A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10981 |
Resumo: | Relatório Final de Estágio, Apresentado à Escola Superior de Dança Com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
id |
RCAP_b7c8357edd29f916ecd52940489aa655 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10981 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaFluidezDança contemporânea30.000 AristidesFluidityContemporary dance30,000 AristidesRelatório Final de Estágio, Apresentado à Escola Superior de Dança Com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I e de Estágio II da 7ª edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, durante o ano letivo de 2018/2019. O estágio foi realizado na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (EVDCR), uma escola de ensino especializado, em regime articulado, com os alunos do 4º ano nas disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea e de Práticas Complementares. O intuito global foi desenvolver formas de promoção da qualidade de movimento, em particular a fluidez, com base num excerto da peça coreográfica 30.000 Aristides que Daniel Cardoso criou para a companhia Quórum Ballet. Para tal, foram retirados alguns vocabulários e elementos técnicos da peça (falls, slides e voltas à la seconde e em attitude) que se trabalharam de forma isolada através de exercícios técnicos e de pequenas frases coreográficas, no contexto acima mencionado. Como objetivos específicos elegemos o desenvolvimento da capacidade interpretativa e o aprimoramento de competências técnicas, nomeadamente a melhoria das qualidades das voltas em à la seconde e em attitude, a melhoria da qualidade e do domínio das falls, e a melhoria da qualidade e do domínio dos slides. Para o desenvolvimento do relatório de estágio recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica, permitindo uma fundamentação adequada à investigação proposta. Foi aplicada a metodologia de investigação- ação instrumentalizada por grelhas de observação, diários de bordo e registo de vídeos.ABSTRACT - This report was developed in the scope of the Stage I and Stage II Curricular Units of the 7th edition of the Masters Course in Dance Teaching, of the Escola Superior de Dance, of the Instituto Politécnico de Lisboa, during the 2018/2019 school year. The internship was held at the Caldas da Rainha Vocational Dance School (EVDCR), a specialized teaching school, in articulated regime, with the 4th year students in the Contemporary Dance Technique and Complementary Practices subjects. The overall aim was to develop ways of promoting movement quality, particularly fluidity, based on an excerpt from the 30,000 Aristides choreographic piece Daniel Cardoso created for the Quorum Ballet company. To this end, some vocabularies and technical elements of the play (falls, slides and rounds of seconde and attitude) were removed and worked in isolation through technical exercises and short choreographic phrases, in the context mentioned above. Specific objectives include the development of interpretative capacity and the improvement of technical skills, namely the improvement of the qualities of a la seconde and attitude turns, the improvement of the quality and mastery of the falls, and the improvement of the quality and mastery of slides. For the development of the internship report, a bibliographic research was used, allowing an adequate foundation for the proposed investigation. The researchaction methodology applied by observation grids, logbooks and video recording was applied.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaGraça, CristinaRCIPLFernandes, Andreia Filipe2020-01-13T15:30:38Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10981TID:202341755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:19.429912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
spellingShingle |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha Fernandes, Andreia Filipe Fluidez Dança contemporânea 30.000 Aristides Fluidity Contemporary dance 30,000 Aristides |
title_short |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_full |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_fullStr |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_full_unstemmed |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
title_sort |
A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha |
author |
Fernandes, Andreia Filipe |
author_facet |
Fernandes, Andreia Filipe |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Cristina RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Andreia Filipe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fluidez Dança contemporânea 30.000 Aristides Fluidity Contemporary dance 30,000 Aristides |
topic |
Fluidez Dança contemporânea 30.000 Aristides Fluidity Contemporary dance 30,000 Aristides |
description |
Relatório Final de Estágio, Apresentado à Escola Superior de Dança Com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-16 2019-12-16T00:00:00Z 2020-01-13T15:30:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/10981 TID:202341755 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/10981 |
identifier_str_mv |
TID:202341755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133459765002240 |