquisa bibliográfica nas bibliotecas da Fundação Visconde de Cairu e da Universidade do Porto. É importante o diálogo dessas relações, numa perspectiva de interdisciplinaridade e de sustentabilidade, fazendo com que a atividade turística seja geradora de efeitos positivos sobre as populações e economias locais, a proteção do ambiente, a preservação da cultura e tradição e a utilização racional de recursos naturais. Estas reflexões teóricas sinalizam para a necessidade de comunicação entre as diferentes culturas, em especial na educação e no turismo, com ênfase na interculturalidade, à luz da revisão da literatura sobre o assunto, na perspectiva de uma sociedade mais igualitária e sustentável.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2024-01-17T10:01:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15509
url http://hdl.handle.net/10400.2/15509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Araújo, D. F., Ramos, M. C. P. (2014). Desafios interculturais e educacionais para um turismo sustentável. Revista Cenário, v. 2, nº 3, p. 89-105.
2318-8561
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília/UnB
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Brasília/UnB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137017590710272