Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Melissa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5292
Resumo: Relatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_b7caa87a8500367b77d7d5e356ed2296
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5292
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridadeLíngua portuguesaCompetência ortográficaCasos de leituraPortuguese languageOrthographic competenceReading casesRelatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, e consiste num instrumento de reflexão crítica sobre a intervenção educativa desenvolvida numa turma de 1.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico de um colégio privado, situado no distrito de Lisboa. Durante o período de observação, realizado antes da intervenção educativa, caracterizou-se o contexto socioeducativo, identificaram-se as potencialidades e fragilidades da turma, emergindo assim a problemática e os objetivos gerais a atingir durante a intervenção. Partindo dos dados recolhidos, foi possível elaborar um plano de intervenção que orientou todo o processo de intervenção pedagógica. Um dos objetivos do plano de Intervenção prendia-se com o desenvolvimento da competência ortográfica dos alunos, tendo sido este o objeto de investigação selecionado para este estudo. Procurando dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela professora cooperante, a investigação desenvolvida centrou-se nos casos de leitura, sendo abordado um caso de leitura semanalmente. A abordagem foi realizada através do texto trabalhado nessa semana, a partir do qual se conduzia os alunos num processo de descoberta que teve genericamente como base a observação e análise de dados, a sua sistematização e o treino em diferentes contextos. Posteriormente, os alunos faziam um ditado relacionado com os casos de leitura trabalhados até à data para avaliação dos seus conhecimentos. Através da análise destes dados, pode-se afirmar que os alunos demonstraram uma evolução positiva relativamente ao desenvolvimento da competência ortográfica.ABSTRACT The following abstract has been accomplished under the subject ‘Supervised Teaching Practice II’, the master in Education 1st and 2nd cycle of basic education, and is a critical instrument of reflection on the educational intervention developed in a class of 1st grade of the 1st cycle of basic education, in a private school, situated in the district of Lisbon. During the observation period, performed before the educational intervention, it characterized the socio-educational context, identified the strengths and weaknesses of the class, thus emerging the problems and general objectives to be achieved during the intervention. Based on the data collected, it was possible to prepare an intervention plan that guided the entire pedagogical intervention process. One of the Intervention Plan goals tied up with the development of orthographic competence of students, having been the research topic selected for this study. Looking to continue the work of the cooperating teacher, developed research focused on cases of reading, being dealt a reading case weekly. The approach was performed through the working text this week, from which it led students in a process of discovery that had generally based on the observation and analysis of data, its systematization and training in different contexts. Later students did a saying related to the cases of reading worked so far to evaluate their knowledge. By analyzing these data, it can be said that the students showed a positive development regarding the development of orthographic competence.Cardoso, AdrianaRCIPLCardoso, Melissa2015-10-22T15:34:47Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5292TID:201387832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:29Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:35.075144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade
title Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade
spellingShingle Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade
Cardoso, Melissa
Língua portuguesa
Competência ortográfica
Casos de leitura
Portuguese language
Orthographic competence
Reading cases
title_short Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade
title_full Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade
title_fullStr Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade
title_sort Desenvolvimento da competência ortográfica no 1.º ano de escolaridade
author Cardoso, Melissa
author_facet Cardoso, Melissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Adriana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Melissa
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Competência ortográfica
Casos de leitura
Portuguese language
Orthographic competence
Reading cases
topic Língua portuguesa
Competência ortográfica
Casos de leitura
Portuguese language
Orthographic competence
Reading cases
description Relatório final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-22T15:34:47Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5292
TID:201387832
url http://hdl.handle.net/10400.21/5292
identifier_str_mv TID:201387832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403410333696