Mercados informais do município Sumbe da província do Kuanza Sul: uma evidência empírica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dum, João Ernesto Eduardo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/10311
Resumo: O presente trabalho de investigação que teve por objetivo conhecer por um lado o valor do Mercado Informal do Chingo - na perspetiva do vendedor e do consumidor, bem como observar o grau de satisfação dos consumidores. Foi propósito, ainda, reconhecer as razões que levam os consumidores a deslocarem-se ao mercado do Chingo, bem como identificar os cinco fatores que mais influenciam na decisão da compra dos consumidores, verificar se os mesmos têm uma imagem positiva, quais as suas expetativas sobre o mercado, se são leais ao mesmo e observar a sua perceção quanto a qualidade percebida e relação preço qualidade. Para dar resposta ao principal objetivo de estudo utilizou-se dois inquéritos por questionário, um dirigido aos vendedores e outro aos consumidores que se deslocam ao mesmo para adquirir os seus bens de consumo. Aplicaram-se questionários a 723 indivíduos repartidos entre 420 vendedores e 303 clientes. Tendo-se assumido para a categoria de vendedores um erro amostral de 4,58% e para os consumidores um erro amostral de 5,63% e um nível de significância de 5%. No tratamento dos dados recorreu-se à análise estatística descritiva exploratória, univariada e bivariada, e à análise inferencial. Através dos resultados obtidos concluiu-se que as cinco razões que levam os consumidores a fazerem compras no Mercado do Chingo foram: Variedade dos produtos; Facilidade de negociação do preço; Satisfação com o preço que se paga; Satisfação com o preço da maioria dos produtos; Gasta-se pouco com o transporte para se deslocar ao mercado; A maioria dos preços são baixos. Por outro lado os cinco fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores são: Disponibilidade de produtos tradicionais; Vantagem dos vendedores a retalho; Serviços prestado pelos retalhistas; Preço acessível; e, Otimização dos rendimentos quando se faz compras no mercado. Os consumidores têm uma perceção positiva relativamente às expetativas sobre o mercado, lealdade, qualidade percebida, relação preço/qualidade e encontram-se globalmente satisfeitos com o Mercado do Chingo. Por outro lado, os vendedores apresentaram uma perceção positiva relativamente ao valor do mercado.
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Para dar resposta ao principal objetivo de estudo utilizou-se dois inquéritos por questionário, um dirigido aos vendedores e outro aos consumidores que se deslocam ao mesmo para adquirir os seus bens de consumo. Aplicaram-se questionários a 723 indivíduos repartidos entre 420 vendedores e 303 clientes. Tendo-se assumido para a categoria de vendedores um erro amostral de 4,58% e para os consumidores um erro amostral de 5,63% e um nível de significância de 5%. No tratamento dos dados recorreu-se à análise estatística descritiva exploratória, univariada e bivariada, e à análise inferencial. Através dos resultados obtidos concluiu-se que as cinco razões que levam os consumidores a fazerem compras no Mercado do Chingo foram: Variedade dos produtos; Facilidade de negociação do preço; Satisfação com o preço que se paga; Satisfação com o preço da maioria dos produtos; Gasta-se pouco com o transporte para se deslocar ao mercado; A maioria dos preços são baixos. Por outro lado os cinco fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores são: Disponibilidade de produtos tradicionais; Vantagem dos vendedores a retalho; Serviços prestado pelos retalhistas; Preço acessível; e, Otimização dos rendimentos quando se faz compras no mercado. Os consumidores têm uma perceção positiva relativamente às expetativas sobre o mercado, lealdade, qualidade percebida, relação preço/qualidade e encontram-se globalmente satisfeitos com o Mercado do Chingo. Por outro lado, os vendedores apresentaram uma perceção positiva relativamente ao valor do mercado.The present research was aimed on the one hand the value of the Informal Market Chingo - from the perspective of the seller and the consumer, as well as observing the level of consumer satisfaction. It was purpose also to recognize the reasons that lead consumers to move in to the Chingo market and identify the five factors that influence the consumer purchase decision, check if they have a positive image, what their expectations on the market, if they are loyal to it and observe its perception as perceived quality and price quality. To answer to the main objective it was used two questionnaire survey, one directed to sellers and other to a consumers that move to the market to acquire their consumer goods. Questionnaires were applied to 723 respondents distributed between 420 sellers and 303 consumers. It was assumed for the salespersons' category a sampling error of 4,58% and for the consumers a sampling error of 5,63% and a 5% level of significance. In the data analysis it was produced an exploratory descriptive statistics analysis, univariate and bivariate, and inferential analysis. Through the results it was achieved the five reasons that take the consumers to do their purchases in the Market of Chingo: Variety of the products; Ease of price negotiation; Satisfaction with the price that pays; Satisfaction with the price of most of products; Spends little with the transport to get to market; Most of the prices are low. On the other hand the five factors that influence the decision of the consumers' purchase are: Availability of traditional products; Advantage of retail sellers; Services provided by retailers; Low price; and Optimization of income when making purchases in the market. Consumers have a positive perception regarding the expectations of the market, loyalty, and quality perceived, relation between price and quality and are broadly satisfied with the Market Chingo. Moreover, sellers revealed a positive perception with respect to market value.El presente trabajo de investigación tenía como principal objetivo analizar el valor del Mercado Informal de Chingo - en la perspectiva del vendedor bien como en la perspectiva del consumidor, aún observar el grado de satisfacción de los consumidores. Todavía, fue propósito reconocer las razones que llevan los consumidores a trasladarse al mercado de Chingo, así como identificar los cinco factores que más influencia en la decisión de la compra de los consumidores. Verificar si los mismos tienen una imagen positiva del mercado, cuales su expectativas del mercado, si son leales al mismo y observar la percepción como la calidad percibida y la relación del calidad/precio. Para dar respuesta al objetivo del estudio se empleó dos encuestas, un dirigido a los vendedores y otro a los consumidores. Se han aplicado encuestas a 723 individuos, distribuidos entre 420 vendedores y 303 consumidores. Se asumió para la categoría de los vendedores un error muestral de 4,58% y para los consumidores un error muestral de 5,63% y un nivel de significancia de 5%. En el tratamiento de los datos se hizo un análisis estadístico descriptivo exploratorio y uno análisis inferencial. A través de los resultados obtenidos se concluyó que las cinco razones que toman los consumidores para hacer sus compras en el Mercado de Chingo son: La variedad de los productos; La comodidad de negociación del precio; La satisfacción con el precio que paga; La satisfacción con el precio de la mayoría de los productos; Se gasta poco con el transporte para mover al mercado; La mayoría de los precios son bajos. Por otro lado, los cinco factores que más influyen en la decisión de la compra de los consumidores son: La disponibilidad de productos tradicionales; La ventaja de los vendedores minoristas; Los servicios prestados por los minoristas; El precio accesible; y, la Optimización de los ingresos cuando las compras son hechas en el mercado. Los consumidores tienen una percepción positiva relativamente a las expectativas con el mercado, la lealtad, calidad percibida, relación precio/calidad y se encuentran globalmente satisfechos con el Mercado de Chingo. Por otro lado, los vendedores presentaron una percepción positiva relativamente al valor del mercado.Fernandes, Paula O.Biblioteca Digital do IPBDum, João Ernesto Eduardo2014-09-04T14:07:59Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/10311TID:201428121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:24:50Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/10311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:01:18.174409Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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