A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Andreia Filipe
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10981
Resumo: Relatório Final de Estágio, Apresentado à Escola Superior de Dança Com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_b7c8357edd29f916ecd52940489aa655
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10981
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da RainhaFluidezDança contemporânea30.000 AristidesFluidityContemporary dance30,000 AristidesRelatório Final de Estágio, Apresentado à Escola Superior de Dança Com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I e de Estágio II da 7ª edição do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, durante o ano letivo de 2018/2019. O estágio foi realizado na Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha (EVDCR), uma escola de ensino especializado, em regime articulado, com os alunos do 4º ano nas disciplinas de Técnica de Dança Contemporânea e de Práticas Complementares. O intuito global foi desenvolver formas de promoção da qualidade de movimento, em particular a fluidez, com base num excerto da peça coreográfica 30.000 Aristides que Daniel Cardoso criou para a companhia Quórum Ballet. Para tal, foram retirados alguns vocabulários e elementos técnicos da peça (falls, slides e voltas à la seconde e em attitude) que se trabalharam de forma isolada através de exercícios técnicos e de pequenas frases coreográficas, no contexto acima mencionado. Como objetivos específicos elegemos o desenvolvimento da capacidade interpretativa e o aprimoramento de competências técnicas, nomeadamente a melhoria das qualidades das voltas em à la seconde e em attitude, a melhoria da qualidade e do domínio das falls, e a melhoria da qualidade e do domínio dos slides. Para o desenvolvimento do relatório de estágio recorreu-se a uma pesquisa bibliográfica, permitindo uma fundamentação adequada à investigação proposta. Foi aplicada a metodologia de investigação- ação instrumentalizada por grelhas de observação, diários de bordo e registo de vídeos.ABSTRACT - This report was developed in the scope of the Stage I and Stage II Curricular Units of the 7th edition of the Masters Course in Dance Teaching, of the Escola Superior de Dance, of the Instituto Politécnico de Lisboa, during the 2018/2019 school year. The internship was held at the Caldas da Rainha Vocational Dance School (EVDCR), a specialized teaching school, in articulated regime, with the 4th year students in the Contemporary Dance Technique and Complementary Practices subjects. The overall aim was to develop ways of promoting movement quality, particularly fluidity, based on an excerpt from the 30,000 Aristides choreographic piece Daniel Cardoso created for the Quorum Ballet company. To this end, some vocabularies and technical elements of the play (falls, slides and rounds of seconde and attitude) were removed and worked in isolation through technical exercises and short choreographic phrases, in the context mentioned above. Specific objectives include the development of interpretative capacity and the improvement of technical skills, namely the improvement of the qualities of a la seconde and attitude turns, the improvement of the quality and mastery of the falls, and the improvement of the quality and mastery of slides. For the development of the internship report, a bibliographic research was used, allowing an adequate foundation for the proposed investigation. The researchaction methodology applied by observation grids, logbooks and video recording was applied.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaGraça, CristinaRCIPLFernandes, Andreia Filipe2020-01-13T15:30:38Z2019-12-162019-12-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10981TID:202341755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10981Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:19.429912Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
spellingShingle A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
Fernandes, Andreia Filipe
Fluidez
Dança contemporânea
30.000 Aristides
Fluidity
Contemporary dance
30,000 Aristides
title_short A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_full A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_fullStr A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_full_unstemmed A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
title_sort A peça 30.000 Aristides como estímulo para a fluidez de movimento no âmbito de técnica de dança contemporânea para os alunos do 4º ano da Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha
author Fernandes, Andreia Filipe
author_facet Fernandes, Andreia Filipe
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Graça, Cristina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Andreia Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv Fluidez
Dança contemporânea
30.000 Aristides
Fluidity
Contemporary dance
30,000 Aristides
topic Fluidez
Dança contemporânea
30.000 Aristides
Fluidity
Contemporary dance
30,000 Aristides
description Relatório Final de Estágio, Apresentado à Escola Superior de Dança Com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-16
2019-12-16T00:00:00Z
2020-01-13T15:30:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10981
TID:202341755
url http://hdl.handle.net/10400.21/10981
identifier_str_mv TID:202341755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459765002240