O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1176 |
Resumo: | Falar de fulldome gera ainda alguma estranheza dado o ainda grandedesconhecimento acerca da sua natureza, que no seu contexto maior docinema imersivo, pode ser entendido como uma "cúpula cheia", na qual seprojecta com conteúdo audiovisual e se sugereque o espectador se envolvana acção com o preenchimento do seu campo de visão. A produção de conteúdos para fulldome implica um processo cuja estrutura eimplicações são ainda pouco divulgadas e cujo acesso, por parte de quempretenda desenvolver um projecto nessa área, é algo complicado, dada a faltade fontes de informação que sistematizem e documentem o processoinerente. Na presente dissertação propõe-se uma proposta para modelo orientador autilizar na produção de conteúdos fulldome por parte de profissionais einteressados na área do audiovisual. Pretende-se com os resultados desteestudo contribuir para a área da criação de produtos fulldome desde a pré-produção à pós-produção, ajudando a reflexão em torno da escolha demateriais e compreensão dos custos ligados à sua produção. ABSTRACT: When we talk about fulldome it still origins a feeling of awkwardness due to thegeneral lack of knowledge about it. In the context of immersive cinema itshould be understood, as the name suggests, by a dome full of audiovisualcontent that entirely fills the view field of the spectator in a way that helps himget involved in the movie. The production of contents for fulldome implies a process with a structure anddemands that are still little known and which access, by those who want towork on this area, is difficult due to the lack of information about the steps thatshould be taken. In the following dissertation is proposed a leading model touse in the production of fulldome contents by all sorts of people interested inthis audiovisual subject. It is a goal of this dissertation that its results maycontribute for the future creation of fulldome contents from pre-production untilpost-production and help the reflection around the choice of materials as thecomprehension of the production costs. |
id |
RCAP_b7cbfb56da408b672b261bddf395fe47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/1176 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldomeComunicação multimédiaCinematografiaTécnicas cinematográficasNarrativa cinematográficaFalar de fulldome gera ainda alguma estranheza dado o ainda grandedesconhecimento acerca da sua natureza, que no seu contexto maior docinema imersivo, pode ser entendido como uma "cúpula cheia", na qual seprojecta com conteúdo audiovisual e se sugereque o espectador se envolvana acção com o preenchimento do seu campo de visão. A produção de conteúdos para fulldome implica um processo cuja estrutura eimplicações são ainda pouco divulgadas e cujo acesso, por parte de quempretenda desenvolver um projecto nessa área, é algo complicado, dada a faltade fontes de informação que sistematizem e documentem o processoinerente. Na presente dissertação propõe-se uma proposta para modelo orientador autilizar na produção de conteúdos fulldome por parte de profissionais einteressados na área do audiovisual. Pretende-se com os resultados desteestudo contribuir para a área da criação de produtos fulldome desde a pré-produção à pós-produção, ajudando a reflexão em torno da escolha demateriais e compreensão dos custos ligados à sua produção. ABSTRACT: When we talk about fulldome it still origins a feeling of awkwardness due to thegeneral lack of knowledge about it. In the context of immersive cinema itshould be understood, as the name suggests, by a dome full of audiovisualcontent that entirely fills the view field of the spectator in a way that helps himget involved in the movie. The production of contents for fulldome implies a process with a structure anddemands that are still little known and which access, by those who want towork on this area, is difficult due to the lack of information about the steps thatshould be taken. In the following dissertation is proposed a leading model touse in the production of fulldome contents by all sorts of people interested inthis audiovisual subject. It is a goal of this dissertation that its results maycontribute for the future creation of fulldome contents from pre-production untilpost-production and help the reflection around the choice of materials as thecomprehension of the production costs.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:34:47Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1176porFigueiredo, Ana Isabel Ferreira Ramos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:43Zoai:ria.ua.pt:10773/1176Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:55.200197Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome |
title |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome |
spellingShingle |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome Figueiredo, Ana Isabel Ferreira Ramos de Comunicação multimédia Cinematografia Técnicas cinematográficas Narrativa cinematográfica |
title_short |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome |
title_full |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome |
title_fullStr |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome |
title_full_unstemmed |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome |
title_sort |
O processo de criação de conteúdos audiovisuais fulldome |
author |
Figueiredo, Ana Isabel Ferreira Ramos de |
author_facet |
Figueiredo, Ana Isabel Ferreira Ramos de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Figueiredo, Ana Isabel Ferreira Ramos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Cinematografia Técnicas cinematográficas Narrativa cinematográfica |
topic |
Comunicação multimédia Cinematografia Técnicas cinematográficas Narrativa cinematográfica |
description |
Falar de fulldome gera ainda alguma estranheza dado o ainda grandedesconhecimento acerca da sua natureza, que no seu contexto maior docinema imersivo, pode ser entendido como uma "cúpula cheia", na qual seprojecta com conteúdo audiovisual e se sugereque o espectador se envolvana acção com o preenchimento do seu campo de visão. A produção de conteúdos para fulldome implica um processo cuja estrutura eimplicações são ainda pouco divulgadas e cujo acesso, por parte de quempretenda desenvolver um projecto nessa área, é algo complicado, dada a faltade fontes de informação que sistematizem e documentem o processoinerente. Na presente dissertação propõe-se uma proposta para modelo orientador autilizar na produção de conteúdos fulldome por parte de profissionais einteressados na área do audiovisual. Pretende-se com os resultados desteestudo contribuir para a área da criação de produtos fulldome desde a pré-produção à pós-produção, ajudando a reflexão em torno da escolha demateriais e compreensão dos custos ligados à sua produção. ABSTRACT: When we talk about fulldome it still origins a feeling of awkwardness due to thegeneral lack of knowledge about it. In the context of immersive cinema itshould be understood, as the name suggests, by a dome full of audiovisualcontent that entirely fills the view field of the spectator in a way that helps himget involved in the movie. The production of contents for fulldome implies a process with a structure anddemands that are still little known and which access, by those who want towork on this area, is difficult due to the lack of information about the steps thatshould be taken. In the following dissertation is proposed a leading model touse in the production of fulldome contents by all sorts of people interested inthis audiovisual subject. It is a goal of this dissertation that its results maycontribute for the future creation of fulldome contents from pre-production untilpost-production and help the reflection around the choice of materials as thecomprehension of the production costs. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-01T00:00:00Z 2009 2011-04-19T13:34:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/1176 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/1176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137448771452928 |