Estudo do desempenho de uma rotunda da cidade de Aveiro usando a micro-simulação de tráfego

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Gonçalo Filipe Bogalho Pinto
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3651
Resumo: Com o presente trabalho pretende-se efectuar um estudo do desempenho de uma rotunda da Cidade de Aveiro, através do uso da micro-simulação. Esta dissertação apresenta as diferentes tipologias de rotundas e alguns dos métodos de cálculo de desempenho existentes na literatura da especialidade e que habitualmente se enquadram nos seguintes tipos modelos: Estatísticos, Probabilísticos e de Simulação. Neste estudo foram comparados os resultados obtidos pelos métodos empíricos tradicionais e pelos de simulação, de acordo com um modelo construído para o efeito num simulador microscópico de tráfego. Com o recurso ao programa de simulação, foram ainda construídos diversos cenários dos quais se alteraram algumas características geométricas da rotunda existente, com vista à comparação dos respectivos desempenhos. Para tal, foi considerado um padrão de procura baseado nos dados de tráfego recolhidos e foi utilizado como indicador de desempenho o atraso médio por veículo. Constatou-se que a aplicação dos vários métodos utilizados neste estudo permite o conhecimento do comportamento deste tipo de intersecção, contribuindo para a melhoria de funcionamento e para a correcção de possíveis problemas futuros.
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