Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (BITSEA): estudo de validação para a população portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Patrícia Bettencourt Preto de Freitas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/23600
Resumo: As dificuldades ao nível do desenvolvimento socioemocional e comportamental na infância são frequentes, podem ser persistentes e comprometer significativamente o funcionamento adaptado das crianças. A identificação precoce de problemas socioemocionais e comportamentais torna-se, por isso, fundamental para prevenir problemas de ajustamento graves em fases subsequentes do desenvolvimento. Nesse sentido, ferramentas de avaliação adequadas, que permitam sinalizar tais dificuldades precocemente, assumem um papel de relevância. Em Portugal, permanece escassa a oferta de instrumentos validados para a avaliação das dificuldades do desenvolvimento e de competências socioemocionais e comportamentais na primeira infância. O presente estudo visou contribuir para este tópico, tendo como objetivo a validação para a população Portuguesa da versão para pais/cuidadores primários da escala Brief Infant-Toddler Social and Emotional Assessment (BITSEA; Briggs-Gowan & Carter, 2002). Assim, este projeto propôs-se a analisar as propriedades psicométricas da versão Portuguesa da escala BITSEA, com base numa amostra de 410 bebés e crianças entre os 12 e os 36 meses, de baixo risco, e os respetivos progenitores. Os cuidadores responderam à tradução Portuguesa da escala BITSEA, à Checklist de Sintomas Pediátricos (Perrin et al., 2016), ao Modified Checklist for Autism in Toddlers (Robins et al., 2001) e ao Questionário de Fatores de Stress Quotidiano (Kanner et al., 1981). Os resultados sugerem que a edição Portuguesa da BITSEA revela boas qualidades psicométricas, nomeadamente de consistência interna para a subescala Problemas, validade concorrente e divergente, e fiabilidade teste-reteste. Estes resultados sustentam o carácter promissor da BITSEA para a avaliação de problemas socioemocionais e comportamentais na primeira infância.
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